Olá Edson
De facto é uma grande cicatriz, e leva-me a pensar o que terá ocorrido para a existência da mesma... 😕
Mas não desespere o Acer Palmatum tem uma facilidade enorme para canalizar a seiva e recuperar de processos que para outras arvores seria um problema, aliás é uma das razões pela qual nos recomendam sempre para ter o máximo de atenção aos arames que deixamos no mesmo...ele engorda rápido qualquer distração e é marca na certa.
Agora acredito que mesmo que esteja resolvida essa cicatrização, não vai ser um trabalho muito bonito de se ver 🙁 ...vai ser uma cicatriz algo extensa num local que por si só, prende bastante a nossa atenção.
Eu no meu, devido á bitola de uma ramo que tive de cortar, e na tentativa de o tornar um pouco mais interessante, tive que optar por efectuar um alporque 😕 (que ainda está em curso) , com essa cicatriz e ausência de movimento no tronco ao nivel em que esta se encontra, tinha resolvido metade das minhas questões...decorrentes desta mesma decisão.
Trantando-se da espécie que é, até podar um pouco mais do que o normal, pode tornar-se num processo doloroso.
Este é o meu
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=842&start=0
Esse ai, não sei como se comportou ao longo do ano, mas o Deshojo, nasce vermelho vivo, mudando antes do verão para tonalidade verde, de seguida passa novamente para cores quentes mal inicia o Outono, coisa que por exemplo esse devia estar denunciar por estar em pleno inverno...mas como as nossas realidades são diferentes e os cultivares também, não sei 🙄 .
Por isso o pessoal pratica a desfolha, antes do incio do verão para a folha nascer e desenvolver-se após o calor ter passado, com a juventude da folha permanece por muito mais tempo as belas cores de outono, já que de outra forma chegariam a este estágio completamente queimadas pelo calor.
O Atropurpureum, também muda de cor ao longo do ano, o meu mudava, aliás se o colocasse ao sol passava para verde, mas também este era um "cultivar" var.
bloodgood
Aceres
palmatuns existem umas centenas de espécies e muitas delas em determinadas alturas adquirem tonalidades de vermelho... 🙂
Boa sorte.
Cptos.
Castro