Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Evolução Ficus

Diego Santana02/07/2008 12:54
Evolução Ficus
Ola amigos ai vai a evolução de um galinho

Um dia foi assim....

Desenvolvido as raizes aereas

Foi retirado 1 dos troncos....

Ja iniciado a educação dos galhos...

Estado atual da plantas, ja no escorredor

Vai passar por um longo trabalho de educação de seus galhos, mas o encaminhamento ja esta tomado

Pedra02/07/2008 15:51
Gostei muito, 5***** 😄
Marcos Castilho02/07/2008 17:13
Ótimo Diego. Observei que suas plantas tem um musgo lindo. Como você faz amigo???
Diego Santana02/07/2008 17:51
Marcos eu coleto musgo na cidade mesmo, principalmente estes que ficam em cima da terra sao mais sadios que os de calçada, e burifo agua neles uam vez por dia na estufa, ja nas plantas que estao no ambiente burrifo agua de manha e no final da tarde faço a rega diaria nos dias quentes................
Tania Regina12/07/2008 12:50
Olá, muito legal seu trabalho, PARABÉNS!

Quanto tempo levou da primeira até a foto atual?
Diego Santana12/07/2008 19:48
6 meses de trabalho, mas agora vai engordar bastante, esta na estufa, e vai para o escorredor daqui uns 30 dias.....................
edson060519/07/2008 03:22
Olá Diego,
apesar de não ser esse um fórum para discussão das plantas apresentadas, vai aí a sugestão de um MOYOGI, tomando para o novo ápice este galho assinalado em azul...

Um abraço.
Edson.
Franz Lopes26/07/2008 23:00
Como vai Diego,

Impressionante a quantidade de possibilidads que essa planta te oferece.

Aproveite-a bem...

Abraços e boa sorte.

Frnz Lopes
André Merez05/08/2008 15:43
Sobre o escorredor
olá amigos,

Vi que o pré-bonsai é colocado em um escorredor. Já vi diversas vezes esse procedimento mas não conheço exatamente o por que desse procedimento. Os senhores poderiam por gentileza me explicar?

Obrigado
Diego Santana05/08/2008 23:35
Edson obrigado pela nova oportunidade de trabalho.........

Franz, muito tem a ser feito mas um dia chega la............

Andre procure mateiras no forum sobre tecnica de mamdeira vai encontrar muiot material esplicativo no google e aqui no forum tbm.........................
edson060511/08/2008 10:13
André,
nesse link abaixo tem muitas matérias interessantes; dentre elas, a descrição da técnica escorredor/mamadeira.

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html

Abraço.
Edson.
Diego Santana13/01/2009 16:24
Ai vai o estado atual da planta, porem nao esta assim agora pois apresentei ainda mais o nebari, e coloquei em um bacia maior para poder engrossar a planta.......

Filipe Henrique13/01/2009 19:06
diegosanta049,
tá indo bem sua planta, mas o 1º galho, na frente q vc apresentou parece esta indo para traz. Aproveite q eles estão recem aramados e redirecione eles, aproveite tb pra dar mais movimento aos galhos tb.

se vc mudar a frente vai ficar ainda mais facil.
é recomendavel q ;
o 1º galho a sua direita ou a sua esquerda... mas levemente pra frente
o 2º atraz
o 3º lado quase q oposto ao observadorbem na lateral da arvore.
o 4º na frente mas sem apontar para o observador.
já q vc tem bastante flexisibilidade ainda ... acho q pode tentar fazer dessa forma se lhe for conveniente.
bom é isso..
abraço brother
t+
Alexandre S. Coelho14/01/2009 11:19
Diego

Tá indo muito bem heim ❗ 😲 😂

Filipe meu velho, discordo um pouco da tua opinião quanto ao 1º galho... acho que a idéia de frente escolhida pelo Diego é por conta do nebari e primeiro movimento do tronco. Portanto acho não ter problema se este galho fique levemente para trás... nem sempre temos que seguir "rigidamente" as regras 😉

Agora seria mesmo bom tentar dar mais movimento aos galhos!
Filipe Henrique14/01/2009 12:04
Alexandre,
Concordo com vc... alias vc já até me deu esse conselho antes 😮ops: 😂 (é o mal da galera de exatas)
mas, é pq tenho a impresão q ha uma outra opção interessante... da vontade de pegar e ir rodando a planta pra ver de cada angulo difere q possibilidade resulta, ainda mais q eu acho q essa arvorezinha taa muito bocana, ontem aquando replantei algumas estacas achei até uma bem parecida com a planta do Diego.
mas vamos ver como Diego conduzira sua planta.... confesso q estou um tanto quanto curioso pra ver como vai ficar ❗ 😄

abraços
Franz Lopes14/01/2009 23:27
Grande resultado Diego!!!

Parabéns... Sua planta tem um grande futuro por estar sendo bem conduzida.

Trabalhe bastante esse nebari que ela vai ficar show... 😲

Abraço.

Franz Lopes
Diego Santana15/01/2009 08:20
Filipe, garanto que esta frente é a melhor, pois valoriza o nebari, que ja esta ainda mais exposto, pois tirei bastante substrato da base e coloquei em uma bacia maior para engrosar.....

Em relação ao primeiro galho, a angulação levando para traz foi para dar profundidade a planta pois nao tem nenhum galho de fundo..............
A copa nao vai ter patamares, neste caso nao vou seguir as regras, e sim deixar a copa bem cheia " disfarçando" os erros..............................
guifercon02/03/2009 14:55
diegosanta049 escreveu:
Filipe, garanto que esta frente é a melhor, pois valoriza o nebari, que ja esta ainda mais exposto, pois tirei bastante substrato da base e coloquei em uma bacia maior para engrosar.....

Em relação ao primeiro galho, a angulação levando para traz foi para dar profundidade a planta pois nao tem nenhum galho de fundo..............
A copa nao vai ter patamares, neste caso nao vou seguir as regras, e sim deixar a copa bem cheia " disfarçando" os erros..............................

Digo, ja pensou em fazer um enxerto por encostia aonde esta "faltando" um galho?

Sei que ficus eh uma árvore que aceita muito bem esta técnica, eu ia fazer isso na minha, mas dei sorte e nasceu uma folhinha bem aonde eu queria, e usei a tecnica da "meia-lua" pra engrossar galhos.

Um ótimo trabalho, mantenha sempre atualizado!

100+,
Guilherme
Paulo César Morais08/03/2009 23:18
Diego, parabéns pela planta, ela tem muitas possibilidades pela frente.
infelizmente não consigo ver as fotos atualizadas, não estão abrindo.
se puder colocar de novo, gostaria de ver como seu ficus está ficando,
abraço.
guifercon09/03/2009 08:32
Paulo César Morais escreveu:
Diego, parabéns pela planta, ela tem muitas possibilidades pela frente.
infelizmente não consigo ver as fotos atualizadas, não estão abrindo.
se puder colocar de novo, gostaria de ver como seu ficus está ficando,
abraço.

Eh que as fotos estao no orkut, aqui no meu trabalho eu nao consigo ve-las tambem.
Diego Santana10/03/2009 08:27
As fotos nao apareciam pois mudei o album ai vai as novas fotos, porem a planta nao esta mais assim, coloquei em um vaso para treinamento onde vai compor uma paisagem futura......

Hoje a copa ja esta cheia diferente desta foto ....

Nao tenho vergonha de cruzar arames nem de misturar aluminium com cobre, utilizo o que tenho em maos......

Como Ficus é teimoso, apos a retirada dos arames os galhos forma quase todos para cima........

Assim que possivel postarei as fotos da planta em seu estado atual..........
GuilaTeipel26/05/2009 16:48
nao consigo ver as fotos
Marrom02/11/2009 14:12
nem eu...