Olá Diego
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.dowagro.com/br/lorsban/images/pragas/pulgaoverde.jpg&imgrefurl=http://www.dowagro.com/br/lorsban/cultura/trigo/&h=259&w=266&sz=8&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=27G8M3ugfotjqM:&tbnh=110&tbnw=113&prev=/images%3Fq%3Dpulg%25C3%25A3o%2Bverde%26ndsp%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.dicasdejardinagem.com.br/ntc/fotos/pulgoes.jpg&imgrefurl=http://www.dicasdejardinagem.com.br/ntc/default.asp%3FCod%3D72&h=200&w=265&sz=22&hl=pt-PT&start=5&um=1&tbnid=v5WPkuSgl5hCPM:&tbnh=85&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dpulg%25C3%25A3o%2Bverde%26ndsp%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN
Se o Bonsai não for grande e pesado, podes sempre envolver o vaso + o substrato com aquela pelicula para embalar os alimentos, e durante uns tempos colocas de pernas para o ar dentro de um balde cheio com aquela mistura que refere o Amigo Darkaso.
Convem ter em atenção é ao tipo de alcool, pois recomenda-se que seja o "desnaturado".
Álcool Etílico destrói gravemente os tecidos. como tal as plantas doentes não podem/devem ser vaporizadas com álcool puro, isso facto pode ser pior que a praga em si por poder provocar a destruição das folhas.
Segundo alguma literatura que disponho, como método de luta biológica Contra Insectos e Ácaros
•Deve ser utilizada uma solução constituída com 1 parte de álcool
"desnaturado" e 3 partes de água.
•Deve-se vaporizar a planta atacada com a solução, principalmente nas partes internas das folhas (locais preferidos pelos parasitas).
•Deixar o Álcool actuar ( cobrindo o Bonsai com um plástico transparente ).
•Depois de uma hora aproximadamente, deve pulverizar-se a planta com água limpa.
•Repetir esta operação 3 vezes num período de 3 a 5 dias.
Se for adicionado uns jactos de detergente para a louça ( ou sabão neutro ), a solução actua mais profundamente, porque penetra de forma mais eficaz nas carapaças cerosas e de quitina dos Afídios.
Recomenda-se que se faça um teste primeiro num ramo ou noutra arvore de menor importância. , quem sabe uma daquelas arvores em frente 😉
Álcool Etílico: líquido volátil que se obtém pela distilação do vinho ou de qualquer outra substância fermentável.
( é aquele que normalmente se adquire nas farmácias e de acordo com o que se pretende existem em várias percentagens Ex:96% Fins terapeuticos e Sanitários. )
Álcool Desnaturado: diz-se da substância cuja natureza foi alterada com a adição de outras que impossibilitam que se empregue com as suas propriedades naturais.
Em 2004 experiementei duas ou três vezes num pré-bonsai, o alcool que utilizei na altura foi vulgar "bagaçeira"...resultou..., não voltei a repetir o processo apenas pela natureza diminuta do meu espaço, mas na altura resolveu-me o problema perfeitamente 😉.
Boa sorte.
Cptos
Castro