Rodrigo-RS08/07/2008 03:26
Engorda no chão?
Gostaria de saber a opinião de alguem que já tenha, ou tem como tecnica, plantar as mudas diretamente no chão.
Eu até hoje, nos moldes mais tradicionais, mantive em escorredor e mamadeiras, creio que o plantio direto no chão traga melhores resultados, apesar de se perder em harmonia devido a pouca mobilidade, controle de nutrientes.
Quanto ao manejo da planta, qual a melhor forma de manutenção das raizes? deixar crescer à vontade, efetuar podas periodicas, manter no escorredor, aplicar a alporquia depois de alguns anos?... o que vcs acham?
pretendo plantar diretamente no chão umas 10 mudas de ulmus, e 5 mudas de acer pal. deshojo.... plantas que aceitam bem o alporque , se nescessário.
agradeço opiniões
Wilson Fracassi08/07/2008 07:53
Rodrigo,
Estou desenvolvendo mais de uma centena de mudas no chão. O que posso de dizer é que o chão é indicado para a formação do tronco. O desenvolvimento é sem dúvida muito mais rápido, porém é mais difícil de conduzir a copa. As aramações ficam mais difíceis e é preciso ficar atento pois o crescimento é rápido e o arame pode marcar.
Então tenho feito da seguinte maneira, deixo crescer livre por uma temporada inteira, ou seja aproximadamente 1 anos, depois faço uma poda e escolho um novo ápice, daí, repito o procedimento. Quando julgo que o tronco já esta desenvolvido, retiro praticamente todos os galhos e passo a planta para uma bacia ou vaso de treinamento. Neste momento começa o desenvolvimento da copa.
Tenho feito isso e não me arrependo. Comparando o chão com a mamadeira, o crescimento no chão é mais acentuado, além de dar menos trabalho, visto que planta no chão as regas podem ser mais espaçadas. Mas paga-se o preço de se ter raízes grossas e na hora de retirar, algumas espécies pedem sangria.
Em suma, acho que compensa. Neste final de semana fiz esta pergunta ao Hidaka, chão ou mamadeira ? E ele me disse que fora o Pinheiro Negro, que a mamadeira é mais recomendada, as outras espécies compensam ir para o chão, se dispuser de espaço e tempo.
Trabalho terás de qualquer maneira, tanto em um, quanto em outro método. O que o Hidaka me disse para ficar atento no chão é justamente na questão de ir trocando o ápice, caso contrário a planta tende a ficar com a mesma grossura de tronco de baixo até em cima, o que não é conveniente. Agora é com você, avalie. Eu particulmente acho que compensa, e muito.
boa sorte
Alcides Junior08/07/2008 08:57
Wilson, tinha algumas dúvidas quanto a isso e foram sanadas com este tópico do Rodrigo e a sua elucidativa resposta.
darkaso08/07/2008 20:26
Rodrigo,
o método da mamadeira não é tradicional, o tradicional é o chão mesmo. a mamadeira é um método alternativo de grande eficiência para quem, como a maioria, não tem chão para plantar. O chão tem muitas desvantagens como o trabalho na hora de retirar do chão. Como citado pelo Wilson algumas exigem a sangria. No caso do escorredor é só cortar as raízes em volta e por no vaso de treinamento, podendo mesmo ser de bonsai, mas um pouco maior do que seria esteticamente apropriado. Mas com certeza o crescimento é maior no chão. Se fizer o alporque e depois plantar no chão deve conseguir um nebari melhor, mais radial. As mudas compradas em horto ou floriculturas possuem a raíz apical muito fortalecida e acaba roubando força das outras raízes quando colocada no chão, o que acontece de forma controlada por espaço menor nas bacias.
T+
Rodrigo-RS09/07/2008 01:01
valeu darkaso, e valeu Wilson Fracassi, muito boa sua explicação Wilson vamos pro chão, acho que vai mais mudas do que o previsto.
Ivanil Pimentel Vieira13/07/2008 18:19
Pessoal,
muito bem narradas as informações da colocação da planta chão-escorredor-mamadeira. Como disse o Junior minhas múvidas também foram sanadas.
Ivanil