Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus na engorda: e depois?

Nuhumnaion23/06/2005 13:11
Buxus na engorda: e depois?
Pessoal estou com um pré-bonsai de buxinho num vaso de plástico médio, e estou com algumas preocupações:

1) minhas outras plantas (1 tuia, 1 romã, 3 serissas foetidas, 1 azaléia, todas pré-bonsai) morreram. algumas por falta de sol (aprendi), uma por falta de nutrientes (aprendi), e algumas morreram após o transplante. é essa minha preocupação. Poda de raízes é um trauma meu, hoje morro de medo de perder um ótimo pré-bonsai por problemas de poda de raiz. O que eu faço? 😢

2) de tempos para cá ele estacionou seu crescimento. Quando o comprei (era um arbusto, com algumas podas dei forma a ele) tirei os brotos de crescimento, para ela engordar. Pelo jeito não deveria tê-lo feito, pois ela parou imediatamente de se desenvolver, ganhando novos brotos só agora, quase 4 meses após a compra. estou certo? devo deixá-la criar novos brotos? Quero fazer dela um mame, e tenho medo de ela crescer demais e perder a forma...
Mário A G Leal23/06/2005 14:44
Tem como você postar uma foto da planta, poderemos ajudá-lo melhor.
Nuhumnaion23/06/2005 15:30
vou tentar arrumar uma câmera (não tenho uma ainda) e talvez no fim de semana eu consiga postar uma foto dela.... ae eu retorno pra vcs verem...
Fábio23/06/2005 19:47
Poda
Na poda de raízes tem-se que tomar o cuidado de podar preferencialmente as raízes mais grossas, que são as raízes de sustentação mecânica da planta. Já as raízes finas, que são as de alimentação, devem ser preservadas o máximo possível. Talvez seja esse o seu problema.
Não tenho grande experiência com poda radicular, mas é isso o que aprendi sobre o assunto em minhas navegações pela net. 😉
Abraço!

Fábio
Nuhumnaion28/06/2005 10:38
E aí gente!
infelizmente não consegui a camera emprestada esse fim de semana, então vou dever as fotos por enquanto...
sobre a planta: entramos no inverno, se eu desfolhá-la isso vai trazer algum benefício para a brotação (sendo que o buxinho demora pra brotar)?
Alexandre S. Coelho28/06/2005 12:23
Oi Nuhum.???!!!***@@... 😂 😂 😂

Acho que pra sua região a desfolha deve ser feita no começo da Primavera ou do Verão, quando iniciam-se o período de maior atividade das plantas... lembrando que só devemos desfolhar plantas com boa saúde, e parece que seu buxus ainda está em recuperação não é ???

abraços
Nuhumnaion28/06/2005 14:02
Alexandre de Souza Coelho escreveu:
Oi Nuhum.???!!!***@@... 😂 😂 😂

Acho que pra sua região a desfolha deve ser feita no começo da Primavera ou do Verão, quando iniciam-se o período de maior atividade das plantas... lembrando que só devemos desfolhar plantas com boa saúde, e parece que seu buxus ainda está em recuperação não é ???

abraços

Certo, então esperarei. Vou deixá-lo quietinho esse inverno, só adubar, pra poder mexer nele na primavera. Aproveito e já dou uma geral nele (na primavera, claro), acho que já vou passá-lo para a bandeja...

Dessa vez não quero errar, vou explicar direitinho o que eu fiz nele, desde o começo:
- Comprei-o em abril, já envasado, mas com a formação direcionada pra jardim (aquele arbusto redondinho). Fiz uma poda não muito radical nele (mas tive que cortar 2 galhos relativamente grossos) e deixei-o na varanda. Para evitar de ficar muito grande, cortei as gemas de crescimento (acho que errei).
- em maio, resolvi delicadamente dar um pouco de forma a ele: com barbante, dei uma abridinha em alguns galhos, puxando pela borda do vaso. Nada muito radical, um alongamento pouco considerável.
- Esse mês, acho que dia 20, tirei o barbante. Os galhos ficaram na posição, mas acho que vão voltar, por terem ficado pouco tempo na posição...
e está assim desde então.

minha preocupação maior é a adubação... desde que chegou aqui em casa, eu não o adubei... devo usar NPK ou torta de mamona? ou esterco curtido?

quando puder posto fotos dele!

Brigadão!