marco_avelar14/07/2008 00:58
Pinheiro Negro, M.Hidaka, 12 anos.
newgalileu14/07/2008 07:08
Marco, não consigo ver suas fotos.
Glauco Bastos14/07/2008 11:07
Marco,
Escorredor e bacia nele, PN não pode espichar muito pq é difícil criar brotaçõs nos intervalos. já deu pra ver que neste primeiro galho comprido em baixo está com um ou duas velas, se vc conseguir que elas desenvolvam poderia cortar o restante do galho, ele está muito feio e desproporional, vc tem que ir pinçando as velas e as agulhas, no caso das velas, cada vez que vc pinçar uma delas a tendência é nascerem brotos novos, daí vc deixa só duas, sempre as que estiverem na horizontal e uma ao lado da ouitra, retire as mais finas e que nascerem pra cima e para baixo, depois pinçe novamente estas duas novas velas para que elas também venham a emitir novas brotações, e assim sucessivamente, sempre pinçando as velas e deixando apenas um par em cada brotação nova, sua intenção é criar uma ramificação totalmente horizontal como se fosse a palma de uma mão. No seu caso vc tem que se preocupar em reduzir alguns galhos que estão pescoçudos, mas para isso tem que haver brotação, e como o PN não é um ficus que onde vc corta brota terá que ter muito cuidado, pois depois de cortado não volta mais. deixe uma vela no ápice como galho de sacrifício, este galho é o que engrossa toda a estrutura, ele cresce livremente e na vertical, sendo que só deixe agulhas no topo e retire as laterais.
Abraços.
Ps. Aproveite e arame para direcionar os galhos.
marco_avelar19/07/2008 00:50
Glauco realmente há galhos pescoçudos. A minha intenção com esse PN é a de fazer um Moyogi. Na foto que mostra o PN de cima dá para perceber que do lado esquerdo há 3 galhos. O 1° de baixo será o primeiro galho do lado esquerdo, que alias eu já coloquei para baixo com arame. O galho do meio será o ápice, ele tem duas velas de cada lado para formar os galhos e é esse que também será o galho de sacrifício. O 3° será retirado. Do lado direito o galho pescoçudo provavelmente vai sair, a menos que eu decida tentar um semi-cascata antes de decidir. Há vários galhos e velas em lugares errados eu estou pensando em usa-los para tentar enxertar-los para corrigir a falta de ramificações em algumas áreas, por isso, ainda vai ficar um pouco difícil para eu mostrar o que pretendo fazer.
Você ou alguém do fórum tem experiência com enxertos? Qual é a melhor forma de fazer?
Obrigado e um abraço.