Diego Santana14/07/2008 18:20
Coisa de quem nao tem o que fazer...............
Ola amigos, como nao aguentava mais borrifar minha plantas com aqueles borifadores manuais, resolvi comprar outro copo para a pistola de pintura, somente para borrifar minhas plantas, da estufa é claro......
1ª caneca- hormonio enraizador, colocado 1 vez por semana
2ª caneca- Agua pura
3ª caneca- Agua pura
4ª caneca- Agua pura
Uma vez por dia faço o borrifamento, afinal aquele musgo verdinho, vcs axam que vem de onde rsrsrsrs............

arno15/07/2008 00:06
Olá!
Só precisamos tomar cuidado, muito musgo no vaso dificulta a respiração das raizes da planta. Primeiro lugar para qualquer bonsaista e a saúde da planta.
Abração,
nickyfury15/07/2008 01:19
bonsai
Aliás, musgo no vaso acho mais adequado quando de uma apresentação de um bonsai, como componente para embelezar e destacar ainda mais o trabalho do bonsaista/cultivador, vez que possibilita ressaltar o nebari, ao ser devidamente "aplicado". 😄
Fora desse contexto, devemos evitar a proliferação do musgo, bem como de gramineas assemelhadas a ele, vez que, além de causarem o transtorno citado pelo amigo Arno, podem dificultar a visualização do solo, impedindo a correta aplicação de adubação e rega. 🙄
Em meu viveiro procuro eliminar toda e qualquer tipo de graminea ou vegatal similar que cresça no solo, tanto das plantas finalizadas (bonsai), quanto das que estão em desenvolvimento (pré, mudas e similares). 😄
Diego Santana15/07/2008 12:03
arno
Os musgos estao em escorredor, mantendo a aeração das raizes é apenas um criador para vasos definitivos.......
Nick, tenho que resaltar que isso é uma estufa, que tenho que manter umida, umidade=musgo.
em relação a verificar a rega e adubação, isso fica por conta do cuidado de cada bonsaista, pois cuido muito bem deles e sei das suas particularidades..................
Alcides Junior15/07/2008 13:00
As minhas plantas também procuro deixar sempre sem musgo ou as graminhas que tanto nos incomodam justamente por não poder visualizar o solo muito bem, no caso das graminhas ainda concorrem com as plantas consumindo os nutrientes.
Caio Augusto16/07/2008 17:05
Realmente, musgo no vaso atrapalha em tudo. Agua nao chega ate as raizes, ele comepte e tira nutrientes do solo e atrapalha na adubacao.
Eh muito necessario como elemento de apresentacao, ao tirar fotos para concurso e para levar a exposicoes. Elemento de drama.
Fora isso eh pessima ideia cultiva-lo junto com mudas no mesmo vaso. Melhor cultiva-lo em telha invertida. Mas devo concordar, seu musgo esta bem saudavel rs 😂
arno16/07/2008 18:44
Olá Diego!
O que estamos fazendo no forum, são criticas construtivas.
Não interessa se a planta esta no vaso de treinamento ou definitivo o cuidado é o mesmo.
hsp19/07/2008 19:26
Achei bem criativo a ideia da pistola de pintura ser utilizada para borrifacao.