Angela Fernandes escreveu:
Sergivaldo, a dengue pode ser facilmente debelada e nada tem com as bromélias. Onde moro possuimos lindíssimas e consegui junto a Fundação Municipal de Saúde uma espécie de gél que colocamos nas plantas e este gél, não deixa o mosquito se proliferar, assim como também coloco um pouquinho em plantas que ficam com um pratinho e brita sobre as mesmas.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Oi Ângela,
Pois é, miguinha, como falei, depois que surgiu a dengue, preferi me desfazer dasminhas bromélias.
Existe muitas controvérsias a respeito do mosquito da dengue X bromélias. As entidades que reúnem colecionadores e produtores saíram em defesa das bromélias afirmando que os mosquitos que proliferavam nas bromélias eram diferentes do Aedes aegypti. Entretanto, a própria Sociedade Brasieira de Bromélias recomenda o uso preventivo de inseticidas à base de piretróide nos locais onde ficam as bromélias, além da aplicação da calda de fumo e permuta, a cada dois dias, da água acumulada.
Sempre que o pessoal da Saúde visitava meu viveiro encontrava larvas e ia colocando aquele pozinho nas minhas plantas. Não tive dúvidas e resolvi me desfazer das minhas bromélias, com muita pena, é claro, pois eram realmente muito lindas.
Hoje, como lembrança, tenho apenas uma Tillandsia cyanea, que é desprovida de tanque.
Se você cultivar poucas unidades de bromélias, dentro de casa, é bem mais fácil controlar o mosquito transmissor da dengue. Entretanto, se forem muitas, como era no meu caso, será muito mais trabalhoso mantê-las isentas desses insetos.
Não conheço o gel que você falou mas, certamente deve ser muito bom mesmo.
Bonsai é bem mais fácil de cultivar.
Um abração,
Sergivaldo