André Dahmer18/07/2008 01:57
Baobá
Amigos,
Posto pouco por aqui, mas tentarei estar mais presente com o tempo. Estou com uma muda de Baobá em casa, está em um vaso comum. Após uma poda drástica, começam a surgir agora algumas brotações. Gostaria de saber dos que realmente entendem dessa espécie como proceder com a rega de uma MUDA de Baobá. Pergunto pois sei que ela não gosta de água, mas também já ouvi dizer que as MUDAS precisam de regas mais frequentes. Procede a informação? Vejam a foto do bichinho:

Alexandre S. Coelho23/07/2008 21:22
Oi André
Não sou nenhum especialista em baobás mais podemos dizer alguma coisa sobre a rega...
Sabemos que devemos regar sempre que o substrato(terra) estiver ligeiramente seco, há qualquer hora, sendo preferível ao amanhecer ou de tarde quando o sol baixar... este sem dúvida é um dos fatores principais no cultivo do bonsai! Algumas espécies "bebem" mais e outras são mais tendentes ao apodrecimento de raízes por muita umidade.
Nas condições do vaso para bonsai, o substrato usado está intimamente ligado as regas (absorção de água) 😉 Se este tiver uma mistura que garanta aeração, crescimento das raízes de alimentação e retenção d'agua e nutrientes na medida certa, certamente à árvore vai crescer sem problemas!
Uma muda ou pré-bonsai que são cultivados em vasos maiores ou no chão, terão mais espaços para crescimento das raízes porém a rega obedece mais ou menos os mesmos critérios citados acima. 😄
André Dahmer01/08/2008 10:38
Obrigado, Alexandre
Estou tratando esta muda com sol pleno, 8 horas por dia. Ela está agora com seis folhas na copa e muita saúde. Minha dúvida era porque ouvi dizer que as regas se limitariam a 1 ou 2 vezes ao mês com esta espécies. Procede?
Sambarilove02/08/2008 22:35
André,
O baobá carece de um regime de rega totalmente diferente daquele que estamos acostumados. Verifique informações no link
http://www.planfor.fr/po_index.php?action=fiche_produit&noprod=8902&pos=61&prov=list&langue=PO&f=61