Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira em tempo frio

raffaelps20/07/2008 23:52
Jabuticabeira em tempo frio
E ai galera, td bem?
To tendo um problema com minha jabuticabeira, moro em BH e as noites tao sendo muito frias, e durante o dia na temperatura de uns 20° por ai. Com isso estou colocando meu bonsai dentro de casa a noite, pra nao pegar essa friagem toda, e durante o dia ela toma umas 4 horas de sol, por ai.

So que as folhas dela estao secando, e caem, alem de ficarem com as pontas quemadas. 😢

Queria saber oque posso fazer para que isso pare, se estou fazendo algo de errado ou é so a estaçao mesmo que faz isso com ela.

Obrigado
edson060521/07/2008 00:41
Raffael,
se você não realizou nenhum procedimento como pulverização, reevase ou troca de substrato não tem com o que se preocupar; é normal as jabu perderem as folhas em temperaturas mais rigorosas...
Um abraço.
Edson.
raffaelps22/07/2008 02:31
A ta. E nao fiz nao Edson, nao fiz nada especial nela por esses tempos, tv o que mais foi diferente foi a questao do sol, p q mudei de casa e agora ela nao consegui mais mt tempo com sol. Quanto tempo é o minimo pra ela no sol?

Obrigado gente.
edson060522/07/2008 10:14
Raffael,
duas coisas que a jabuticabeira sadia gosta demais: sol e água... entretanto a tua jabu pode ter sentido o fato de tê-la mudado de lugar e mais ainda de casa, com regime diferenciado de insolação.
A minha sugestão é deixá-la a meia sombra neste período de adaptação/recuperação, tomando o cuidado de por enquanto, não deixá-la exposta a fortes correntes de ar. Assim que ela começar a emitir novas brotações significa que estará recuperada...
Um abraço.
Edson.
raffaelps24/07/2008 00:48
Blz Edson, o negocio é que ela ate ja deu novas brotaçoes sabe, porem as folhas secam as pontas e depois caem. Na casa nova ela toma muito menos sol do que na outra casa, nao sei se é por isso que ela ta tendo esses problemas. Conforme for mudando as reaçoes dela eu aviso aki.

Obrigado
flw
raffaelps26/07/2008 15:50
Ai galera, td bem?

Tirei umas fotos da minha Jabuticabeira pra vcs derem uma olhada ai pra min. Como falei ela seca as folhas, dai elas caem. Ela ja perdeu muitas folhas e ate que brotam novas so que nao conseguem vingar. O frio aqui ja nao ta mais tao ruim assim, e ela ta tomando umas 4 horas de sol por dia. Vlw

Marcos Castilho26/07/2008 20:26
O substrato parece estar compacto. É terra pura??? Pode estar impedindo ela de que suas raízes cresçam e se desenvolvam ou o vaso está muito pequeno para muitas raízes.
SEKI - Elio Luis Secchi26/07/2008 23:15
Marcos, você tem razão. Agora as fotos mostram o problema do Rafael.
É mais um deste bonsais (que alguns chamam de mausai) que vem com terra pura e compactada e dos pois acabam sobrevivendo pois quem compra não troca o substrato que vem extremamente compactado.
Confesso que não sou o mais indicado a opinar pois moro na Serra gaúcha onde a jaboticabeira morre, aqui sim, pelo frio. Mas o frio de BH não seria o suficiente para prejudicá-la.
Sugiro, Rafael, mandar uma MP ao nosso amigo, colega e moderador Darkaso, aí de BH que ele lhe dará as instruções mais precisas, pelos seus conhecimentos e levando em conta o clima local.
raffaelps27/07/2008 09:21
Vlw gente pela opniao, e realmente deve ser isso mesmo, pq ganhei ele e nao me preocupei em trocar terra ou nada, apenas completava quando ela ficava pouca. Vou mandar a MP para o Darkaso pra ver se ele me ajuda.

Brigado gente, vlw mesmo.

Abraço
raffaelps09/08/2008 02:13
E ai pessoal, tudo bem?

Bem, como vcs sugeriram eu entrei em contato com o Darkaso, so que nao tive sucesso, nao sei se a msgem nao foi, sei la, eu nao consegui falar com ele.

Entao, agora minha Jabuticabeira brotou gente, ta toda cheia de brotos, o frio ja nao ta tanto tb. So que como nosso amigo Marcos falou, o substrato dela ta meio compacto, observei q a agua nao entra diretamente, ele impossa sabe e vai aos poucos, e sei que isso nao é nada bom ne. Queria saber se posso fazer uma troca do substrato, corte das raizes e tal.

Obrigado pessoal, abraço.
Ivanil Pimentel Vieira10/08/2008 19:36
raffaelps, o problema de tua planta não se tratava do frio como já foi ventilado, pois as minhas enfrentaram uma temperatura de até 3,5 gráus negativos e aguentaram muito bem.Concordo com os demais foristas quanto ao substrato ainda em uso, muito compactato não absorve as régas adequadamente e por tratar-se de uma planta que exige mais água que outras espécies.Aqui mais ao Sul iniciarei os transplantes depois da segunda quinzena de Setembro, dependendo ainda da temperatura, pois não se sabe o que está por vir.Tivemos frio acima da média e o que nos preocupa muito é mudanças de temperatura como quéda de granizo com muitos danos em pleno inverno, nunca registrado antes.Aguarde mais um pouco e veja a época mais indicada para o transplante para o escorredor com bonsaístas ai de tua região.

Ivanil