Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus Green Island III

123
edson060524/07/2008 19:21
Fícus Green Island III
Amigos,
aí está mais um fícus, adquirido há cerca de dois meses. Pretendo trabalhá-lo neste final de semana. O estilo pretendido, por parecer mais natural é um MOYOGI, entretanto outros pontos de vista são sempre bem-vindos. Seguem as fotos:

FOTO 01

FOTO 02

FOTO 03

Abraço a todos.
Edson.

fabianoscosta24/07/2008 19:52
Boa planta Edson!

Abraço,
Fabiano
Marcos Castilho25/07/2008 13:32
Édson pode pensar no Hokidashi, vassoura. O que acha???
edson060525/07/2008 14:04
Marcos,
talvez para um Hokidashi os galhos superiores já estejam muito robustos... Mas tudo é possível...
Até mais.
Edson.
fabianoscosta25/07/2008 15:21
Minha sugestão:

Tomando a frente como a última foto, eu manteria o 1o galho à esq, retiraria o 2o galho, que vai para a frente.

O que segue reto para cima seria o ápice e o da direita sairia tbm.

Essa seria a estrutura que humildemente eu consigo ver de melhor opção por aqui.

Como a minha opinião é só mais uma, é bom o amigo esperar mais para ter outras, pois nem eu e nem o Marcos temos a pretensão de ditar como fazer, são apenas idéias, não é mesmo?

Abraço amigo e boa sorte, sua planta é um ficus muito forte e está bem saudável, podas radicais são bem-vindas nesta época, pense e mãos a obra!!!

Fabiano.
Alex Fabiano25/07/2008 17:17
msg
Minha humilde opinião:

O ulmus aceita bem torções, eu faria o seguinte:

como base a 1ª foto, tentaria fazer uma torção nos 2 primeiros galhos ( de baixo pra cima ) o da direita e da esquerda, torcendo tentando ajustar para um moyogi, se aceitar bem a torção, ai então eu manteria esse projeto e tiraria o 2º galho da direita.
Diego Santana25/07/2008 18:06
Cara estumula aquelas raizes aereas, com canudinhos para chegar no vaso............
Alexandre S. Coelho25/07/2008 21:23
Edson

Confiando no poder de emitir novas brotações após podas drásticas desta espécie, eu faria mais ou menos assim:

edson060513/01/2010 11:07
Atualização JAN 2010
FOTO 04 Como podem ver fiquei com dó de podar (muito embora nunca é tarde!) para seguir a sugestão dada pelo Alexandre. Foi ficando de lado e agora está assim.

FOTO 05

FOTO 06 JANEIRO 2010

FOTO 07 Vista de lado.

FOTO 08 Aqui um falso transplante para uma bacia maior com substrato mais rico em matéria orgânica.

Abraços.
Edson.
Vhalveruth13/01/2010 12:26
eu acho q um vassoura iria fica legal. até pq segue mais o natural das figueiras

abraços
Laudir13/01/2010 12:59
Para hokidashi vc teria que trabalhar muito na envergadura dos galhos.

talvez um moyogi:

Outra opção:

Sergio Batalini13/01/2010 13:17
Ola ..
Não venho dar palpites e sim pedir conselhos .. se puderem me ajudar , agradeço. Mesmo porque acho que a planta esta bem encaminhada .
Tenho 3 ficus destes e não entendi a desfolha ainda... Em outros ficus , quando desfolho, os brotos vem com vigor e enchem os galhos ... nestes , não consigo novos brotos , apenas os ponteiros se desenvolvem ...
Devo então cortar as pontas dos galhos sem desfolhar ?
fabianoscosta13/01/2010 17:31
A desfolha apenas sem a retirada da "ponteira" do galho, pode não resultar da forma esperada, isto se dá pelo fato do hormônio do crescimento estar exatamente na extremidade do galho com maior presença, isto dito de forma mais simples.

Ao retirar a ponteira vc irá "barrar" este mesmo fazendo com que ele se espalhe pelo galho, onde encontrará as gemas latentes que assim então despertarão formando novos galhos.

Para garantia de mater a gema, desfolhe sempre cortando a folha pelo pecíolo.

Então em uma planta saudável e em pelna atividade de verão, vc deve fazer isto associado à desfolha, caso tenha alguma dúvida, vc pode então fazer uma desfolha parcial, de forma que retire as folhas alternando entre direita e esquerda, garantindo assim a vida da planta caso tenha medo de perda de galhos, que é muito difícil nesta espécie, mas não podemos descartar a hipótese em casos isolados.

Para entender melhor o processo de desfolha, tem esta entrevista com Carlos Tramujas, fique a vontade inclusive para perguntar algo a mais caso não entenda:
http://fabiano.projetobonsai.com/2009/01/07/a-desfolha-uma-entrevista-com-carlos-tramujas/

Abraço,
Fabiano.
Alexandre S. Coelho15/01/2010 21:46
Edson

O bom é que as plantas sempre nos dão muitas opções de trabalho, principalmente com o passar dos anos!!!

Esta nova foto (frente???) parece que o tronco vai muito pra trás... Puxando este, ou o ápice, e estimulando o crescimento de mais raízes na base, me veio esta idéia:
Rodrigo Tavares15/01/2010 21:52
Gostei muito desta projeção do Alexandre!!! Edson, na minha opinião, você devia segui-la sem hesitar.
O legal na sua planta é que ela já tem raízes aéreas, algo que embeleza muito o bonsai. 😄
edson060516/01/2010 12:19
Opa!!
Alexandre, mais uma beleza de projeto!! Acho que o caminho vai ser por aí!!
Abraço.
Edson.
edson060518/01/2010 19:56
Vou me preocupar inicialmente com os dois primeiros galhos e possíveis brotos nesta mesma altura para composição dos galhos de fundo.

FOTO 09

FOTO 10

Edson.
Alexandre S. Coelho19/01/2010 16:19
Não perdeu tempo heim...!!! 😂

Ficou muito bom!
edson060515/03/2010 23:53
Atualização MARÇO 2010
ATUALIZAÇÃO MARÇO 2010

FOTO 11

FOTO 12

FOTO 13

PESSOAL, AQUI A TÉCNICA DE ENGROSSAMENTO FOI MAL APLICADA. O CORRETO É DEIXAR COM FOLHAS APENAS O(S) GALHO(S) QUE SE QUER ENGROSSAR, DESFOLHANDO TODO O RESTO.

Abraços.
Edson.
Vhalveruth16/03/2010 08:31
Bom dia Colega....

Olha sua planta esta bem encaminhada e com os conselhos do pessoal vai ficar mt bonita

abraços
Rodrigo Zanchetta17/03/2010 19:44
Edson,

venho acompanhando o tópico até então (que inclusive já foi feito um bom trabalho até aqui), na minha humilde observação, a partir desta última postagem, eu inclinaria a planta para direita, aramando o galho da direita para baixo a fim de formar um Han-kengai.

Infelizmente não sou muito bom de projeções, mas se alguém estiver disposto, creio que se encaixa perfeitamente na planta em questão!

Abraço
cesar_alr17/03/2010 22:03
Alexandre matou a pau na projeção...

Edson c saiu muito bem tb, mas talvez pelas fotos ou angulos, mas acho que o vc poderia tentar dar mais movimento ao galho que segue como ápice ( se ainda for possível ).

Mas com o adensamento da copa, daria pra esconder alguns minimos detalhes ...

Parabens pela planta .
edson060518/03/2010 11:47
Rodrigo, obrigado pela participação no tópico e sugestão para um outro encaminhamento...

Cesar, poderia sim dar mais movimento ao galho que agora faz o papel de ápice, entretanto, os objetivos nesta ordem são: engrossar o primeiro e segundo galhos. Note que inclusive, o primeiro é ligeiramente mais fino que o segundo... A desfolha direcionada que foi feita e o galho de sacrifício (atual ápice) é que farão com que isso aconteça...
Abraços.
Edson.
cesar_alr18/03/2010 13:40
Edson, lendo agora o seu post me surgiu uma dúvida!

Vc fez a desfolha direcionada para que a planta direcione mais os seu nutrientes ao primeiro galho é isso ?
edson060518/03/2010 16:00
Cesar,
é isso mesmo. Dá uma olhada neste tópico:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12404

Abraço.
Edson.
123