edson060525/07/2008 13:53
Jabuticabeira 2 troncos
Olá amigos do fórum,
aí está mais uma das minhas Jabuticabeiras. Tem mais ou menos 5 anos. Quando comprei, as duas mudas já estavam juntas e como eu não quis mexer nas raízes fui deixando crescer...
Não é uma planta para se ganhar concurso mas gosto dela por conta do movimento dos galhos das copas. A minha intenção é reduzir um pouco mais a altura das raízes e plantá-la num vaso definitivo um pouco mais raso que esse aparedor de plástico. Devo fazer isso nesta primavera ou mesmo só no ano que vem. Seguem as fotos:
FOTO 01 Suposta frente. No futuro vou podar essa raiz à direita
FOTO 02
FOTO 03
FOTO 04
FOTO 05
FOTO 06
FOTO 07
Como sempre sugestões e críticas são muito bem-vindas.
Abraço a todos.
Edson.
Wilson Fracassi25/07/2008 14:07
Edson,
Na verdade não são dois troncos, mas sim duas plantas. Mas isso não tem importância. Na minha opinião se voce tentasse dar um pequeno movimento na planta menor, de maneira que a base fique junta da maior, mas à medida em que vai subindo ficasse mais afastada (tipo um V), acho que poderia ganhar mais harmonia. Da meneira como esta fica muito linear, e acaba ficando monótono. Imagine que uma árvore cresce à sombra da outra, qual é a tendência ? É exatamente buscar luz, e para isso tentar fugir da copa da maior.
boa sorte
Wilson
Alexandre S. Coelho25/07/2008 21:30
Oi Edson
Uma bela árvore com características da espécie ❗
Segue a grande dica do amigo Wilson 😉
edson060526/07/2008 10:05
Amigos,
muito obrigado pelas dicas. Vou considerar inclinar um pouco mais a planta menor ou mesmo eliminá-la. Eu poderia plantá-la um pouco mais afastada da outra mas pelo visto as duas já estão fundidas...
Abraço a todos.
edson060507/11/2008 09:11
Atualização
Olá amigos,
aí está uma atualização da Jabu, tendo sido feita a remoção da segunda muda e eliminação da raiz que saía alta no tronco. Fiz uma projeção de como ficaria num vaso redondo/arredondado. Não ficou aquela beleza, mas vou pegando o jeito para uma próxima...
Abraço a todos.
Edson.
darkaso09/11/2008 08:47
Edson,
sua planta ainda precisaria de uma engrossada no tronco, mais ainda agora que está sem a outra para compôr com ela. Poderia resolver maquiando/aramando os galhos mais para baixo. isto abaixaria a copa e daria a impressão de um tronco mais grosso. O ideal é mesmo deixar engrossar em vaso bem fundo, mas não parece ser sua intenção.
T+
nickyfury09/11/2008 10:47
bonsai
Edson, uma particularidade que muitos cultivadores deixam passar, por falta de observação mesmo (eu tambem fazia assim, quando comecei na arte), é a relação tronco e galhos. Observe que os galhos de sua planta têm movimento levemente sinuoso. O tronco, então, deve acompanhar essa diretriz. Se sua intenção é um bonsai em estilo hokidashi, o tronco deverá ser retilineo e os galhos idem. Mas, se for o estilo moyogi, então deverá ser tronco com movimento e galhos idem. 😄
A estrutruação aerea precisa ser reduzida. Os galhos estão muito alongados e disformes, não há harmonia visual. O tronco segue muito alto, em relação a copa, e isso depõe negativamente contra sua planta. Para melhorar, talvez seja mais adequado buscar um vaso retangular, de bordas mais altas, além, é claro, de melhorar a estrutura aerea, via aramação e poda. 😄
No caso de sua postagem inicial, eu teria seguido a excelente orientação do bonsaista Wilson Fracassi. O estilo tronco duplo pode ser composto por duas arvores distintas, desde, é claro, que o tronco menor seja ligeiramente afastado do maior. O galho desse caule, que segue passando por detras do caule mais grosso deve ser, desde então, eliminado. A copa, tanto de uma planta como da outra, deverão possuir uma ligeira simetria, para harmonizar o conjunto. Galhos que cresçam na parte interna aos dois troncos, tambem devem ser cortados. O vaso ideal, tanto para a planta isolada como para o duplo, é retangular, de bordas mais altas. 😄
edson060522/03/2009 10:22
Bem amigos,
aí está uma foto atualizada desta Jabuticabeira, agora plantada em um vaso de cimento de confecção própria...
Como já dito antes, é uma planta com muitos defeitos; entretanto, é uma planta da qual gosto muito e me deu imenso prazer trabalhá-la esse tempo e ver esse resultado, ainda que tímido!!!
Acredito que fazer bonsai, muito para além de ter ótimas plantas para um eventual concurso, é antes de tudo colher o prazer de trilhar o caminho da evolução (da planta e do bonsaísta)...
Abraço a todos e um ótimo domingo.
Edson.
Detalhe da "vegetação" e do cavalo de plástico que as crianças iam mandar para o lixo

Marcos Castilho22/03/2009 20:09
Lindo Édson está bem encaminhada gosto desse estilo.
edson060526/08/2011 23:14
ATUALIZAÇÃO AGOSTO 2011
E ela vai seguindo com os seus defeitos...

edson060526/08/2011 23:14
O vaso de cimento não aguentou; rachou em muitos lugares e tive que colocá-la nesta bacia.

edson060526/08/2011 23:15
Edson.
Otoniel Santos27/08/2011 20:43
Edson, cada vez melhor é isso que agente faz amadurece!!! parabéns!!!