Pasta selante/Silicone
Poti Luiz de Almeida26/06/2005 20:08
Pasta selante/Silicone
😄 Como ainda não tenho acesso a fornecedor local de pasta selante, tenho utilizado Silicone encontrado em lojas de materil de construção, daquele usado para vedação. O silicone forma uma película que estanca a saída da seiva e forma uma proteção contra agentes externos. Tenho obtido excelentes resultados em todos meus bonsai(14 peças) por mim iniciadas através de estaquia e yamadori, não tendo ocorrido, ainda, nenhuma perda. Pergunto: o uso do silicone poderá trazer alguma consequência negativa aos meus exemplares? Devo continuar utilizando silicone no cortes/podas grandes?
Illex26/06/2005 20:31
Re: Pasta selante/Silicone
Olá amigo Poti,
Acredito que nao tenha problema nao se nao acarretou nenhuma toxicidade ate o momento em suas arvores. Mas prefiro utilizar uma formula caseira de pasta selante, que tem la no Forum - Faça Você Mesmo - Pasta Cicatrizante - é pratica e muito fácil de se fazer. Do mais espero sua resposta.
Abraços:
Illex
Poti Luiz de Almeida26/06/2005 20:53
Pasta selante/faça vc mesmo
Olá Ilex, agradecido por ter dado atenção às minhas dúvidas. Vi sua "fórmula", achei interessante, mas que trabalho...já tinha ouvido falar de fórmula parecida, no lugar da pasta de dente, usa-se hipogloss que realmente é fungicida. Experimente e dê noticias...enquanto isso continuarei com meu experimento com silicone e futuramente darei notícias dos resultados...Abraços!
Fábio26/06/2005 21:35
Silicone
Nossa! Nem imaginaria que poderia ser usado o silicone. Obrigado pela dica! Vou experimentar. Só uma dúvida: é aquele silicone que usamos pra colar vidro? (silicone de aquário)
Abraço!
Fábio
Illex26/06/2005 21:44
Re: Silicone
Poti,
Certo de que testarei essa formula. T+ abraços.
Illex
daelin26/06/2005 22:47
Outro dia tirei uma folha do ficus e a seiva ficou saindo. Dai procurei na internet e achei um local que dizia para usar pasta de dente.
Fiz isso e a seiva parou, a pasta secou e ficou tudo bem.
Vcs concordam com essa "tecnica".
(se bem que eu tenho a tendencia a achar que pasta de dente é a cura para tudo. Costumava usar no rosto para limpar 😄 )
Fábio26/06/2005 23:02
daelin
Daelin,
Eu fiz uma poda radical no meu manacá da serra e passei pasta de dente pra ver se cicatrizava. Não adiantou nada porque a pasta diluiu na seiva que saia.
Abraço!
Fábio
Angela Fernandes26/06/2005 23:38
Oi Poti !!!
Já vi, experimentei e li muita coisa sobre pasta cicatrizante, aliás até já fiz e comercializei. Mas nunca ouvi falar em silicone !!! Para mim é novidade. Tem muito tempo que você a usa ??? Creio ser tóxica para nossas plantinhas.... Mande notícias de como as plantas estão respondendo.
Daelin, conforme já falei num outro tópico, a pasta de dentes é cicatrizante sim, como massa de modelar, gêlo, clara de ovo, enfim.... só vendo e aprendendo. Haja vista a experiência de Poti.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
daelin27/06/2005 08:26
Ah, Angela, entao foi vc a fonte de informacao 😄
Fabio, creio que a quantidade de seiva que sai deve influenciar no tipo de pasta cicatrizante.
No caso do meu ficus, foi so uma folhinha que eu tirei, mas acho que se eu cortar um galho vou ter que usar outra coisa, senao vai diluir.
Alexandre S. Coelho27/06/2005 10:03
daelin escreveu:
Ah, Angela, entao foi vc a fonte de informacao 😄
Fabio, creio que a quantidade de seiva que sai deve influenciar no tipo de pasta cicatrizante.
No caso do meu ficus, foi so uma folhinha que eu tirei, mas acho que se eu cortar um galho vou ter que usar outra coisa, senao vai diluir.
Oi daelin,
O uso de pastas cicatrizantes é recomendado em cortes de galhos no mínimo com a bitola de um lápis, não precisa usar em desfolhagem. Em galhos mais finos ou desfolia um ''bom banho'' ou borrifar água já adianta!!!
Realmente existem várias receitas de pastas... se for utilizar creme dental, o pessoal tem recomendado aquele todo branco.
abraços
Alexandre S. Coelho27/06/2005 10:09
Poti, BEM VINDO AO FÓRUM !!!
bom ver a comunidade nordestina, amantes da arte bonsai, crescendo...!!! 😂 😂 😂 😂
abraços
Lando27/06/2005 12:53
Poti,
Seja bem vindo ao fórum!
Bom, existem silicones tóxicos e não-tóxicos - desse último existem até os fungicidas.
Poti, nunca havia pensado nisso! De repente você veio com uma ótima solução para a gente...
Há quanto você utiliza esse produto como pasta cicatrizante?
Um abraço.
Até mais,
Nuhumnaion28/06/2005 10:32
Oi pessoal!
Acredito que nesse caso eu possa ajudar - sou aquarista, e silicone é comigo mesmo ahahahahahah
então, como o Lando disse, existem vários tipos de silicone, e se vc quer usá-lo como selante, tome o cuidado de comprar o silicone de cura acética, especial para aquários, que já vem sem toxina nenhuma....
Não use outro tipo de silicone, pois eles são tóxicos e podem matar sua planta...
não recomendaria nem um pouco o uso de pasta de dente, porque ela tem flúor e flúor só é bom para o dente (pensa bem: por que a gente não engole a pasta de dente?)
caso vc não consiga o selante em lugar nenhum, faça como eu, use cera de vela. Não fere a planta, não deixa nada entrar nem sair, além de ser impermeável, e não ter nenhum componente a não ser a própria cera...
Guga28/06/2005 12:24
Nuhumnaion escreveu:
Oi pessoal!
Acredito que nesse caso eu possa ajudar - sou aquarista, e silicone é comigo mesmo ahahahahahah
então, como o Lando disse, existem vários tipos de silicone, e se vc quer usá-lo como selante, tome o cuidado de comprar o silicone de cura acética, especial para aquários, que já vem sem toxina nenhuma....
Não use outro tipo de silicone, pois eles são tóxicos e podem matar sua planta...
não recomendaria nem um pouco o uso de pasta de dente, porque ela tem flúor e flúor só é bom para o dente (pensa bem: por que a gente não engole a pasta de dente?)
caso vc não consiga o selante em lugar nenhum, faça como eu, use cera de vela. Não fere a planta, não deixa nada entrar nem sair, além de ser impermeável, e não ter nenhum componente a não ser a própria cera...
Nuhumnaion, nunca tinha visto nem lido sobre cera de vela para cicatrização, porém fica ai a dica do nosso amigo...
Como você faz para aplicar a cera?
Abraço,
Nuhumnaion28/06/2005 13:40
então, vale lembrar que uso a cera de vela somente para isolar a área cortada, de nada serve como fungicida, ou cicatrizante.
para aplicar é fácil: eu passo a parte debaixo da vela no fogo, mas não até pingar. Passando aos poucos, só pra amolecer a cera. Depois, aplico no corte, e pronto.
Comecei com a cera há pouco tempo, uns 2 meses, e até agora, nenhum problema. 😉
daelin28/06/2005 14:55
(pensa bem: por que a gente não engole a pasta de dente?)
Eu nao engulo pq é ruim 😄
Mas acho que vc tem razao. De qualquer maneira nao creio que em uma quantidade pequena isso va fazer mal a planta.
Mas uma outra coisa me preocupa por esses dias. Me mudei recentemente e nesse apartamento nos temos sentido que a agua contem muito cloro.
Isso pode ser prejudicial para os bonsai?
Nuhumnaion28/06/2005 15:27
daelin escreveu:
Eu nao engulo pq é ruim 😄
Mas acho que vc tem razao. De qualquer maneira nao creio que em uma quantidade pequena isso va fazer mal a planta.
Mas uma outra coisa me preocupa por esses dias. Me mudei recentemente e nesse apartamento nos temos sentido que a agua contem muito cloro.
Isso pode ser prejudicial para os bonsai?
depende. A água chega a cheirar cloro? Se sim, pode ser prejudicial até para nós humanos....
se tiver pouco cloro não tem problema, pois ele evapora bem rápido. se você começar a sentir que suas plantas estão sofrendo, é só deixar a água usada na rega num copo (ou balde, ou bacia, sei lá, mas fora do cano) por 24 horas. O cloro vai ter evaporado até então. 😉
daelin28/06/2005 16:31
Ah, entao estou mais tranquila. Nao tem cheiro forte nao. So aquele gosto de agua clorada mesmo.
Fora que meu cabelo nao ta ficando tao brilhoso como antes 🙁
Sergivaldo02/07/2005 13:41
Olá Poti,
Fiquei curioso para saber há quanto tempo e que tipo de silicone você está experimentando como cicatrizante.
Também já utilizei o silicone, daqueles vendidos em bisnagas, nas lojas de material de construção/supermercados e não gostei pois, com o tempo, ele se desprendia. Talvez o tipo que usei não seja o mais indicado, o que você acha?
Um abraço,
Sergivaldo
Poti Luiz de Almeida02/07/2005 18:34
Pasta Selante/Silicone
😎 Extremamente agradecido pela participação de vcs, tentarei responder algumas das perguntas:
Fábio ➡️ O silicone não cola, ele veda e muito bem "juntas, fendas e calhas, pode ser usado em amdeira, aluminio, concreto, fibrocimento, borracha, vidro e fibra de vidro"*. Sua especificação é a seguinte:"Borracha de silicone"* ou "Produto a base de borracha de silicone"* e é totalmente transparente. (*)Informações do fabricante. É encontrado em materiais de construção em bisnagas de 50g ou mais. Fábio, não c onheço Manacá da Serrá. Acredito a borracha de silicone estancará com certeza futuras podas. Experimente. Abraços!
😄 Daelin ➡️ O Alexandre tem razão: só é necessário "vedar/estancar" cortes maiores, aqueles que vc "sentir" que irá prejudicar o galho/planta.
💡 Angela ➡️ A borracha de silicone possui um solvente extremamente volátil e em fração de segundos ele desaparece(por isso deduzi que não afetaria a planta) formando uma protetora película de borracha. Estou usando desde dezembro/04 qdo iniciei meu primeiro exemplar de ficus e até hoje já usei em azaléia, pitangueira e algaroba(típica do nordeste). Quanto a Algaroba, desconheço qualquer trabalho com ela, porém promete ficar magnífica. Hoje 02/07 realizei uma enxertia de duas gemas para formação de novos galhos. Tudo fotografado! Breve mostrarei a vcs. Angela, em resumo, a borracha de silicone aplicada há mais de seis meses não está apresentando efeitos colaterais visíveis ou perceptíveis . Acredito que forme algo como uma "casca" que poderá ser removida ou não. Sua não remoção( é como eu deixo) protege contra a água de regas e da chuva, evitando/amenizando assim o apodrecimento da madeira. Ainda não recomendo o uso intensivo(embora eu o faça), mas apenas como experimento e espero que vcs endossem essa prática pois beneficiará muitos bonsaístas iniciantes pelo Brasil afora !
Poti Luiz de Almeida02/07/2005 18:43
Pasta selante/silicone
😲 Sergivaldo ➡️ Não deve haver muita diferença entre uma marca ou outra, no entanto acredito que no seu caso se solta porque não foi aplicado adequadamente. Tenho um exemplar com um corte de tronco de mais ou menos 2,5 cm de raio, ou seja, é grande e apliquei apertando e esfregando bem forte o silicone prá que houvesse penetração na parte lenhosa. É claro que já passei outra camada após +-3 meses, sobrepondo a primeira, mas nada de se soltar. Tente novamente! Abraços!
Sergivaldo04/07/2005 09:59
Re: Pasta selante/silicone
Poti Luiz de Almeida escreveu:
😲 Sergivaldo ➡️ Não deve haver muita diferença entre uma marca ou outra, no entanto acredito que no seu caso se solta porque não foi aplicado adequadamente. Tenho um exemplar com um corte de tronco de mais ou menos 2,5 cm de raio, ou seja, é grande e apliquei apertando e esfregando bem forte o silicone prá que houvesse penetração na parte lenhosa. É claro que já passei outra camada após +-3 meses, sobrepondo a primeira, mas nada de se soltar. Tente novamente! Abraços!
Olá Luiz,
Valeu pelos esclarecimentos. É muito provável que eu não tenha aplicado corretamente o silicone.
IRei fazer mais alguns testes.
Um abração,
Sergivaldo
Franciane20/03/2009 10:52
Amigos a parafina, cera da vela é interessante por que não é tóxica.
Mas legal mesmo seria testar a cera misturada com o própolis pois ele tem ação fungicida, antibiótico e outras mais, vejam esta matéria :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3polis
Outra opção seria a mistura da cera de carnaúba, planta, com o própolis tbm, o que acham ??
http://www.seagri.ce.gov.br/carnauba.htmSANDRO II20/03/2009 12:18
EU USO PASTA DE DENTE TBM , MAIS APRENDI A FAZER UMA PASTA COM
VASELINA COM PROPOLIS EM PO ENCONTRADO EM FARMACIA DE MANIPULACAO ACHO Q E MUTI BOM
alexmikol11/04/2009 22:32
Bom, eu particularmente prefiro usar a MASSA DE MODELAR, fácil de manusear, não resseca, não solta fácil, além de ser barata e me poupar tempo tendo que fazer um pouco de "alquimia". Já usei cera de vela e pasta de dentes, mas nos dois casos não foi legal, a cera ressecou e soltou tudo, a pasta que não saiu com a agua, ressecou e caiu. A massa de modelar tem se mostrado superior em todos estes casos. Quaisquer outras dúvidas, mandem MP que responderei sem problema algum. Abraço!