Alex Fabiano escreveu:
também penso assim, acho que experiências são boas de todas as formas, se forem experiências nossas melhor ainda...afinal só aprendemos a andar depois de algumas quedas e tombos, e na arte do Bonsai é a mesma coisa todo grande mestre hoje, no inicio da carreira já produziu mudas ou plantas fora dos padrões e sem qualidade!
Concordo em absoluto, mas também não posso deixar de concordar que quem ouve/aproveita a experiência de outros, poupa tempo, oportunidade e energia.
Por vezes no espaço de segundos, ao ler uma qualquer msg, pode-se crescer tanto em conhecimento, que não teria sido possível atingir vários anos de experiência (conhecimento empírico).
Não quero com isso dizer que oiça este ou aquele individuo ou mesmo qualquer dos intervenientes deste tópico...mas sim como o Marcos referiu aqueles que lhe pareça ter/mostrem alguma credibilidade, leia, faça um crivo e reflicta para tirar as suas próprias conclusões....sempre.
Devemos fazê-lo mesmo que na altura nos pareça "menos bem", e por ir contra alguns dos nossos principios...só assim se pula e avança.
Claro, que se tiver algo em mente o deve fazer...a experiência é/será sempre positiva, mesmo que não corra bem...será positiva, o tempo que dispendemos e o valor que lhe atribuimos é que pode fazer alguma diferença...
Por exemplo tem um membro daqui que é o "Diego Santana", que também costuma praticar "yamadori" e pelo que vi/li fez algo á uns dias que confesso gostei de ver, sinceramante gostei...a colecta de raizes em vez da árvore, ele lá terá tido as suas razões, mas dado a monotonia dos exemplares que costumo ver colectados, acredito que fez uma excelente escolha, as raizes por vezes podem ser bem mais interessante do que um tronco recto com exactamente a mesma bitola em toda sua altura...
Para ultrapassar esta dificuldade facilmente se cai na tentação dos uros e dos sharis comuns ás coniferas, precisamente o contrário daquilo que pretendem ver nas vossas nativas, ainda que numa vez ou outra dependendo da localização ou condições climatéricas/actos humanos até os possam ter, mas não é uma caracteristica das espécies num meio ambiente tropical/sub-tropical...por isso, não serve de muito evitar estilizar da copas das nativas com semelhanças das coniferas, quando por outro lado o fazem desde o tachiagari ao ápíce por uma questão de conveniência.
E que dizer se em todas a colectas for utilizado tal técnica por ser o ultimo recurso, não vos parece que sendo mais exigentes na escolha (a "eleita"😉 poderão destacá-la das restantes e conseguir melhores resultados e em menos tempo...
Em suma Caro Alex, seja qual for a sua vontade, só lhe posso dizer que a siga, não vá apenas porque outros dizem o contrário, vá porque acha que tem que ser e acredita que sim, que vale a pena a ultrapassar-se...e quando assim for, só lhe posso desejar o maior dos sucessos 😉.
PS: A Natureza não é perfeita, nem imperfeita...é apenas a Natureza e nada mais...tudo o resto é fruto da nossa percepção, que está a anos luz de alguma vez a compreeender.
Tudo de bom
Cptos.
Castro