Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bonsai Árvore de Mil Facetas

Illex27/06/2005 15:36
Bonsai Árvore de Mil Facetas
Bonsai Arvore de Mil Facetas?

Sim. Quantas vezes não pegamos uma árvore e nos sentimos intimidados, pois ela não mostrava-se para nós, como se não tivessemos ainda a sua confiança? Mas com o tempo vamos adquirindo mais contato com essas belas árvores e vamos vendo o que elas nos contam, e notamos que o seu rosto esta la em meio ao emaranhamento de ramos e galhos só que por pura ignorância ou falta de confiança não o vemos, mais é somente questao de tempo, ate pegarmos a intimidade com esse ser vegetal que tanto amamos. Ai fica a minha pergunta: Como é identificar a frente de um Bonsai ou planta em potecial para você amigo Bonsaista?

Abraços:

Illex
Átila27/06/2005 19:19
BONSAI ÁRVORE DE MIL FACETAS
legal sua dicertação amigo ILLEX. Acho que ainda melhor do que replantar uma árvore, remodela-la, pinçar cada gema uma a uma, dar forma a sua imaginação através das técnicas ou de pura intuição, é você observar a cada dia as mudanças por menores que sejam, sonhar com a forma que a árvore quer ter, é ver surgir um minúsculo botão que em breve se tornará uma bela flor, praticar bonsai é voltar a ser criança, é dar valor as coisas simples e no entanto mais belas da vida. Atila 😂
Marco Nascimento27/06/2005 19:38
Realmente achar a frente ideal é complicado, às vezes rodamos a árvore toda, por várias vezes e nada...
Por outras vezes, batemos o olho na planta e vemos de cara a frente dela...
Eu sempre opto por não podar nada que possa fazer falta no futuro, a pior sensação é a de cortarmos um galho e depois vermos que ele era um galho fundamental na formação da copa...
Um abraço.
Fábio27/06/2005 23:48
Illex
Illex,

Gostei das suas palavras. Acho que vc leva jeito com elas. 😉
Sobre como escolher frente para bonsai, quando eu passar por esse problema eu te digo, rs. Acontece que ainda não consegui fazer meu primeiro bonsai...
Abraço,

Fábio
Lando28/06/2005 10:48
Encontrar a frente do bonsai é algo muito relativo. Há árvores que nos mostram de imediato, logo à primeira vista - é quando nos identificamos por ela.
Para mim, a frente de uma árvore ou de um bonsai deve me causar um impacto de contemplação vista por aquele ângulo. E isso se deve a um conjunto de características que me trazem sensações: a forma e a beleza na distribuição de raízes quando formam o nebari, o tronco, o conjunto de galhos e ramificações, e a copa - a harmonia do conjunto e paisagem!
Nem sempre a "frente" tem a ver com o visual que queremos, que nos sentimos bem em admirar. Muitas vezes precisamos fazer um grande exercício para encontrá-la (mas ela está ali!) - é como se tivesse faltando ou existindo algo a mais na composição... É uma questão de estudo, que sem dúvida será solucionado com o tempo ou com a arte.

O exercício é o melhor caminho!

Um abraço a todos.

Até mais,
Angela Fernandes28/06/2005 11:52
Olá Illex !!!

Gostei deste tema colocado por você !!!
O interessante disto tudo, creio eu, é quando olhamos a planta e simplesmente "não vemos nada", ela, a planta "não nos diz absolutamente nada". Comigo já aconteceu várias vezes o seguinte: olho a planta e nada vejo, deixo a mesma de lado alguns dias e volto a pegá-la e nada. Aí esqueço. Deixo-a quietinha.
Um belo dia resolvo olhá-la e lá está ela me dizendo o que quer que eu faça e aí é mãos a obra.
Quanto escolher a frente da planta.... às vezes custa muito também. Ocorre de escolhermos uma frente e o outro achar que a frente deveria ser mudada. Costumo dizer que faço a planta para mim, então a frente escolhida é a que melhor me agrade.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Alexandre S. Coelho28/06/2005 14:34
Bom mesmo este tópico !!!

Pelas palavras dos colegas, acredito mais ainda que esta tão maravilhosa arte depende muito do estado de espirito do artista e da harmonia que deve existir entre ele e a árvore no momento que sentam-se frente a frente... apesar de termos em mente algumas regras ou o dom artístico que possam auxiliar na escolha da frente ou do melhor estilo, se hoje existir algo prejudicando essa harmonia, por mais que queira, não há encontraremos... talvez isso explicaria o que acontece quando nada vemos e chega outra pessoa e rapidamente nos mostra um bom caminho...
e os mestres pela longa experiëncia, conhecimento e prática, vivem em constante harmonia com as plantas!!!

abraços
Illex28/06/2005 15:24
Olá amigos,

Que bom que gostaram do topico espero q outros amigos comentem tbm, acho mto importante esse assunto, pois mostra o estado de espirito de cada Bonsaista aqui no Forum, seja ele visitante ou frequentador. Bem Achei mto interessante o comentario de cada pessoa, e ver o quao somos parecidos em meio à arte e ao mesmo tempo tao diferentes em relação às nossas árvores.

Abraços a todos:

Illex