Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Vasos sem esmalte !

Alex Fabiano04/08/2008 11:42
Vasos sem esmalte !
Tenho alguns vasos não esmaltados, ocorre que este tipo de vasos quando espostos no tempo adquirem uma crosta de limo ( no inverno ) então pensei em aplicar um verniz para imperamibilizar e manter a cor do vaso, porém tenho receio de fazer e estragar o vaso....

Alguém aqui já fez algo parecido ? usou o que ?

que posso fazer para imperamibilizar por fora o vaso ?
pauloventura04/08/2008 13:01
Caro Alex !
tenho ultilizado para este fim ( não sei se é o ideal,ou se faz mal)
o impermeabilizante de construção Sika Top 107 ,ultilizado para
impermeabilizar e tirar mofo de parede é de auto rendimento .vem na
côr cinza mas vc pode piguimentar na côr dezejada .até agora não
constatei nenhum problema para as plantas aplico com trincha/pincel.
na parte externa, e em alguns casos de ceramica de baixa temperatura tambem na interna ok.
G abraço.
Pv
Alex Fabiano04/08/2008 14:44
ok
ok, vou dar uma verificada neste produto.....
ARTHUR DORNELAS16/08/2008 09:42
CONTRA MOFO E LIMO
OI ALEX

PODE PASSAR RESINA ACRILICA USADA PARA IMPERMEABILIZA TELHA MEU AMIGO !
ACABA SEU POBLEMA A DESVANTAGEM DO VERNIZ E QUE ELE DESCASCA COM O TEMPO E O SICA TOP TEM O INCONVENIENTE DE NÃO SER INCOLOR COMO A RESINA ACRILICA PARA TELHA OK

ABRAÇO
Alex Fabiano16/08/2008 10:27
msg
Ok, valeu pela dica Arthur.
Antonio Castro21/08/2008 18:32
Re: Vasos sem esmalte !
Alex Fabiano escreveu:
Tenho alguns vasos não esmaltados, ocorre que este tipo de vasos quando espostos no tempo adquirem uma crosta de limo ( no inverno ) então pensei em aplicar um verniz para imperamibilizar e manter a cor do vaso, porém tenho receio de fazer e estragar o vaso....

Alguém aqui já fez algo parecido ? usou o que ?

que posso fazer para imperamibilizar por fora o vaso ?

Olá Alex
No meu entender devia-se colocar antes a questão porquê ocultar algo que nos aparece em forma de aviso???

Isso que refere é indicativo/próprio de um vaso cozido a baixas temperaturas, se aparecer na "cor verde" quer dizer que pelo menos nessa altura ele se mantem humido por demasiado tempo, como é poroso passa a humidade para fora funcionando um pouco como mata-borrão.
Se "for na cor branca" (como me acontece a mim em alguns) mostra-lhe os sinais evidentes de calcário da água da rega, isto para além de que segundo alguns entendidos, para além da fraca protecção/resistência á temperatura, podem contribuir para a salinização do substrato.

Não seria preferivel, rever os procedimentos ou substitui-lo caso a árvore lhe seja bastante importante?? é que seja o que for que faça para o ocultar, não vai/irá resolver,...o problema continuará a existir 😉 e este pode ter várias origens tais como: buracos de drenagem insuficientes; mal dimensionados; plano de regas desajustados ou até uma "menos boa" constituição do substrato (mais matéria orgância do que devia)...

Só para ponderar, ok 😉, caso entenda por bem revesti-lo, Força....só lhe posso desejar tudo de bom e boa sorte na empreitada.

Cptos.

Castro
Alex Fabiano23/09/2008 17:40
msg
muito boa sua sugestão..........o problema é que o vaso tem 14 cm de profundidade e vasos com essas dimensões são dificeis de se achar, este por exemplo foi encomendado.

Interessante que tenho um vaso Literato sem esmaltamento que fica exposto também e não dá este problema.
Jefferson Paulo24/09/2008 07:33
Alex Fabiano,

Creio que a informação do Castro seja a mais provavel pro problema com seu vaso, eu tbm tenho vasos literato, que são de queima de alta temperatura e nunca deu esse problema...

abraços...

Jefferson.