Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

O meu segundo bonsai - Apresento-vos - Com foto

Nuvem_Branca28/06/2005 09:22
O meu segundo bonsai - Apresento-vos - Com foto
Oi,

Resolvi adquirir outro Bonsai... Alguém me ajuda a descobrir que árvore é?????

Gostaria tb que me informassem o que posso fazer com ele nesta altura - INICIO DO VERÃO - : Poda, Desfolhagem ????

O vaso parece-me um pouco cheio de raizes e a copa um pouco cheia de lixo, folhas secas e até talvez alguns bicharocos... as lojas tipo Modelo e Continente têm-nos em muito má condições. Mas eu não resisti pq ele tem uma base de tronco bastante "fotogénica".

Aguardo, conselhos e sugestões...

Nuhumnaion28/06/2005 10:25
Oi nuvem!

Olha, não tenho certeza se o início do verão é mais propício pra desfolha, pois a planta fica bem ativa nesse período, mas eu te recomendaria retirar essas folhas maiores e mais antigas, para incentivar novos brotos.
Se a sua escolha for essa, eu nao podaria os galhos ainda...
aí depois disso, depende do estilo que vc quer dar a essa planta.
acho que ela daria uma horidachi muito linda... de copa horizontal... entende o que quero dizer?

Otra: esse vaso aí eu achei meio em conflito com a planta... eu usaria um oval...
Nuvem_Branca28/06/2005 10:52
Vou pesquisar na net esse estilo, para ver qual é! ... Obrigada pela sugestão!

Vaso... em conflito, como?
Nuhumnaion28/06/2005 11:02
Olá Nuvem!

Hokidachi é o estilo "vassoura", são bonsai com uma copa bem cheia...

Sobre o vaso, deixa pra depois, só quando o bonsai estiver na forma final... aí sim você vai poder escolher o vaso certo...
Alexandre S. Coelho28/06/2005 12:04
Oi Sonia

A espécie não sei qual seria....lingustro???
mas na escolha da frente desta planta, as fotos 2 ou 4 devem ser as melhores opições !

abraços

PS: depois coloca as fotos no fórum: MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO.
Nuvem_Branca28/06/2005 12:33
Na escolha da frente ainda estou indecisa... até porque tb gosto da 3!!! 😄
Guga28/06/2005 12:49
Nuvem Branca,

Gostaei mais da foto 4... 😂
É a que mais me agradou, acho que tb é a que Alexandre se agradou, não foi Alexandre? 😎
Ai fica um palpite para você trabalhar. 😂

Abraços,
Serginho28/06/2005 13:44
A espécie parece ser um "Lingustrum sinensis".

Quanto a frete da planta eu escolheria a segunda de cima para baixo. Acredito que com uma aramação legal e algumas podas, sempre buscando a triagulação da copa, você tera em pouco tempo uma bela árvore, tendo em vista que esta espécie é bem vigorosa.

Para diminuir o tamanho das folhas, aconselho defolhar no verão cortando também as pontas dos brotos para evitar o excessivo crescimento dos galhos.

Qual o tamanho desta árvore?

Tem um grande futuro para ser um excelente shohin.

Espero ter ajudado um pouco com a minha postagem.

Abraços,
Sérgio Barbosa.
Nuvem_Branca28/06/2005 14:08
Oi Serginho,

O bonsai tem cerca de 12 cm.

Disseram-me para não defolhar, porque isso só se fazia em arvores de folha caduca, e o ligustrum é de folha persistente... o que me deixou em duvida, porque já li num site que esta arvore tem a folha caduca... confesso que estou um pouco confusa com esta história!

😲 😲

as pontas dos brotos... são aqueles rebentos novos e enormes!?!?!?

Obrigada pelas dicas!!! 😄
Mmeruje28/06/2005 14:49
Existem ligustrum de folha semi-caduca mas isso nao acontece no nosso clima - tanto brasileiro como portugues.

Cumprimentos,
Nuhumnaion28/06/2005 15:32
hahahaha caramba viu, to vendo que vou comprar outra árvore... to muito empolgado com as fotos de bonsais por aqui!

Reconhecer espécies realmente não é comigo.. podia jurar que era um Ipê, ou sei lá.. rsss 😂
Illex28/06/2005 15:36
Acredito ser um Ligustro tbm. As folhas estao meio grandes mais a desfolha a de ajudar. T+

Abraços:

Illex
Mmeruje28/06/2005 15:58
Sonia : Se vive perto do Algarve existem por ai dois centros de bonsai . Um em Tavira - O jardim do bonsai e outro em Lagoa - Bonsai Centro Lagoa.

Pensa em tirar um curso talvez e ficas com mais algumas noçoes.

O bonsai que apresenta é sem a minima duvida um ligustrum.

Na proxima epoca de transplantes, para esta especie é o mes de fevereiro / março no clima portugues, efectue-lhe um transplante e altere o vaso... Ai trabalhe um pouco o nebari do bonsai ( nebari sao as raizes mais grossas que dão a sensaçao de agarrar a arvore á terra ) e remova na copa os ramos cruzados e sem jeito 😄

Cumprimentos a todos,
Nuvem_Branca28/06/2005 16:09
Olá morava no algarve até à 1 ano atrás quando me mudei para Santarém, de qualquer forma costumo lá ir com alguma frequência.

Hoje por acaso encontrei na net a morada do de tavira, por acaso não sabes mais ou menos onde é esse de lagoa?

Provavelmente vou ter de lhe fazer um transplante, pois ele parece-me ter muitas raizes, já se vêm algumas a espretar por baixo no buraco do vaso!

Mudo para um vaso maior?

Obrigada pelas dicas! 😄
Mmeruje28/06/2005 16:44
Quando se faz o transplante cortam-se raizes. Penso nao ser necessario um vaso maior... Na minha opiniao mudaria para um vaso de formato diferente... talvez oval .

Quanto ao centro de lagoa : Estrada Nacional 125 ( Em frente á mestre maco )

Cumprimentos,
Nuvem_Branca28/06/2005 17:01
Obrigada!!! Já sei onde é... nem fazia ideia que estava lá!!!
Antonio Castro28/06/2005 17:02
Olá Sónia Fragoso (Nuvem_Branca)

Se agora está em Santarem, provavelmente será melhor aproveitar umas reuniões dos nossos amigos do GBL "Grupo Bonsai Leiria".

Quanto ao transplante, por agora seria mais prudente, aguardar pela próxima época.

Cptos.

Castro
Nuvem_Branca28/06/2005 17:09
Leiria... deve ser a cerca de 1 hora daqui, não?!?!?!

Reunião???? ... o que fazem lá? a que dia é? em que sitio? como funciona?
Fábio28/06/2005 21:26
Frente
Gostei mais da foto 4 como frente. 😉