apertamento + sucesso?
Nuhumnaion28/06/2005 15:47
apertamento + sucesso?
A dúvida é simples: Moro em apartamento, e no outono/inverno o sol não bate diretamente na minha varanda (por causa dos prédios em volta do meu... 😠 )
tenho só um pré bonsai de buxus, e nunca tive um bonsai de verdade, com medo de matá-lo por falta de luz...
Agora me empolguei e quero um Ficus pra fazer mamê... tem jeito? 😕
e outras espécies que viveriam bem nessas condições?
valeu!
daelin28/06/2005 16:33
Eu tenho um ficus retusa e andei lendo sobre essa especie. Pelo que vi, é uma especie que resiste bem em ambientes internos.
O meu pega um solzinho de manha, mas o resto do dia ele fica em um lugar iluminado, mas sem sol direto.
Tenho uma cerejeira que esta nas mesmas condicoes, e esta muito bem.
Fábio28/06/2005 21:16
Ficus
Sempre ouvi dizer que o ficus agüenta bem a sombra.
Boa sorte! 😉
Fábio
Angela Fernandes28/06/2005 21:34
Oi NUHU..... !!!!!!!!!
Tudo bem por aí ???
Também moro em apErtamento e não vejo problema algum. Eu moro num que tem varanda, mas conhço um amigo que só utiliza as janelas e tem plantas belíssimas.
Dá para ter Bonsai SIM !!!!!!!!!!!
Começe com Ficus, esta planta é divina.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuhumnaion28/06/2005 21:57
e aí pessoal!
é isso ae, resolvi começar minha coleção...
de prima vou querer um ficus, uma serissa, e o buxinho, que já tenho.
mais pra frente, qdo eu já tiver acertado a mão, quem sabe um acer, né? hihihihihih 😉
Angela Fernandes28/06/2005 23:16
Oi NUHU... !!!!!!!!!!!!
Que bom que você está esperto...
Acho que as escolhas estão sendo corretas.... ficus, serissa.... agora sobre buxinho não posso falar nada. Ele não gosta de mim e eu não gosto dele.
Espero que tenha sucesso.
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuhumnaion29/06/2005 11:08
hahahaha sabe que eu tô até me dando bem com o meu?
é que buxinhos são rebeldes... espera secar, molha de monte, espera de novo, molha de monte ehahahah
é engraçado, porque já tive 3 pré de serissa, os 3 morreram. Mas tudo bem, vou insistir!
Agora só vou precisar achar algum lugar que venda bonsai... aqui perto de casa, além das lojas de jardinagem, ninguém mais vende... 😕
baratinho, por favor, hein? ahahahhaha 😂
P.s.: Nana pode?
Fábio29/06/2005 13:52
Serissa
Nuhu,
Dizem que a serissa gosta muito de água e algumas pessoas a cultivam com um pratinho de água abaixo do vaso. Quem sabe não é esse o seu problema?
Abraço,
Fábio
Nuhumnaion29/06/2005 14:19
olha só, num sabia dessa...
será que foi falta de água mesmo? eu fazia o esquema do dedo: se grudasse terra no dedo, deixa mais um pouco. Se não grudasse, molhava.
Nuhumnaion19/12/2005 18:25
Galera, to dando uma de coveiro e desenterrando esse tópico pra perguntar mais:
vou aproveitar esse fim de ano que tenho uma semaninha de folga pra já armar o circo! comprarei umas 5 bacias e nelas colocarei:
- 1 buxinho
- 1 ficus (vou tentar achar)
- 1 Pingo-de-ouro
- 1 serissa
- 1 azaléia (bem novinha, para trabalhar um Han-kengai nela)
Estive com receio para pegar uma Jabuticabeira também, mas vou deixar pra depois, quando estiver acostumado com o ritmo dessas que comprarei agora.
O que vocês acham? além das que já tinha em mente, escolhi o Pingo-de-ouro, que é uma planta rlativamente fácil de cuidar, dá resultados um tanto rápidos, e encontro com muita facilidade por aqui
os planos são esses por enquanto, e não abro mão do Ficus! esse eu quero, eu quero, eu quero! 😂 😂 😂
aliás, como faço pra não me passarem a perna e me empurrarem outra planta que não seja o ficus? pois eu dei uma olhada no retusa e é bem parecido com o buxinho, tem outra espécie que se assemelha a ipê, como eu o identifico com certeza?
Angela Fernandes20/12/2005 00:47
Oi NUHU.... !!!! 😂 😂 😂
Legal... vamos ao trabalho.....
Bacias, idéias e achar as plantas !!!
Tchan ! Tchan!!! Tchan !!!!!!!!!1
Achei !!!!!!!!!!!!
Ficus.... existem perto de 900 (eu li isso) espécies.... O retusa é ótimo !!!
Serissas... belas, calliandras, eugênias, bugainvilea, jaboticabeira, carmona, ulmus.... agora.....
PINGO DE OURO é outro departamento que tem que estar de plantão eterno..... PINGO DE OURO REQUER MUUUIIITTOOO SOL, sol pleno de fato... Eu não arriscaria....
Peça a opinião dos expert´s de plantão.... A planta é super bela, mas...
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Nuhumnaion20/12/2005 21:24
Então tá, tudo bem, sem pingo-de-ouro... 😂
Planos foram feitos para serem mudados!
Posso ter carmonas? e Ulmus????
E cerejeira? Morro de vontade de ter uma cereja-anã, mas tenho medo dela sofrer por falta de sol... mirtáceas em geral são boas pra isso?
Por enquanto, as 5 bacias (troca-troca ahahaha 😂 ):
Buxinho
Ficus
serissa
carmona
cereja-anã
que tal agora? a azaléia eu deixo pra depois e faço o Han-kengai na serissa...
Piracanta é planta de solzão? curto pacas ver fotos de piracantas com frutos... deve dar um orgulho quando as plantas dão frutos/flores.... minhas serissas já foresceram uma vez, no tempo em que elas estavam bem... foi uma festa aqui em casa ahahahahahah minha mãe adorou as florzinhas brancas
opinem mais, enquanto eu ainda não comprei as mudas =P
p.s.: mudei o título do tópico, agora tá mais de acordo com o rumo que a prosa tomou \o/
Fábio21/12/2005 00:18
.
Cauê é mais fácil do que Nuhumnaion, vou te chamar assim agora, ok?
Cauê,
Também moro em apartamento e tenho ulmus, cerejeira e carmona. Por enquanto estão todas bem, apesar da minha carmona ter pegado um fungo, mas já está se recuperando. Agora o problema é formiga, rs.
Não conheço o bastante para opinar sobre cerejeira, mas a minha está indo bem...
Piracanta, sou um grande admirador dessa planta. Também acho fantásticos os frutos. Só me falta conseguir a muda. Por isso ainda não posso dar opiniões.
Enfim, acho que fez uma boa escolha de espécies. Pode apostar!
Abraços e bom cultivo!
Fábio
Maicon Spaniol22/12/2005 09:08
Oi gente!
A cerejeira gosta de sol, mas nao do sol do meio dia poupe ela das 11 ate as 15 hs.
Mas se o seu intuito é faze-la frutificar tenhu uma coisa dificil de lhe dizer... hehehehe Ela so frutificara dependendo da sua regiao pois ela necessita de 1800 hs de frio (abaixo de 10°c).
Sem essas condições dificilmente frutifica, ela até floresce mas todas as flores caem. =9(
Por sorte minha cidade tem todas as estações bem definidas, verão faz calor de matar, já no inverno chega a doer! hehehehehehehe e isso me da um bom leque para cultivar plantas! Mas é uma pena que nao posso cultivar o acer palmatum que tanto sou apaixonado! É uma tristeza!!
🙁
Grande abraço
Nuhumnaion22/12/2005 12:15
ok, cereja não rola, mas eu ainda quero uma mirtácea!
Pitanga ou Jabuticaba? Ouvi falar de uma tal de Cambuí (Mycia selloy, se não me engano) também
é engraçado, eu tô aqui fazendo mil planos e nem sei onde arrumar essas plantas 😂 😂 😂
Fábio22/12/2005 21:11
.
Pitanga e jabuticaba são duas plantas muito bonitas, mas prefiro a pitanga. Apesar de achar fantástica a jabuticabeira depois de frutificar. Imagine só que legal o bonsai pequeno com as jabuticabinhas. Show!
Certa vez, li no site do GBN (Grupo de Bonsai de Niterói) que a pitanga é uma das plantas que melhor representa o bonsai brasileiro e também há pessoas de outros países que criam estufas só para poder ter uma pitangueira.
Enfim, boa escolha!
Fábio
gago23/12/2005 09:15
olaa Nuhu,
eu acho que tive tanta preocupaçao ou ate mais que voce aqui nao tem varanda e no outono/inverno aqui tambem fica sem sol, so bate 3 horas por dia nessa epoca contanto que deixe na claridade acho que vinga legal
a unica especie que encontrei dificuldade em criar aqui foi uma tuia, fora isso todas as especies estao crescendo firme e forte 😉
abraços