Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Floração Calliandra haematocephala

edson060515/08/2008 09:24
Floração Calliandra haematocephala
Amigos,
aí está uma Caliandra que comprei apenas para matriz. Até onde pude identificar trata-se de uma Calliandra haematocephala, muito difícil de se encontrar em minha região. Como eu disse, a planta não foi trabalhada porque o objetivo é fazer algumas mudas por alporquia, mas seguem as fotos desta tímida floração por se tratar, na minha opinião, de flores de uma singeleza e delicadeza ímpares...

Abraço a todos.
Edson.
pauloventura15/08/2008 14:05
Caro Amigo! Edson!
Tambem tenho esta éspecie por aqui ,realmente são flores
delicadas e de pouca duraçáo porem é uma planta de rápido
crecimento que em pouco tempo forma belos troncos ,no meu
ponto de vista a maior dificuldade com ela é a densificaçao dos
galhos o que torna difícil estilos de copa fechada.
Tem tambem a de flores amarela vc identifica pela folhagen
mais clara.boa sorte com sua matriz ,logo logo teras muitas
mudas,é ótima de se prop/por alporquia.
G abraço.
Pv
Rinaldo16/08/2008 08:18
Parabéns pelas fotos, a flor é linda mesmo muito delicada.
Gostei muito da sua idéia de alporquia, comprei esta semana três mudas da vermelha ja grandes e não tinha pensado em alporquia fiz algumas estacas mas deixei uma sem mexer vou tentar a alprquia na q não mexi(a q comprei parece ter as folhas bem menores é outra variedade?), valeu pela dica.
Abaço
Rinaldo
edson060516/08/2008 09:51
Rinaldo,
realmente o tamanho natural das folhas depende da espécie. A vermelha Calliandra tweedii tem a folha maior que a rosa Calliandra selloi. Tem ainda algumas nativas do Nordeste que possuem folhas ainda menores: Calliandra depauperata e Calliandra spinosa. Uma dessas duas últimas, não me lembro qual, tem as menores folhas que todas...
Quanto a propagação, não sei dizer se pega bem de estacas mas penso que é melhor fazer com estacas de ponteiros.
Abraço.
Edson.