nabase15/08/2008 20:30
Que planta é essa?
Alguém saberia informar que planta seria essa?
Agradecido pela ajuda.
Natalino Sampaio
edson060516/08/2008 10:15
Natalino,
os amigos bonsaistas do Nordeste pode dar uma opinião mais abalizada, mas acho que é uma
Calliandra depauperata:
A informação foi colhida neste site:
http://www.cnip.org.br/bdpn/ficha.php?cookieBD=cnip7&taxon=3847
Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
pauloventura16/08/2008 11:09
Caro Amigo Natalino !
A 1ª vista me paresse ser a caliandra ( surinamense)
mas por foto é dificil de afirmar aguarde outras opiniões
G ab
Pv
Alberto Alves16/08/2008 14:23
Vendo a segunda foto também fico com a caliandra surinamensis,a terceira foto me parece que já é outra espécie.
abração
Ferreira16/08/2008 18:03
Palpite
Pelas folhas é possível afirmar com razoável certeza de que se trata de uma espécie de Calliandra. Provavelmente não é C. depauperata, que tem folíolos diminutos, mas uma outra das mais de 200 espécies do gênero. Talvez seja C. surinamensis, mas só com uma foto mais próxima e com mais foco seria possível afirmar com alguma certeza.
nabase16/08/2008 21:49
Pessoal, boa noite!
Esta planta foi fotografada em União da Vitória, no Paraná, quando lá estive. O pessoal de lá me informou que lá ela é conhecida como "planta do tempo", pois quando ela florece, sempre chove. Eu acho que é uma Calliandra, mas não tenho certeza e também, aso seja, não saberia dizer de qual variedade.
Trouxe algumas sementes e mudas. Vou fotografa-las e vou postar aqui para ver se tiramos a dúvida.
Agradecido pela ajuda. Um abraço à todos.
Natalino Sampaio.
ps. ela tem a flor "cor de vinho", como me falaram lá.
SEKI - Elio Luis Secchi17/08/2008 20:01
Natalino,
De fato é uma caliandra das duas que temos em abundância aqui no sul.
Esta apesar de dizerem ser cor de vinho na verdade é a de cor rosa, que varia de itensidade. Na cultura popular deferenciamos as duas por caliandra rosa ou caliandra vermelha. Mas todo o pessoal do interior a observa como você colocou com relação ao tempo pois ela abre as flores com maior intensidade antes da chuva.
O nome dela é caliandra Seloi.
abraços
nabase04/09/2008 10:42
Plantei várias sementes desta Caliandra e as mudinhas que trouxe (5 no total) foram plantadas. Duas estão brotando... as demais acho que não vão vingar.
Vou aguardar a brotação das sementes. Vou fotografar as mudas e já posto aqui.
Natalino Sampaio
Franciane21/10/2008 12:47
Olá, será que a minha é surinamense ??

pauloventura23/10/2008 22:08
Cara Amiga Franciane !
Esta sua é sem duvida,.
G abraço.
Pv,
Alberto Alves23/10/2008 22:22
Falando na Surinamensis alguem aí já vez alporquia nesta espécie?
Alcides Junior24/10/2008 09:24
Calliandra.
Com certeza é uma calliandra, em união da vitória tem muitas.
Quando está para chover ela se fecha, digamos que fica bem magrinha...
Quando esteve em união da vitória Natalino, estou a 25 minutos de lá, poderiamos ter trocado umas palavras sobre bonsai.....
Quem sabe na próxima vc me avisa e marcamos um bate papo sobre nossas experiências no bonsai.
SEKI - Elio Luis Secchi24/10/2008 16:03
Natalino, agora observando melhor posso te afirmar com muita convicção que a sua caliandra é a brevipes.
Todas as características de tamanho de entrenós e cor das folhas e do calule, levam a isso, além do principal fator que é a região onde foi coletada que tem a brevipes em abundância. Se fosse coletada no nordeste seria outra história.
Alberto, as caliandras respondem muito bem a alporquia.
Retirei mudas de alporque da caliandra brevipes e da twedii, em galhos mais grossos que um cabo de vassoura, com enraizamento em apenas 60 dias. É muito fácil.
abraços
Elio