Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolhando uns ficus...

Alexandre S. Coelho17/08/2008 19:55
Desfolhando uns ficus...
Oi pessoal

Aproveitando que está terminando a estação das chuvas aqui em PE, desfolhei alguns ficus 😈
O bom na desfolha é poder ver a estrutura dos galhos e ajustar alguma coisa que passa despercebido com a copa "cheia" 😉

Este já está com a folhagem crescendo, pois tinha feito a desfolha no mês passado.
marco_avelar17/08/2008 21:23
Alexandre gostei muito dos seus ficus 😄 , principalmente o primeiro. As raizes aéreas dele surgiram naturalmente ou você as estimulou?
edson060518/08/2008 10:22
Alexandre,
belas plantas!!! Gostei da delicadeza daquele três troncos e sobretudo da imponência deste primeiro exemplar!! Eu já o havia visto, porém com mais folhagem e menos raízes aéreas numa foto de fundo azul...
Show ❗ ❗
Mais uma vez, parabéns!!
Abraço.
Edson.
fabianoscosta18/08/2008 11:22
Belíssimas plantas, todas! sem excessão!!!

abraço e parabéns amigão,
Fabiano.
pauloventura18/08/2008 11:41
Caro Amigo Alexandre !
Táva escondendo o ouro da gente héeemm,belos trabalhos
nestes Ficus meu velho,parabens quando for possivel discrimine
as variedades pra nos ta certo,.
G abraço.
Pv
Rodrigo Zanchetta18/08/2008 11:51
Alexandre,

primeiramente parabéns pelas belas plantas!

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas com vc. Também possuo 2 Ficus e estou querendo fazer a desfolha por agora, queria saber de você qual a finalidade da desfolha somente da metade da folha?? (aparece no seu mame) Já vi isso antes numas plantas do Hobus, numa postagem em outro fórum, mas não sei a função.

Ainda não fiz nenhuma desfolha nessas plantas e gostaria de qualquer conselho seu a respeito da espécie. Por exemplo, se após a desfolha a exposição ao sol continua normal, quatos pares de folha você deixa por galho, etc.

Obrigado!!

ps: Paulo Ventura, acho que todos são da espécie Ficus retusa
Marcos Castilho18/08/2008 13:37
O primeiro Ficus parece ter troncos trançados. É isso mesmo Alexandre???
Diego Lima18/08/2008 15:18
Alexandre....

Parabéns pelas belas plantas!

Tenho alguns fícus e espero que eles sigam os mesmos caminhos que os seus...
E espero ver alguns desses seus exemplares pessoalmente... 😄 😂 😂

Abraços....

Diego de Lima
Marcos Paulo Duarte18/08/2008 23:08
Olá Alexandre,

muito bonitos os teus ficus

parabéns pelas plantas, todas mostram o bom trato que recebem

um abraço
Ricardo Paiva19/08/2008 01:49
Alexandre, parabéns. Algumas plantas eu já conheço pois você já as postou antes e é muito bom ver a evolução.
O 1º ficus esta cada vez mais divino.
Alexandre S. Coelho19/08/2008 09:23
Oi pessoal

Marco
as raízes aéreas surgem naturalmente! As vezes, quando pretendo direcionar alguma, e está num tempo muito quente, uso canudinhos plásticos para proteger a ponta até chegar ao solo 😉

Edson
atualizando as fotos nós podemos ver a evolução dos trabalhos! A ação do tempo e paciência também é primordial!

Fabiano
obrigado mesmo amigo!!! Algumas ainda precisam de algumas intervenções mas também acredito que estão indo bem 😄

Paulo
a maioria dos meus poucos trabalhos já foram postadas, gostaria de poder ter muito mais que posso... quem sabe um dia 😉
O 1º, 2º e último são retusa . O 3º e 5º são green island , o chinês, australiano... e o 4º é um boni .

Rodrigo
eu faço desfolha de uma a três vezes ao ano e somente nas variedades do f. benjamina, como os variegatas ou boni, é que deixo metade da folha. Não é regra geral, mas as vezes estas variedades secam algum galho quando totalmente desfolhados. Então não arrisco 😉
Depois da desfolha as plantas ficam normalmente expostas ao sol, exceto se fizer também um transplante. Corto todas as folhas e brotos dos galhos, se a desfolha for total. O mais importante é a árvore estar com boa saúde!

Marcos Castilho
Realmente parece trançado mas não é... esta planta foi coletada num muro das ruas do Recife há anos!

Diego
Oportunidades não faltarão! Espero também poder ver os seus ainda melhores que os meus ❗

Marcos Paulo
obrigado pelas palavras que motivam ainda mais a cultivar esta arte ❗

Ricardo
pois é meu amigo, como comentei antes, o tempo é também um dos principais modeladores de nossas pequenas árvores!

Obrigado a todos ❗ ❗ ❗
Alexandre S. Coelho31/08/2012 14:47
"Desenterrando" o tópico... 😄 😄 😄

Quatro anos se passaram e os ficus continuam evoluindo...
Agora fotos com a folhagem 😉 :

O pequeno F. benjamina acabou morrendo, então segue foto de outro (metade variegata) hoje mais apresentável 😮
AguiaR31/08/2012 22:59
Eita, que beleza! 😄

Alexandre, meu caro, espero um dia chegar onde você está! 😛

Grande Abraço
JOICIMAR MAGGIONI31/08/2012 23:56
bom trabalho belíssimas plantas!!!!
Gustavo Ribeiro03/09/2012 13:17
Alexandre,

Tenho um retusa , e quero encurtar a brotação dos galhos , estao apenas nas pontas posso fazer uma poda mais radical , sem perder os galhos!!??

abraço..
Edson M. Mori03/09/2012 15:31
Alexandre, belas plantas e parabéns
Alexandre S. Coelho05/09/2012 21:11
Obrigado a todos pelos comentários!!!

Gustavo Ribeiro escreveu:
Alexandre, tenho um retusa , e quero encurtar a brotação dos galhos , estao apenas nas pontas posso fazer uma poda mais radical , sem perder os galhos!!?? abraço..

Gustavo
no retusa pode mandar ver nas podas! Os F. benjamina é que fica arriscado secar algum(s) galhos(s) 🙁
Lucinei Reis06/09/2012 18:48
Ótimos trabalhos mestre !!!!!!!!!!
marcio gabiatti07/09/2012 11:28
Parabens Amigo Alexandre todas estão magnificas.

abraços...