Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Charles (acer sobre pedra)

123
Charles29/06/2005 11:07
Charles (acer sobre pedra)
Oi pessoal...

Seguem fotos de um acer tridente estilo sekijôju (raiz sobre pedra).
Achei interessante mostrar a mudança da coloração das folhas, com a entrada do inverno.
Nesta foto, feita na Exposição do Jardim Botânico em 04 de junho, já se notam algumas (poucas) folhas com as pontinhas mudando de cor.

Foto feita ontem, 29 de junho, onde já predomina a cor de outono (inverno).

Detalhe das folhas

Ao final do inverno, caso não tenham caído todas as folhas, eu podo as restantes, preparando para a brotação da primavera.

Abraço,
Charles
Guga29/06/2005 11:13
Charles,

Não sabia e não sei nada sobre acer, essa cor das folhas são lindas, viajei legal... 🙄 😲
Belo trabalho ❗ 😉

Abraço
Nuvem_Branca29/06/2005 11:29
Indissima!!!! Parabéns!! 😄
Alexandre S. Coelho29/06/2005 13:04
Caramba Charles!!!

Essa foto é digna de uma capa de revista...!!!

ANGELAAAAAAA... fala aí com o pessoal da editora Casa Dois fazer uma visitinha ao Charles!!! 😈 😈 😈 😂 😂

abraços
Fábio29/06/2005 13:49
Acer
É isso aí Alexandre!!!! 😈 😈 😈

Charles,

Muito legal mesmo o seu acer! 😉
Só me tire uma dúvida: esse acer mudou de coloração em São Paulo?
Pensava que o clima do sudeste não permitia a alteração da cor do acer. Acreditava que ele ficaria verde o ano inteiro aqui em nossa região.
Abraço!

Fábio
pedro pires29/06/2005 14:02
belo bonsai!
Illex29/06/2005 14:07
Charles meus parabens, lindissima arvore. Mto bonita msm.

Abraços:

Illex
Charles29/06/2005 14:31
Re: Acer
Oi pessoal....

Guga...
Acho legal voce tentar trabalhar com um acer, mas recomendo o tridente, porque é o que tem se mostrado mais resistente. Ele nao exige tantos cuidados como o palmatum e suas variações!.. vale a pena experimentar!
Valeu!

Nuvem... legal que voce tenha gostado! Obrigado! 😄

Alexandre...
Exageros a parte... valeu cara!... agradeço seu elogio! 😄

Fabio... ele fica assim aqui em Sampa mesmo. Engraçado que tenho alguns tridentes, e eles não têm o mesmo comportamento ao mesmo tempo. Alguns demoram mais para ter esta cor... outros nem fica, apenas as folhas vão ficando feias e caem. Confesso que não sei a razão para isto! 🙄

Pedro.. Illex.... legal... agradeço os elogios... 😄

Eu sou suspeito porque gosto muito de acer. Infelizmente, não consegui cultivar outras variedades com a mesma facilidade do tridente. Tem sim o miyassama, que também é bastante resistente. Mas para o clima daqui, decidi por ter apenas estas duas variedades...

Abraço,
Charles
gago29/06/2005 19:31
essas cores sao muito "doidas" mesmo!!!! D++++
Antonio Castro29/06/2005 19:57
Oi Charles 😄

Conforme já respondi noutro local, está um espectáculo 😄 mtos parabéns

"Ena, coisa linda...ora ai está, porque essa é uma das minhas espécies preferidas.

Fico mto feliz, por ai se conseguir com eles, essas cores espectaculares.

Bonito exemplar, sem dúvida" ficamos a aguardar mais evoluções, Ok
No inverno tambem são bonitos.

Abraços

Castro
jackson29/06/2005 20:36
Charles, charles, charles.........

como sempre dando um banho de bonsai em todos nós, e somos todos gratos com imagem tão linda.

se puder, poste quando perder as folhas.

PARABÉNS!
Angela Fernandes29/06/2005 21:02
Oi Charles !!! 😉 😉 😉

Pisa ! Esnoba ! Humilha!!! Vai !!!!!! Bate !!!!!!!!!!!! Coloca a gente lá embaixo !!!!! Você pode !!!!!!!!!!!! 😄 😄 😄

Paremos de brincar !!!!!
Charles, magnifico trabalho, realmente digno de sair na revista da Casa dois . Vamos escrever para lá sim, Alexandre !!!!!!! Ajudem-me !!!

Sempre achei o Acer uma planta digna de um bonsaista possuir. Mas aqui, nem o tridente consegue sobreviver. Ganhei uma pequena muda do Nelmar e depois de 1 mês ele "bateu as botas". Como sou insistente, vou continuar pedindo ao Nelmar outra muda.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Charles30/06/2005 09:32
Oi pessoal... tudo bem?

Gago, Castro....
sou obrigado a concordar com voces! 😮ops: 😄 .... Também acho essas cores lindas! Este ano elas resolveram mostrar as caras!.... Mas confesso que prá mim também é loteria.... as vezes acontece... outros anos fico na saudade!!!... 😲

Jackson...
Obrigado cara!... voce sempre gentil nos comentários. Combinado... vou colocar foto dele sem as folhas. Também gosto bastante de ver apenas a estrutura...

Angela...
Voce entao.... é um caso à parte.... "hors concours"... 😂 😂
Além do bonsai, reserva um tempinho prá ilustrar historinhas para aquelas tirinhas de jornais! 😂 😂 😂 Com ambos voce vai se divertir, mas com as tirinhas, garanto que voce vai ganhar dinheiro prá caramba!
Valeu muito mocinha!.... agradeço seus elogios...

Abarços a todos,
Charles
Lando30/06/2005 13:00
Amigo Charles,

Sempre que vejo um novo post de sua autoria nesta seção, sei que serão elogios...

Na arte bonsai brasileira, sem sombra de dúvidas, você é o nosso "hour concours"!

Por mais este magnífico bonsai, meus parabéns!

Um abraço desta pessoa que te admira.

Até mais,
Charles30/06/2005 20:26
Oi Lando... tudo bem?

Cara... muito gentis suas palavras.... valeu mesmo! 😄
São muito motivadoras mas, francamente, tenho que dar um grande desconto nelas!
Eu tenho aprendido muito com todos os colegas nestas trocas de experiências. Assim, partilhar meu trabalho é o mínimo que tenho a fazer.
Considero porém, que tudo o que mostro é um pedaço do caminho, ainda longo, que tenho (e quero) percorrer!
Temos aqui vários colegas com trabalhos belíssimos e que me têm sido muito inspiradores.

Grande abraço,
Charles
Guga01/07/2005 07:28
Re: Acer
Charles escreveu:
Oi pessoal....

Guga...
Acho legal voce tentar trabalhar com um acer, mas recomendo o tridente, porque é o que tem se mostrado mais resistente. Ele nao exige tantos cuidados como o palmatum e suas variações!.. vale a pena experimentar!
Valeu!

Nuvem... legal que voce tenha gostado! Obrigado! 😄

Alexandre...
Exageros a parte... valeu cara!... agradeço seu elogio! 😄

Fabio... ele fica assim aqui em Sampa mesmo. Engraçado que tenho alguns tridentes, e eles não têm o mesmo comportamento ao mesmo tempo. Alguns demoram mais para ter esta cor... outros nem fica, apenas as folhas vão ficando feias e caem. Confesso que não sei a razão para isto! 🙄

Pedro.. Illex.... legal... agradeço os elogios... 😄

Eu sou suspeito porque gosto muito de acer. Infelizmente, não consegui cultivar outras variedades com a mesma facilidade do tridente. Tem sim o miyassama, que também é bastante resistente. Mas para o clima daqui, decidi por ter apenas estas duas variedades...

Abraço,
Charles

Pois é Carles,

Vou tentar conseguir umas sementes ou até mesmo quem sabe uma muda de acer para mim.... 😂 😂 😉 😉 😎 😎

Abraço,
Mário A G Leal05/07/2005 21:31
Charles, você mostra o seu trabalho de uma forma completa. Árvore, vaso e composição. Demonstra para todos nós a sua competência e dedicação.
Foi um prazer conhecê-lo por Mandaguari e mais ainda vê-lo trabalhar aquele shimpaku. Bom mesmo!
Angela Fernandes05/07/2005 23:56
Amigo Mário !!!!!!!!! 😂 😂 😂

Por quê o Charles é tão "HUMIRRRRDDEEE " !!!!!! ❓ ❓ ❓
Precisamos "fazer a cabeça dele" para deixar isto de lado e mostrar todo o potencial dele..... concorda ???????????

Abraços

Mário A G Leal06/07/2005 01:04
Angela, de fato o Charles é uma pessoa bastante centrada e coerente.
Charles07/07/2005 11:19
Oi Mario...
Valeu mesmo!... agredeço demais suas palavras!
Foi mesmo muito legal finalmente nos conhecermos pessoalmente!
Aquele shimpaku tenho apenas as fotos dele sem trabalhar.
Assim que possivel coloco fotos do "antes e depois".
Alguns trabalhos feitos por algumas das feras presentes me deram vontade de matar saudades dos "shimpakinhos". Havia anos que nâo me "empolgava" muito com eles. Estou revendo meus conceitos... 🙄

Sobre este acer, este ano ele me presenteou com esta coloração bonita! Não acontece sempre. Por isso divido aqui com todos...

Oi Angela....
O que é isso mocinha??? 😲 😄
Afinal, já partilhei aqui com voces umas 4 "humirdades" minhas!!!! 😄
Se nesse ritmo, meu estoque de "humirdade" acaba amanhã! 😈
Tenho "falado" feito um papagaio por aqui!!! 😮ops:

Agora, se faço isso, parte da "culpa" 😈 é do próprio ambiente do forum, que nos deixa a vontade e expor, comentar e debater, criticar, sempre num clima muito positivo.

Abraços,
Charles
Olavo12/07/2005 14:17
Bom...

Eu me acho até meio suspeito pra falar pq sou um admirador dos trabalhos e da pessoa que é muito boa gente...

Só vendo a coleção inteira pra entender o tamanho do trabalho do Charles...

Qua alias faturou todos os prêmios junto com o Sérgio lá no botânico e não foi por acaso algúm e sim por merecimento!

Parabéns por mais este pedacinho do teu caminho!!!! 😄
Angela Fernandes12/07/2005 22:20
Oi Charles !!!! 😂 😂 😂

Cada vez fico mais curiosa em saber porque o acer tridente não se dá bem aqui na minha terrinha..... 😮 😮 😮

Creio que vou insistir em começar a trabalhar numa planta desta e ver no que vai dar..... Será que obterei sucesso ????

Abraços

Charles13/07/2005 11:25
Fala Olavo!....
Mandou bem!.... voce é suspeito mesmo! Mais ainda depois daquelas biritas no Hotel Ma Zonas... 😈
Brincadeira cara..... descontos a parte, agradeço seus comentários. Valeu mesmo!

Angela...
Acho que vale a pena insistir, mas apenas com o acer tridente ou miyassama. O palmatum e suas variçaões não devem mesmo resistir. Nem aqui vão bem.
Acho que o maior problema é calor e vento. Se tiver os 2 juntos, pode ser fatal.
Assim, te recomendo colocar no local mais fresco (menos quente) e protegido de vento. Sol não pode faltar, mas um sombrite 50% deve resolver.
De resto... torcer muito!....

Abraços,
Charles
Sergivaldo13/07/2005 18:28
OLá Charles,

Só tenho mesmo é que agradecer-te por compartilhar conosco fotos de algumas das tuas belíssimas plantas.

Este ácer é lindo demais; a coloração que ele assume é fantástica: PARABÉNS!!!

Me tira uma dúvida: essa planta é a mesma que foi apresentada no programa do Jô Soares?

OLavo, concordo contigo: vi as fotos da Exposição do Jardim Botânico e não fiquei com dúvidas, pois as plantas do nosso amigo Charles e do Sérgio Siqueira fazem jus a qualquer prêmio.

Um abração,

SErgivaldo
Charles14/07/2005 10:29
Grande Sergivaldo!.....

É gratificante partilhar com todos aqui alguns trabalhos.
Voce, como sempre, gentil demais com as palavras!.. Valeu mesmo! 😄

Este é sim aquele acer que estava no programa do Jô. Apenas naquela época ele estava totalmente desfolhando, visando mostrar o trabalho de aramação.
Aliás, o Jô foi "conferir" como funciona o direcionamento dos galhos pela aramação e confesso que senti um "frio na barriga" quando ele flexionou um galho com aquela delicada maozinha!!! 😲 😈 Afinal... nada de grave ocorreu!.... 😄

Agora ele está perdendo as folhas e até o final de julho estará totalmente desfolhado novamente. Se sobrar alguma, aí entro eu... com uma tesourinha!.... 😄
Aí eu mando outra foto dele, prá fechar o 3o. ciclo das estações! Na primavera vou tentar fazer fotos das novas brotações começando a abrir.

Grande abraço,
Charles
123