Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus retusa (Fusão e mudança de estilo)

edubessa27/08/2008 11:11
Ficus retusa (Fusão e mudança de estilo)
Antes...

parte da planta que fiucava no meio....

Fusão das plantas...

trabalho concluido porém não finalisado pois é um começo de uma longa jornada.

marco_avelar27/08/2008 23:13
Edu eu gostei da idéia. Só acho que esse galho está na mesma altura do galho da direita. Acho que ficaria melhor se ele estivesse um pouco mais alto. 😉
edubessa28/08/2008 08:47
Marcos boa observação eu ja dei uma melhoradinha mais foi baixando um pouco mais o da direita.
Valeu.....
nickyfury29/08/2008 08:21
bonsai
Edu, seu trabalho de enxertia foi bem realizado, porém, creio que manter o galho da direita, localizado abaixo do galho estabelecido com a enxertia, irá criar uma desigualdade, vez que o primeiro galho, naturalmente, tem que ser mais grosso que o segundo, e não o contrário. Mas, em se tratando de ficus, tudo é possível, né? 😲

Todos os trabalhos que executo em ficus, procuro sempre buscar subsidios e informações no site do link abaixo. Espero que ele possa te ajudar tambem, pois é muito instrutivo, visualmente inclusive:

http://www.sidiao.com/photo_e_8.htm

Pela observação da galeria do site, vc poderá comprovar que as técnicas ensinadas realmente funcionam, se bem feitas:

http://hk.geocities.com/sidiao_cheng/2005_e.htm

Muitas dessas plantas foram formadas dessa forma. Não é algo que se faça da noite para o dia, como tudo mais no bonsai, é claro. Mas nada que, com paciência e trabalho meticuloso, não possa ser conseguido por qualquer um que se proponha a tanto, não é mesmo? 😄
edubessa29/08/2008 09:17
Nick.
Muito obrigado pela sua ajuda,realmente o site do Sidião serve de exemplo e inspiração para qualquer um,seguindo sua observação pensei em fazer o seguinte subir esse galho da direita fazendo uma fusão com ele na base, o que acha?
nickyfury29/08/2008 17:54
bonsai
Edu, creio que aí sim vc estaria realmente seguindo um melhor caminho na formação do tronco de sua planta. Ótima idéia, espero que tenha sucesso. 😄
edubessa29/08/2008 20:47
Obrigado meu amigo mais uma vez pela atenção e vou por a mão na massa pra ver no que vai dar.
Abraço.