Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus mamê

Felipe28/08/2008 18:40
Ficus mamê
Salve amigos,

Segue um Ficus mamê, foi feito o transplante a pouco tempo. Falta ainda alguns ajustes, como: diminuição das folhas, melhorar o ápice.

vista de cima.

com uma referência/ copinho de café.

reparem no vaso Potery.

Abraços.
nickyfury29/08/2008 07:41
bonsai
Felipe, parabens pelo trabalho. Ficou interessante, ainda que os galhos estejam muito alongados, e desproporcionais ao tronco. Mas vc pode reduzi-los, forçando brotação mais próxima do caule, ao mesmo tempo em que, se trabalhar com a técnica de deixar crescer e cortar, eles irão aos poucos engrossando junto a base, harmonizando o conjunto. 😄

Faça desfolhas periódicas, para reduzir tambem o tamanho das folhas. Gostei do vasinho. 😄
edson060529/08/2008 10:28
Felipe,
gostei muito do conjunto; a começar pelo capricho da foto de apresentação.
É um belo mame sem dúvida!!
No mais, agora é só ir refinando/ajustando... Parabéns pelo trabalho.
Abraço.
Edson.
Felipe29/08/2008 13:22
é isso aí..agora é só refinamento!!!!
Elio29/08/2008 23:09
Gostei, Felipe!

Tanto que tenho um retusa com esse porte e vou tentar um mamê, assim.

Abraço
Paulo César Morais30/08/2008 01:47
E isso aí, Felipe. seu bonsai está ficando muito bom. vai seguindo o que o Nick recomendou e deixando os galhos mais harmônicos. é questão de refinar sua planta e deixar com uma ramificação mais compacta e densa.
parabéns.
Felipe28/05/2009 20:31
dando continuidade....troquei esta planta de vaso, pois seu desenvolvimento estava comprometido pela falta de substrato. Falta alguns arremates, como: aramar o galho da esquerda, o galho de fundo e ganhar um pouco mais de massa verde. Por isso transplantei-a para este vaso de treinamento e depois voltará para o anterior.
Rafael Spinola29/05/2009 00:01
Muito boa! adoro mames! esse tem um algo mais que o faz mais bonito!
Parabéns!
EZEQUIEL JUNIOR29/05/2009 10:02
Bela planta. Tenho uma desta espécie, acho as folhas dela muito lindas...

Não deixe de ir atualizando...

Abraços
zeluiz29/05/2009 16:35
Parabéns, não gosto muito de mamês mas este seu tá muito lindo.
abraços
zeluiz
fabianoscosta29/05/2009 18:11
Está bem mais compacto heim? Acho que se der uma baixadinha nestes galhos secundários pode ficar melhor, deixar a folhagem mais a nível do galho primário.

Este novo vaso também vai ajudar na compactação pelo fato de reter maior umidade e adubo, ela agora vai bombar, mas acho que depois poderia voltar pra um vaso mais rasinho... acho que isso é preguiça de molhar... 🙄 😄 😄 😄 😕

Abraço meu velho,

Fabiano.
Alexandre S. Coelho30/05/2009 00:05
Oi Felipe

Parabéns pela condução desta pequena!!!

Vai nas boas dicas do amigo Fabiano... e quando voltar para o vaso menor, deixa ele enterrado parcialmente em areia para facilitar o cultivo 😉
Felipe30/05/2009 19:36
Alexandre...quem sabe seja isto que faltava...por isso a falta de desenvolvimento.....vou esperar a planta se recuperar do transplante para fazer as devidas intervenções.
Valeu rapaziada!!!
Luigi30/05/2009 19:39
Parabens pelo trabalho muito bonito mesmo vai atualizando ai pra gente ve o resultado final um abraço e té mais...
ROGÉRIO DIAS31/05/2009 15:20
FÃ DE MAMÊS
MUITO LEGAL MESMO,,,ADORO OS MAMÊS,ESSE AÍ TÁ MUITO BONITO,E COMO BONSAI É UMA ARTE EM MOVIMENTO,,VAI MELHORAR AINDA MAIS.
nickyfury31/05/2009 16:35
bonsai
Felipe, a quantidade de substrato não interfere na relação de crescimento/engrossamento/desenvolvimento da planta. O que ocorre é que a falta de adubação ou a adubação reduzida é quem prejudica esse processo. 😲

Tenho em meu viveiro ótimos mame de ficus, em que a quantidade de substrato é minima, mas em compensação, a adubação é intensa, visando favorecer a brotação com força total. Algo que pode ajudar ainda mais é proteger o tachiagari com um saco plastico, tomando antes a precaução de envolver essa parte da planta com musgo esfagno previamente umedecido com hormonio enraizante. Ao colocar o plástico, cria-se uma micro clima de estufa, que irá propiciar o desenvolvimento de raízes aereas, que são justamente o grande atrativo de um ficus, tenha ele o tamanho que for. 😄

Um adubo excelente que recentemente tive a oportunidade de conhecer e adotar, principalmente para uso em plantas shohin, mame e mini, é o Fosway. Ele é incolor e inodoro, sendo que costumo diluir uma tampinha para cada 10 litros de agua, e depois aplicar essa mistura com um borrifador diretamente no tronco, galhos e folhas. Despejo, tambem, meio copo da mistura no próprio solo do bonsai, sendo que todo esse processo só será necessário repetir após 90 dias. 😄

A vantagem desse adubo é que não causa mau cheiro ou odor forte, como outros orgânicos difundidos aqui no forum, costumam fazer. 😄

Eis o frasco de 500 ml:

E o site que o comercializa:

https://agrosul.lojapronta.net/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=marca&codigo_marca=19
Felipe31/05/2009 19:05
Nick....sempre olhei para este adubo, mas nunca me atrevi a usa-lo, acho que foi pelo fato de nunca conhecer alguem que já o usou....na verdade tomei uma ré em minhha plantas....deve tyer sido pelo BioFish...estava usando ele junto com a dobradinha TM + FO aliada a cinza de madeira. Antigamente utilizava o BioFert Plus e minhas plantas sempre estavam saudaveis....vou tentar utilizar este recomendado pelo amigo.

valeu.
flavio bonsai01/06/2009 08:29
ficou muito legal seu ficus , com as devidas mudanças , estara bem adiantado e vc podera voltar pra aquele outro vaso .

parabens.
LG13/06/2009 18:53
Para mim está perfeito este mame. Como se trata de um ficus em pouco tempo voce consegue o resultado que quiser, pois é uma planta que responde muito bem e rapido. O primeiro vaso era bem mais bonito, mas se acha que a troca era necessaria então fez bem.

Gostei muito da sua planta, coincidentemente há poucas horas comprei um também (ficus) que espero deixar no menor tamanho possivel.

Abraçs!