Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

jaboticaba

mouzer29/08/2008 13:56
jaboticaba
PESSOAL. BOA TARDE,
COMPREI ESTE EXEMPLAR EM UMA FLORICULTURA EM MACAE, O VENDEDOR DISSE QUE ELA TEM 6 ANOS E ESTA NESTE VASO NO MESMO PERIODO, GOSTARIA DE SABER OQ EU PODERIA FAZER NELA, GOSTARIA DE TIRA-LA DESTE VASO E COLOCAR NO ESCORREDOR, E POSTERIORMENTE NA MAMADEIRA, GOSTARIA DE SABER SE PODERIA TIRAR TODA A TERRA? CORTAR A RAIZ? PODAR? SE PODAR OQ EU PODERIA FAZER? ADUBAR APOS O TRANSPLANTE PARA O ESCORREDOR?
QUAL O PASSO A PASSO? SE FOSSE DE VCS, OQ VCS FARIAM? LEMBRANDO QUE QUERO Q ELA CRESCA MAIS UM POUCO E ENGROSSE O TRONCO, ASSIM PRETENDO COLOCAR NA MAMADEIRA.
GRANDE ABRAÇO A TODOS...

mouzer30/08/2008 12:39
BEM PESSOAL...
EU RETIREI QUASE TODOS OS GALHOS DA JABUTICABA, E TIREI TODA TERRA TB, POIS ESTAVA MUITO DURA, COM ISSO ALGUMAS RAIZES FORAM ELIMINADAS, DEPOIS TRANSPLANTEI PARA O ESCORREDOR, NAO SEI SE MORRERA.. MAS ESTOU TENTANDO APRENDER..
ABRAÇO A TODOS
Rinaldo30/08/2008 16:58
Mouzer, boa tarde, hj eu tbm fiz a mesma coisa troquei da lata para o escorredor uma jabiticabeira bem pequena, coisa de 25 cm tbm perdi parte das raizes por estar com a terra muito compactada, uma pergunta pq retirou os galhos, isto ajuda a planta?
Duvida de iniciante.rsrs.
Abraço
Rinaldo
mouzer30/08/2008 17:48
OLA RINALDO.. POXA.. TB SOU INICIANTE, NA VERDADE EU TIREI OS GALHOS MAIS PARA TESTE MESMO, QUERO SABER SE IRA CRESCER OUTROS, SE A PLANTA IRA SUPORTAR, MAS PELO QUE EU JA LI A UNS 2 ANOS ATRAS, QUANDO VC RETIRA A RAIZ, DEVE TIRAR UM POUCO DAS FOLHAS, POIS AS FOLHAS ESTAO ACOSTUMADAS COM A QUANTIDADE DE RAIZ, E A FOTOSSINTESE, NAO SEI EXPLICAR DIREITO, MAS QUIS TENTAR AJUDAR..
GRANDE ABRAÇO
Rinaldo30/08/2008 18:22
Mouzer, ajudou mesmo, vou dar uma desfolhada nela pra ajudar na recuperação.
Valeu
Rinaldo
nickyfury31/08/2008 09:31
bonsai
O ideal, quando se adquire uma muda desse porte, é limpar bem o vaso, eliminando as ervas daninhas, de maneira a poder visualizar melhor o substrato onde estão as raízes. Pode-se, em seguida, retirar a planta do vaso, e com o auxililio de uma vareta de bambu ou de madeira (hashi), inicia-se a retirada do substrato, com cuidado para não danificar as raízes finas (capilares) que são justamente as que alimentam a planta. 😄

Se a terra/substrato estiver muito dura, bata contra ela com um segmento de madeira (o cabo de um martelo, p.ex), eliminando os torrões que ficarem presos às raízes, esmagando-os com os dedos. Após isso, procede-se a um corte seletivo dos galhos, eliminando novas brotações no interior e galhos mortos. Faça uma desfolha parcial, retirando as folhas mais velhas (verde escuro), mantendo as mais novas e as menores. 😄

Uma observação: antes de iniciar qualquer dos procedimentos acima, deve-se primeiro preparar o novo substrato, bem como o recipiente (bacia, vaso ou escorredor) para onde a planta será transplantada. Fixe arame no fundo, que será usado para fixar e manter a planta estabilizada, até que ela adquira firmeza (em alguns meses, isso ocorrerá). Assim, se chover ou ventar forte, ela se manterá firmemente fixada ao novo recipiente. 😄

Bem, depois de tudo isso feito, estando a planta no novo recipiente, regue em abundância (use hormonio enraizante diluido em agua). Ou, se preferir, faça uso de uma bacia grande, contendo hormonio enraizante, deixando a planta imersa por uns vinte minutos (só o substrato, não é a planta toda). Após, coloque-a em local sombreado para que ela possa se recuperar sem traumas. A rega deverá ser diária, sem encharcar, e a adubação deverá ser iniciada 45 dias após esse procedimento. 😄
flavio bonsai31/08/2008 13:51
segue as orientaçoes do nick e logo sua jaboticaba estara bem legal.
mouzer31/08/2008 15:47
MUITO OBRIGADO PELAS DICAS, FOI EXATAMENTE OQ EU FIZ, FIZ A DESFOLHA E PODA DOS GALHOS, NAO SEI SE EU DEI UM ESTILO A ARVORE, MAS ESTOU APRENDENDO, POR ISSO ESTOU TESTANDO SEM MEDO DE ERRAR, A UNICA COISA QUE EU NAO FIZ FOI COLOCAR O HORMONIO, POIS NAO ACHEI, SO CHEGARA NA SEGUNDA, TERA PROBLEMA EU COMPRAR O HORMONIO E COLOCAR NA SEGUNDA FEIRA?
ABRAÇO A TODOS E OBRIGADO