Jabuticabeira (azaleia abri um topico só pra ela)
Marli Nogueira31/08/2008 20:11
Jabuticabeira (azaleia abri um topico só pra ela)
Leonardo Lyra Lyrio31/08/2008 20:54
Uma ajudinha

Marli Nogueira31/08/2008 21:06
Leonardo brigado to apanhando mais consegui
Edmilson31/08/2008 21:15
Bela planta
Linda planta Marli, o que vc acha de coloca-la em um recipiente maior afim de engrossar seu tronco??
Abraço fraterno
Marli Nogueira31/08/2008 21:26
Edmilson acho que vou acabar fazendo isso, é que estou morando em uma casa sem quintal as plantas ficam na sacada, mas um escorredor numa bacia cabe. Abraço grande
Edmilson31/08/2008 21:29
Mais informações
Legal Marli, antes de qualquer procedimento aconselho que leia bastante sobre a técnica do escorredor / mamadeira.
E lembre-se que a azaleia adora substrato acido, portanto capriche na matéria organica.
Abraço fraterno
Marli Nogueira31/08/2008 22:02
Olha minha jabuticabeira no escorredor, esta nele a dois anos, plantei a semente gosto assim tudo tranquilo.
Esta foto é de 2007

Esta de 2008 olha como cresceu

Nossa aqui eu radicalizei, podei tudo só espero ñ ter feito bobagem

Detalhe do tronco, ainda precisa de mais mamadeirakkkk

Marcos Castilho01/09/2008 19:26
Nossa Marli bela Jabuticabeira. Tá encaminhando. De semente heim??!! Que paciência. Coloca bastante esterco bovino e muita água nela.
Edmilson01/09/2008 19:43
Paciencia é a regra básica
Amiga Marli, assim como o Marcos fez, também dou parabéns pela sua planta que esta com um movimento muito bom.
Certamente não terá problemas devido a poda radical, a jabuticabeira é uma planta nativa e muito resistente, mas agora que você definiu o movimento do tronco realize apenas a desfolha juntamente com o corte de algumas ponteiras.
Notei que usa uma mamadeira relativamente grande e o mais importante, achei ela muito alta. Isto não acarreta o crescimento de raizes verticamente?
A principal função da mamadeira é o crescimento de raizes radiais e turbinar a planta engrossando o seu tronco.
No mais, como disse adorei sua planta.
Abraço fraterno
Marli Nogueira02/09/2008 14:55
Edmilson vc quer dizer que o escorredor está muito cheio? Tenho que usar um vaso alto, pois tenho um cachorrinho que destroi tudo, mas quanto ao escorredor ñ sabia que precisava ficar raso me confirme isso por favor.Abraço
Marcos Castilho02/09/2008 19:22
Marli o objetivo da mamadeira ficar rasa é porque as raízes tendem a crescer lateralmente, não para baixo. No escorredor elas cresceram para baixo e assim chegaram até a mamadeira buscando o substrato. Quando chegam ali a tendência é buscar no substrato mais raso. Entendeu???
Marli Nogueira02/09/2008 21:57
Marcos e Edmilson, valeu mesmo pela dica vou providenciar rápidinho esta mudança. E quanto a azaleia se eu mudar ela para o escorredor agora será que perco esta florada, ela está tão linda cheinha de flores o botões apesar de magrinhakkkkk. Espero resposta tá
Edmilson03/09/2008 01:03
Azaleia
Melhor aguardar a florada
Abraço fraterno
Marli Nogueira11/09/2009 17:58
Olha minha jabuticabeira depois de mais um ano, agora na bacia mas o escorredor continua cheio. Ela está parecendo uma vassoura cheia de galho e folhas e ñ fiz nenhuma amarração. Também preciso de ajuda com ela.

outro angulo

Salo11/09/2009 18:45
Olá Marli,
sua jabuticabeira teve uma grande evolução.
Aproveite que estamos no final do inverno e desfolhe-a e poste uma nova foto para que possamos analisar melhor a estrutura e opinarmos com mais segurança.
No mais parabéns pela bela planta.
Att,
Salo.
Edmilson11/09/2009 23:27
Ola Marli
Parabens pela planta.
O tronco ja esta muito melhor. A epoca é ideal para desfolha, logo siga a dica do Salo.
E quanto a azalea? Como esta?
Abraço fraterno
TARCISIO DIAS12/09/2009 10:43
Realmente vai dar um bom exemplar! parabéns. 😉
Marli Nogueira17/05/2010 09:47
jabuticabeira
Ai ai, olha o que eu já fiz com ela 😮ops:
Pelo menos o tronco já engrossou bastante se comparado com o começo, mas o estilo tá assim, talvez caminhando pro vassoura, e ainda tem esta raiz, estou deixando no futuro vejo o que faço com ela, o que vcs dizem ❓ 🙄

Vhalveruth17/05/2010 11:03
Jabuticabas é sempre legal buscar a forma natural delas então se fosse minha fari o seguinte....
Deixaria uns 2 galhos de sacrificiopara ela encorpar, por mais ou menos 1 ano (falar é facil fazer é dificil)...
depois cortaria abaixo da cicatris e faria um hokidashi...
Marli Nogueira17/05/2010 22:59
Vhalveruth é um prazer trocar idéia contigo, mas me diga porque abaixaria mais, pela curvatura que tem em cima ou só pra ficar menor mesmo ❓
Marli Nogueira17/05/2010 23:03
Tarcisio adoro seu avantar, sempre que deixa uma dica me sinto aplaudida 😂
Edmilson abri um novo topico para azalea e ela continua lindinha e feliz por ser lembrada 😂
Vhalveruth17/05/2010 23:03
deixaria mais baixa pq ela ficaria com maior harmonia com altura e tronco, mas é meu ponto de vista neh....
Agora olhando bem se deitar ela um pouco pra esquerda acho q tb ficaria bem, ai sem cortar o toco
=)
Abraços
Marli Nogueira17/05/2010 23:14
Vhalveruth, agora vou deixar ela quietinha e bem alimentada por mais um ano ai vamos ver o que fazer, mas quero contar com sua analize futuramente. Abração
Marli Nogueira25/10/2010 22:56
mais uma das arvorezinha que perdi, também morreu da mesma forma das outras muchou, secou morreu do nada 😢 🙁