Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

DICAS JABUTICABEIRA

mouzer31/08/2008 23:00
DICAS JABUTICABEIRA
TENHO 2 JABUTICABEIRAS.. ESTA PRIMEIRA, TRANSPLANTEI PARA O ESCORREDOR, MAS NAO RETIREI O TORRÃO, COMPREI NA FLORICULTURA, ELA ESTA DESTE JEITO, DARIA UM BOM BONSAI? OQ DEVO FAZER?

FOTO 01

ESTA SEGUNDA, RETIREI O TORRAO, TRANSPLANTEI PARA O ESCORREDOR E FIZ A PODA DE GALHOS, TB DARIA UM BOM BONSAI? GOSTARIA DAS DICAS DE VCS, POIS SOU INICIANTES MESMO E ESTOU TESTANDO COM ESSAS QUE COMPRO EM FLORICULTURAS

FOTO 02

DESDE JA AGRADEÇO A TODOS
Marcos Castilho01/09/2008 19:12
Quando você diz retirei o torrão você quer dizer que deixou as raízes sem terra??? É isso???
Edmilson01/09/2008 20:04
Jabuticabeira
Caro amigo Mouzer, antes de mais nada seja muito bem vindo ao forum. Na arte bonsai todos somos aprendizes.
Quando a suas plantas, um dica é quando tirar fotos procure fotografar a planta por inteira e de vários ângulos, futuramente irá observar que o bonsai possui uma frente e para isto deve ser seguido alguns critérios. Outro ponto foi o caminho que vc escolheu, que na minha opinião é o melhor, escolher plantas nativas, oriundas de floricultura ou viveiro, que possui valor relativamente baixo.
A qualidade de um bonsai esta ligada diretamente ao cuidado que seu proprietário tem com a planta. Sem dúvida alguma suas plantas poderão ter um futuro brilhante. Para isto é necessário dedicação e estudo (como tudo na nossa vida). Minha dica inicial é colocá-la em um recipiente baixo e largo, para que as raizes cresçam horizontalmente, lembre-se de fazer vários furos para drenagem e utilizar um substrato rico em matéria orgânica.

Quanto eu, como outras pessoas bem mais experientes terão imenso prazer em auxiliá-lo, logo, caso tenha outras dúvidas fique a vontade para perguntar.

Abraço fraterno
mouzer01/09/2008 20:26
sim, eu tirei a terra das raizes e plantei no escorredor
mouzer01/09/2008 23:06
obrigado Edmilson pelas dicas, eu peguei mais mudas no horto municipal, peguei de murta, pitanga, pytheco, romã, vou tirar foto de todos os angulos e postar aqui para saber se tem futuro, me darem dicas etc, vc poderia me adicionar no msn? as vezes tenho tantas duvidas, e nem sempre alguem tem tempo para me ajudar pelo forum, o msn e leandromouzer@hotmail.com
grande abraço
Marcos Castilho02/09/2008 19:26
Mouzer seria interessante usar algum tipo de hormônio enraizador para ajudar a planta a enraizar e se fixar ao novo substrato. Retirar o torrão por inteiro de uma planta fora da primavera e com frio, na minha cidade está frio, pode estressar muito a planta. E fora de época a mesma pode não recuperar, digo isso por esperiência própria.
mouzer02/09/2008 22:20
oi marcos, obrigado pela dica, eu usei um hormonio, mas nao mergulhei a planta, pois nao tinha um local para fazer isto, eu somente coloquei na agua e joguei no substrato..
grande abraço