Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Primavera

cesar_alr01/09/2008 15:42
Primavera
Amigos no inicio do ano fiz a coleta de uma Pimavera no meu trabalho que sofreu um espancamento por parte de algumas vacas, as danadas pularam a cerca, comeram as folhas da planta e não satisfeitas pisotearam - na !!!

Quando a trouxe para casa ela estava bem delibitada, por se tratar de um muda nova coloquei-a em vaso com areia.
Agora elas está florindo!!

Gostaria de saber dos amigos qual a adubação e substrato ideal para primaveras.

Abraço a todos
Alexandre S. Coelho04/09/2008 23:48
Cesar

Use um substrato comum para bonsai, com boa drenagem!
Adubo mensalmente com a velha dobradinha: torta de mamona e farinha de osso. Também uso neste período um adubo mineral (biofert) como reforço!
cesar_alr05/09/2008 19:17
Ok, ALexandre obrigaod pela dica
cesar_alr05/09/2008 21:02
Bom amigos tirei umas fotos da Primavera e gostaria de opiniões, para começar a pensar em estilos e tals.

bom está é a frente atual.

esta é uma das cicatrizes.

detalhe.

está curva que pretendo mudar para o lado esquerdo.

Hehehe acho que dá pra entende alguma coisa...

Acho que dá pra entede que estou pensando em serguir o estilo informal , e aproveitar ainda aquele madeira morta.
Bom é isso agradeço as crticas e sugestões de todos.
Alexandre S. Coelho07/09/2008 14:35
César

Coloque fotos maiores. Ex: 600 X 400 pixers.
cesar_alr09/09/2008 16:55
Desculpe mas eu não sei como fazer isso, alguem pode me dar uma dica por favor !!

Obrigado
cesar_alr09/09/2008 19:05
Bom apanhei um cadim mais, mais consegui aprender heeh

Frente atual

Detalhe da curva

Rachadura devido ao pisoteo da vaca

Dá pra entender o que pretendo ?

Na última foto a intenção é mudar o angulo do plantio, na curva onde ocorre a rachadura pretendo mudar a direção para a esquerda, aproveitando o galho existem e aproveitanto que ele já tem uma brotaçãosinha no apice por traz da cicatriz.

Bom sugestões criticas,serão bem vindas.
dori09/09/2008 19:28
Poda Radical
As primaveras suportam bem a poda radical, até a madeira velha do tronco.
Sugestões:

1. cortar aquele toco de galho quebrado.
2. Eliminar a rachadura no ramo principal. podando logo acima de um broto novo deixando o crescer para formar um novo ápice e a continuação do tronco. esse também será uma espécie de galho de sacrifício, fazendo o engrossamento do tronco e cicatrização dos cortes.
3. eliminar todos os outros galhos
4. esperar novas brotações
cesar_alr10/09/2008 08:46
Fala Dori como vai amigo?/

Já tinha pensado nesta possibilidade, mas aquele toco ao meu ver está num ponto estratégico até , porque ele tem uamarea morta que mais ou menos até o meio do caule, após passar pela mamadeira acho que resultaria em um Uro bastante interessante.

A parte rachada pretendo fazer um alporque logo acima... 😈 ehehe, desta forma eu eu ainda teria aquela galho a esquerda na direção da seta que serviria como tronco...

Bom isto é oque tinha pensado, mais as minhas dúvidas são quanto a estrutura final da planta será que não ficaria artificial ??