Laranjeira
Marli Nogueira02/09/2008 17:26
Laranjeira
Oi, vou apresentar a vcs esta laranjeira, também foi plantada por semente a muito tempo, mas sempre a mantive em vasos muito pequenos, acho que por isso tenha se desenvolvido tão pouco.
Espero que gostem, ah este vaso também foi eu quem fez, meio grosseiro, mas foi o primeiro da pra perdoar né?
Aqui depois de uma poda bem radical

Vejam a raiz subiu, parece estar de cocoras ñ acham?

agora com brotos novos, foto mais recente

Olha o tamanho destes espinhos

Abraços a todos 😂 😉
Alexandre S. Coelho04/09/2008 23:53
Oi Marli
Bem legal esta composição!
A falta de espaço realmente está dificultando o desenvolvimento da planta. Tenta afastar um pouco os troncos para caracterizar o estilo 😉
Franz Lopes07/09/2008 18:32
Como vai Marli,
Concordo com o Alexandre, seria melhor você separar esses troncos. Isso compõe melhor um estio tronco duplo.
Também sugeriria, além da separação, que reduza o tronco da direita (em pelo menos 1/3) até o ponto bem próximo à brotação.
Abraços e boa sorte. 😉
Franz Lopes
Marli Nogueira20/09/2008 12:35
Franz e Alexandre, mil desculpas por ñ ter respondido antes. Acho que ñ vou conseguir mais afastar estes troncos mas vou tentar e também vou seguir seu conselho Franz, realmente eles estão muito niveladinhos, depois posto fotos para vcs avaliarem o resultado. Bjs e abraços e brigaduuuuuuuuuuuu 😂
nickyfury20/09/2008 19:29
bonsai
Marli, para afastar bem os troncos e mante-los assim, use uma pedra ou um pedaço de ceramica dura e resistente. Após cortar um dos caules, tente replantar posicionando num sentido mais ereto, relevando tanto a futura estrutura quanto o belo nebari, proporcionado pelas raizes expostas.
Marli Nogueira21/09/2008 22:04
Nicky valeu pela dica, em breve posto ela toda remanejada. Abraço grande a todos
Marli Nogueira08/09/2009 21:45
laranjeira um ano depois
Oi gente olha minha laranjeira um ano depois aqui está ela vasinho novo estou tentando fazer o melhor

Alcides Junior09/09/2009 08:29
Marli, tá muito lindinha, parabéns.
nickyfury10/09/2009 10:51
bonsai
A apresentação de seu trabalho ficou ótima, parabens. Aproveite a chegada da primavera e promova uma desfolha completa, o que irá favorecer a brotação de novas folhas, que virão com tamanho menor que o atual, agregando ainda mais beleza ao bonsai. 😄
TARCISIO DIAS10/09/2009 12:42
Re: laranjeira um ano depois
Marli Nogueira escreveu:
Oi gente olha minha laranjeira um ano depois aqui está ela vasinho novo estou tentando fazer o melhor

Perfeita Marli, parabéns!!!
Léo ( Pépe )10/09/2009 12:47
Olá Marli, ficou muito boa mesmo a sua planta. Continue postando a evolução!!
Grande abraço;
João Paulo Batista Lyrio10/09/2009 14:40
Ei Marli,
muito legal sua iniciativa, uma laranjeira para bonsai.
Bom, isso só incentiva mais ainda minha intenção em trabalhar com as sementes de mexerica que plantei a uns 4 meses.
Já estão com 8 a 10cm, se bem que vai demorar um pouco mas é isso, bonsai é paciência e paciência.
Belas projeções.
Abraço e sucessos.
Marli Nogueira10/09/2009 22:59
Junior, Nick, Tarcisio, Leo e João brigadão pela força eu amo minhas arvorezinhas e estou tentando deixa-las com estilo, com a ajuda da galera do forum é claro. Bjs
Marli Nogueira10/09/2009 23:04
Nickfury vou seguir seu conselho, estas folhas alem de grandes estão feinhas. Abraços, mas pra frente posto o resultado.
Marli Nogueira11/04/2010 16:31
alguns meses depois....
Uma fotinha de outono 😉

Elio11/04/2010 21:45
Marli, ótima composição!
Essa planta ficou com um charme todo especial.
Parabéns!
Dê uma caprichada com adubo agora no outono, com mais fósforo e potássio.
abraço
Marli Nogueira12/04/2010 21:11
Oi Elio, blz vou fazer isso, abraço grande.
Marli Nogueira13/07/2010 16:21
Olha ela toda linda.....
Gente olha ela, em pleno inverno paulista cheia de brotos 😂
Frente

Traz

😂 🙄 😉 😄
Nikkei 10013/07/2010 18:52
Está realmente muito bonita sua planta!
Elio14/07/2010 14:51
Marli, veja só! Tecnicamente o vaso não é adequado para um cítrico. Baixo e preto!
Mas, como as regras técnicas às vezes nos enganam!
O conjunto está uma maravilha!!
Você está de parabéns!!
Eu costumo afirmar, nos cursos que ministro para iniciantes, que devemos olhar em primeiro lugar a beleza; a harmonia; o conjunto. Se isso estiver afrontando uma ou mais regras......................esqueça as regras.
Taí um bom exemplo nesse teu bonsai.
Eu não mudaria nada!
abraço
Laudir14/07/2010 16:49
está linda... posta uma foto superior para termos uma idéia da distribuição dos galhos
Marli Nogueira14/07/2010 19:42
Gente brigadão 😂
Elio quanta coisa para aprender, está do vaso próprio para citricos ñ sabia mesmo, este vaso encontrei bem barato coisa rara porque tudo voltado para bonsai é caro, ai mudei pra ele mas como sempre é preciso mexer nas raizes, será provisório até eu conseguir um perfeito, mas valeu pela dica e obrigado por ter gostado. 😉
Laudir vou tirar uma fotinha de cima tá, posto em breve 🙂
Continuem dando a opinião de vcs, foram elas que ajudaram minhas arvorezinhas ficarem bonitinhas 😮ops: 🙄 😉
Becker14/07/2010 20:13
🙂 Olá Marli ! me diga qual a altura dela e o tamanho do vazo 😉
Marli Nogueira14/07/2010 21:06
Laudir como vc pediu ai está as fotos vista de cima 😉

😂
😉 Becker ai vão as medidas 😂
vaso
Largura; 20cm
comprimento; 28cm
altura; 5cm
Planta
diametro dos dois troncos; 5cm cada um
altura; 30cm
largura; 22cm
comprimento; 30cm
Como pode ver pelas fotos, a laranjeira passa um pouco da largura e comprimento do vaso.
Abraços amigos
João Paulo Batista Lyrio15/07/2010 11:36
Poxa Marli,
lindona.
Vou tomar como referência para estilizar algumas de minhas mudinhas de mexerica. hehehh
Vai ficar espetacular na época da florada.
Parabéns e sucessos !!