Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Literati de Caliandra

SEKI - Elio Luis Secchi05/09/2008 15:52
Literati de Caliandra
Olá amigos

Estou postando uma claiandra no estilo literati que estou trabalhando a partir de um alporque que fiz e setembro de 2006 e retirei 2 meses depois. Após escolher na planta mãe um galho com várias mudanças de movimento e feito o alporque a primeira foto mostra o alporque recém retirado e ainda sem a seleção do galho que ficaria como sequência de tronco. Na segunda foto, 1 mês depois já com a primeira brotação. As 2 ultimas fotos mostram frente e um lado da planta atual, já com a copa estilizada e com a primeira floração. Ou seja, há exatos 2 anos isso era apenas um galho de uma grande touceira de caliandra. Gostaria de comentários dos amigos e sugestões de como melhorar este projeto.

abraços

fabianoscosta05/09/2008 16:15
Elio, sua planta é muito bacana, como sugestão tvz poderia tirar o jin mais alto, tvz dê mais harmonia e continuação de movimento que me dá a sensação q ela pede...

Parabéns e grande abraço amigo,
Fabiano.
pauloventura05/09/2008 19:48
Caro amigo Elio !
Belo Literati. parabens ,caro amigo adimirar um literati é
sempre bem mais fácio do que opinar sobre ele uma vez que
trata- se de um estilo que se adequa primordialmente ao gosto
pessoal de quem o faz,penso que com o tempo ele ainda ganhará
mais beleza com a evolução da copa,concordo no entanto com o
amigo Fabiano sobre eliminar um jin pois os dois estão do mesmo
lado o que ao meu ver prejudicou um pouco ,mas no caso eu
eliminaria o de baixo, de qualquer maneira esta muitissimo
bem encaminhado .
G abraço .
Pv
edson060506/09/2008 10:04
Elio, bela caliandra.
Como já dito pelo Paulo, o estilo LITERATI além de ser um dos mais difíceis de se executar, traduz um gosto pessoal do artista. Mas para não perder o costume, vou dar alguns palpites 😂

Acho que os dois jins estão muito baixos e o segundo parece esconder o movimento do tronco. Note nestes exemplares abaixo que a primeira parte do tronco é nua. Jins mais curtos como os desta sua caliandra, estão presentes; mas na parte mais alta da planta...

Minha sugestão: Eu retiraria os dois jins e movimentaria a copa para a esquerda como na marcação em amarelo da primeira figura e tentaria fazer um ou dois patamares...

Espero ter ajudado...
Um abraço.
Edson.
Alexandre S. Coelho07/09/2008 14:41
Oi Elio

E agora meu amigo??? Realmente difícil opnar, mas gostei muito do desenho e dicas do amigo Edson ❗
SEKI - Elio Luis Secchi08/09/2008 22:53
Beleza amigos.
Agradeço os elogios ao trabalho até aqui realizado.
E agradeço mais ainda as sugestões apresentadas. A questão dos dois jins é mesmo algo que merce ser revisto. E neste caso concordo em tirar o de baixo, uma vez que a madeira morta continua até o de cima. Devo dizer que esta madeira morta aconteceu por opção da própria planta, quanto tirei o alporque e deixei os dois toquinhos eu já contava com a possibilidade deles se tornarem jins, mas sem madeira morta. O que ocorreu é que eles secam e com eles também toda aquela lateral da casca, até o nebari. Por isso penso que no momento, deixar o jin de cima como um início de um processo natural de madeira morta, possa ser a melhor opção. Mas vamos ver. As projeções do Edson, mas a análise da planta em si vão ajudar a decidir.
Quanto a copa de fato ainda tem muito a se fazer, uma vez que apens se passou um ano da primeira condução e aramção. Mas as idéias dos colegas são boas e outras ainda são bemvidas.

abraços
flavio bonsai09/09/2008 14:06
parabens conseguil um otimo resultado com sua caliandra. tambem acho que o segundo jin esta destoando eu o eliminaria.