Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia Buxinho

victor.opini09/09/2008 19:31
Alporquia Buxinho
Ola pessoal! 😄

este buxus está comigo ja faz algum tempo, porem eu era iniciante, e como podem ver pela foto, o substrato está bem compactado..
bom, pretendo fazer um alporque nele, mais ou menos pela metade, no tronco principal...

gostaria de saber a experiencia de vcs, o que axam? será que é uma época boa?
ah, importante dizer que está nascendo novas brotações..

obrigado

victor 😄
Danilo Retucci09/09/2008 20:51
Com minha humilde opinião eu nao fazia alporque e sim partiria para um bujingi, eliminaria o primeiro galho e fazia um jim do segundo, a respeito do substrato compacto pode trocar sim mais nao mexa muito na raiz pois buxinho e bem sencivel a transplante. Quando for mexer sempre borrife agua nele para nao ficar seco pois se vc deixar ele seco morre mesmo !!!!!!!!!
edson060509/09/2008 21:40
Victor,
pela foto no escorredor, não me parece que este Buxus esteja tão alto, mas aí é uma questão de gosto pessoal ter uma planta mais baixa com o alporque. Me parece também que é uma muda relativamente jovem em que ainda é possível dar movimento ao tronco com tração ou mesmo aramação...
A minha sugestão é dar esse movimento ao tronco, fazer a poda na marca amarela e deixando este galho marcado em azul para novo ápice.
O primeiro movimento à esquerda pode ser conseguido simplesmente plantando um pouco mais inclinado para esse lado...

Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson.