Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Radical com a pitangueira

12
Rogério12/09/2008 12:53
Radical com a pitangueira
Amigos
Um amigos estava construindo um quartinho para guardar ferramentas e uma pitangueira (para minha sorte) estava atrapalhando.
Retiramos ela e eu a podei radicalmente.
Infelizmente não tirei uma foto antes de podá-la.
Vejam como ela ficou.

Depois de + ou - 1 mês

Agora é só recorrer a dádiva divina da paciência para ir modelando ela...
Abraços a todos que visitaram
Rogério.

Obs: Opiniões serão muito bem vidas....
Alcides Junior13/09/2008 07:25
Belas brotações, já pode ir escolhendo os galhos que serão usados.
Com certeza terá um futuro promissor.
Alexandre S. Coelho13/09/2008 14:52
Oi Rogério

Acho que plantando ela mais inclinada daria pra ganhar um primeiro movimento no tronco e escolher um galhinho pra formar a continuação do mesmo(tronco).
Ele deste jeito me parece muito monótono!
Rogério13/09/2008 21:09
Amigo Junior/pr
Realmente tem muitos brotos... é que nas fotos não se percebe bem.
Em vários lugares saem 3, 4 e até 5 brotos no mesmo ponto. Vou ver bem os que + me interessam e retirar os outros.
Vou postando logo + novas fotos para vcs irem acompanhando.
Abraço
Rogério.
Rogério13/09/2008 21:17
Amigo Alexandre S. Coelho
Gosto muito de sua dica ❗
Essa árvore era toda reta. As partes que retirei eram muito juntas desse tronco principal, então resolvi deixar só esse pedaço que tem + ou menos 40 cm.
Acho que sua ideia é muito boa + terei que inclinar o vaso junto, pois transplantei ela a + ou menos 2 meses e não tenho coragem de mexer em suas raízes agora.
Se tiver alguma ideia e quiser mostrar com as fotos que postei ficarei muito grato.
Grande abraço
Rogério.
dori14/09/2008 12:18
2 Possiblidades eu vejo pra essa planta:

1. Cortar o tronco na altura do primeiro corte e desnvolver um hokydashi

2. Inclinar a planta para dar movimento ao tronco, cortar na altura do segundo corte e selecionar os galhos para um moyogi.

eu não eliminaria os brotos excedentes agora, eles serão uteis para fechar as cicatrizes.
Rogério14/09/2008 20:01
Amigos Dori
Agradeço muito sua opinião.
Muito bem observado.
Abraço
Rogério.
Rogério04/10/2008 16:03
Amigos
Gostaria de compartilhar a evolução dessa Pitangueira.
Ela esá cada dia + bonita e com + e + galhos. 😂
Não vejo a hora de começar a trabalhar ela.
Abraços
Rogério.

Foto atualizada
Marcos Castilho04/10/2008 17:14
Ótimo potencial essa Pitangueira. Penso em diminuir ela ainda mais e quem sabe um Hokidashi.
Rogério04/10/2008 17:34
Amigo Marcos Castilho
Sabe que cada dia que pego ela para olhar + de perto, aparece um novo estilo...
Hokidashi, Chokkan, Moyogi e Shakan são os + interessantes, ao meu ver, pela estrutura principal da planta.
Como muitas vezes a planta escolhe o seu estilo e ainda é muito cedo para trabalha-la, por enquanto ficarei só namorando ela.
Obrigado pela dica Marcos,
Grande abraço
Rogério
Marcos Castilho04/10/2008 17:43
Rogério ela já frutifica???
Rogério04/10/2008 21:41
Caro Marcos Castilho
Boa pergunta a sua...
Não tive a idéia de pergunta para o amigo que me deu ela + resolvo isso amanhã...
Ele é praticamente meu vizinho... mora a 5 casas depois da minha...
Amanhã te dou a resposta.
Abraço
Rogério.
Rogério04/03/2009 21:51
Amigos
Estas 2 fotos foram tiradas em 14/02.
Agora ela está com muitos brotinhos e assim me sobrar um tempo eu tiro novas fotos para vcs acompanharem.
Sugestões são muito bem vindas 😉
Abraço a todos,
Rogério.

FrK_leal04/03/2009 22:29
Rogério vc tem bonsa galhos p/trabalhar, mas sinceramente, com essa tração, não ficou bom...
A tração ajuda em alguns casos, mas como vc pode ver na sua planta, as vezes ela não dá um bom resultado... esses arcos que se formam nos galhos, não são legais e oq é pior, depois de engrossar, fica mais difícil corrigir...
Pq vc não usa o arame? é muito mais fácil de trabalhar e te dá uma gama maior de opções, isso sem dizer na qualidade final do trabalho...
Rogério04/03/2009 22:39
Amigo FrK_leal
Gostei da sinceridade 😮ops:
É bom ter outras opiniões, pois tem coisas que não vemos com tanta facilidade até que alguém nos mostre.
Quando vc fala em aramar, qual seria o reusltado final de um galho dessa Pitangueira?
Poderia me fazer entender qual sua idéia?
Abraços
Rogério.
FrK_leal04/03/2009 23:18
Cara, quando eu falo em aramar, é fazer a modelagem usando o arame...
Eis uns links que explicam a técnica:
http://www.celsobonsai.hpg.com.br/uso_do_arame.htm
http://www.projetobonsai.com/2008/03/06/aramando-o-bonsai-parte-ii/
http://www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=120

Com o arame vc vai poder dar uma forma mais natural ao galho, criar movimento e posicioná-lo mais fácil onde vc o quer...
É muito, mas muito mais fácil e interessante a modelagem com o arame do que via tração...

P/isso vc pode usar arames de alumínio ou fios de cobre (desses elétricos mesmo, só que sem a casca)

Falar em resultado final fica difícil, mas vc poderia baixá-los com vc fez, mas sem criar esse arco e ainda imprimindo aos galhso um certo movimento...

Deu p/enteder? Qualquer dúvida, dá um berro que a gente te ajuda...
EZEQUIEL JUNIOR05/03/2009 08:17
Rogério,

Acho que o FrK_Leal quer dizer ter algo + ou - assim como resultado final:

Abraços
Rogério06/03/2009 00:15
Amigo FrK_Leal
Agradeço muito suas dicas de como proceder a aramação. É certo que já o fiz em muitas plantas que tenho e algumas, modéstia a parte, ficaram muito bem feitas e deram o resultado esperado.
Fico muito grato pela ajuda e pela paciência em querer me ajudar.

Amigo EZEQUIEL JUNIOR
Com a ilustração fica muito melhor o entendimento.
Fico muito grato pela ajuda e pelo desenho feito por vc.

Grande abraço a todos e se + alguém quiser dar opinião... fique a vontade...
Rogério.
FrK_leal06/03/2009 08:33
Só mais uma dica: não oriente sua pitanga (e suas outras plantas) como se fossem pinheiros. O desenho do exequiel é mto bom p/mostrar o resultado de uma aramação, mas não acredito que seja um caminha a seguir com essa planta...

As nossas nativas pedem copas mais frondosas, abertas...procure inspiração nas árvores que você vê pelos matos e campos por aí...

Essa é da internet, não é uma pitanga e sim uma jabuticaba, mas ilustra bem oq eu quero dizer...

Sua planta tem potencial para um resultado como esse, só requer habilidade e paciência...
Marcos Castilho06/03/2009 10:12
Que lindo essa Jabuticabeira. Gostei da sinceridade do amigo FrK.
Franz Lopes06/03/2009 13:16
Como vai Rogério.

Se não fosse a leve curvatura no tronco, seria um caso “raro” de chokkan em nativa. 😂

O que o amigo Frk quis dizer quanto à aramação, é que com este tracionamento os galhos de sua árvore engrossarão de maneira arqueada, pois ainda estão finos e não reclinam de maneira homogênea, o que poderá trazer efeito desagradável e antinatural.

Com o uso do arame você poderá dar a curvatura mais adequada para o estilo que pretenderes.

E por falar em estilo, eu optaria pelo Hokidashi mesmo. Apesar do Moyogi ser possível se seguires a recomendação do amigo Dori.

Abraços. 😉
Franz Lopes
Rogério07/03/2009 01:25
Amigo FrK_leal
Realmente gosto muito dos trabalhos mais naturais e para as nossas nativas ficam mais belas dessa maneira como mostra a foto acima. Fico muito grato pela ajuda e dica aproveito para informar que já estou aramando a planta.
Logo posto novas fotos.

Amigo Marcos Castilho
Vc é suspeito para falar das Jabuticabeiras, pois sei bem que é fã delas, + tenho que concordar com vc, ela é realmente muito bonita...

Amigo Franz Lopes
Acredito que a melhor opção seria mesmo um Hokidachi, pois ficaria + natural para ela. É como costumam dizer: "Muitas vezes a planta escolhe seu estilo"

Grande abraço a todos que estão me ajudando.
Rogério.
Marcos Castilho07/03/2009 08:04
KKKKKKKKKK é Rogério sou suspeito sim de falar das Jabuticabeiras pois tenho uma leve queda digamos por essas meninas. Mais sua pitangueira está encaminhada para um belo Moyogi. Tem mais alguma foto atual dela???
Paulo César Morais09/03/2009 00:27
Rogério, vai mostrando os resultados com sua pitangueira.
gosto muito dessa espécie, tenho algumas mudas.
abraço.
Rogério18/06/2010 00:37
Novas fotos...
Esta foi tirada em 23/09/2009 antes de podar...

Depois da poda... vista de cima...

As próximas fotos foram tiradas em 18/04/2010

vista de cima...

Abraços.
12