Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticaba

Alecsandro12/09/2008 23:13
Jabuticaba
Condução de trabalho feito em uma jabuticabeira.

Como comprei

Primeira poda

Ja com uma boa brotação mas não estava me agrada.

Parti para a poda radical e sobrou isso

Foto atual ja com forte brotação

Gostaria de dicas e críticas.
Grande abraço

Alecsandro
Leandro MM13/09/2008 07:12
Apenas uma sugestão...
Caro Alecsandro, acho que sua jaboticabeira tem um grande potencial, principalmente após sua última poda com a redução drástica do tronco. Acho que caberia um belo estilo moyogi, pois o primiero galho já está determinado, devendo agora, acredito eu, que você determine os demais galhos e o qual irá caminhar em sentido do ápice. Apenas lhe faria uma sugestão, de que quando fosse cortar os galhos, o fizesse em cortes obliquos, pois isso impede o acúmulo de água evitando podridão, além de permitir um melhor acabamento no futuro para o tronco e galhos, ficando mais natural. Quando for podar observe a última gema e faça o corte no seu sentido oposto, de forma que o galho que cresça apartir dela, possa parecer como uma curvatura.
No mais sua planta está muito bela, e sinceramente, para mim as jabuticabeiras são as plantas mais lindas para o uso no bonsai .'.
Alexandre S. Coelho13/09/2008 14:55
Alecsandro meu velho!

A planta tem muito futuro! Esta inclinação no tronco foi muito boa, parabéns!!!
Alecsandro14/09/2008 00:10
Leando muito obrigado pelas dicas

Grande abraço
gil_fuka19/10/2012 19:21
Desenterrando mais um ótimo tópico, o amigo ainda tem o exemplar de jabuticabeira?

levando em conta que estas postagens são de 2008, quatro anos se passaram, voce ainda tem o exemplar?

A jabuticabeira aceita poda radical em qual época do ano?

Até mais!