FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira de 16 anos - Atualizado 27/12/2010
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 3:59 pm    Assunto: Pitangueira de 16 anos - Atualizado 27/12/2010 Responder com citação

Olá amigos,

Meu pai plantou esta pintangueira e 16 anos atrás, porém ele está querendo fazer umas mudanças em casa e precisa se desfazer dela (com muita dor no coração). Então propus que transformassemos ela em um bonsai, ou seja, tenho que dimunuir o tamanho dela radicalmente para que haja espaço p/ continuarmos a cultivá-la, vejam nas fotos que ela ñ é muito grande, mas temos reduzí-la a quase 1/3.

Ñ sei nem por onde começar, como podar ou melhor cortá-la, como replantá-la, o que fazer 1º. Preciso muita da ajuda de vcs.

Se houver a necessidade de outras fotos, digam como devo tirá-las e as posto aqui.

No aguardo e obrigado.

Natura Bonsai Brasil

http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/

Editado pela última vez por Donegá em Seg Dez 27, 2010 4:19 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
dori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 5:08 pm    Assunto: Responder com citação

Minha sugestão:
Corte os dois primeiros galhos rente ao tronco.
corte o tronco na altura do 3º galho
Use este 3º galho como sequência do tronco, cortando-o em bisel cerva de 10 cm de altura.
Aguarde as brotações. deixe-o por enquanto nesse vasilhame mesmo.
no fim do próximo inverno faça a poda de raizes com fim de reduzir as raizes grandes para caber num vaso de bonsai.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Leve em consideração que ela tem raiz pivotante aquela danada que cresce intensamente para baixo é claro. Então independente do estilo a seguir faça uma poda nessa raiz e diminua um pouco a copa.
Marcos Paulo Duarte
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 15, 2009 6:55 pm    Assunto: Responder com citação

planta bem interessante, a poda das raízes no fim do inverno vai ajudar muito
dá um bom moyogi ou hokidachi

estude bem a planta, pra aproveitar bem o potencial da planta

um abraço

Estamos aqui para isso: ensinar o pouco que sabemos e aprender o muito que não conhecemos

Marcos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 16, 2009 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Dúvida:

Devo cortar todos os galhos de uma vez, ou corto a ponta 1º, passo cicratizante e espero cicatrizar, pois os 2 galhos inferiores tem alguma brotações?

Obrigado pela ajuda.

Natura Bonsai Brasil

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 17, 2009 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Master,

corte os galhos como foi proposto mesmo. Os cortes devem ser preparados para não ficarem com aparência ruim no futuro. Com estes cortes terá uma compactação muito boa e novos galhos para direcionar de acordo com o estilo. Vai demorar um pouco mais, mas vale a pena fazer uma planta melhor

T+
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 20, 2009 2:49 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Fiz um recorte virtual p/ melhor visualização do projeto. por favor deem sua opinião p/ verificar se está dentro da sugestão de vcs.

Minha dúvida agora é como fazer p/ que os cortes fiquem bem feitos e ñ estraguem a aparência do nebari, conforme mencionaram.

Obrigado.

Natura Bonsai Brasil

Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 08, 2009 11:01 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

No aguardo de respostas, o que acham da formação do tronco que fiz virtual?

Natura Bonsai Brasil

Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 11:47 am    Assunto: Responder com citação

Ficou ótimo sem dúvida mais que estilo pretende seguir???
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Ola M. Castilho,

Na verdade como eu disse sou aprendiz, e ñ sei ainda qual estilo vou utilizar, pensei em fazer a poda e aguardar os novos ramos p/ uma definição, mas claro quero manter esse tópico p/ que possam acompanhar a evolução e me ajudarem a definir o etilo.

Tenho dúvidas sobre como fazer uma poda limpa p/ que ñ fiquem cicatrizes feias que possam comprometer o bonsai.

Natura Bonsai Brasil

EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 10:32 am    Assunto: Responder com citação

Amigo

O ideal é, ao proceder alguma poda, utilizar o alicate "bola", ou outra ferramenta que o substitua...
No site do atelier tem matéria explicando sobre a poda...
Depois passe um cicatrizante/selante no local e espere algum tempo para a casca se regenerar...

Nós, iniciantes, cometemos muitos erros e com certeza eles são necessários ao aprendizado...
Não cobre muito de vc e leia o máximo que conseguir, com certeza irá contribuir bastante...

Plantas com ramificações altas em relação à base, geralmente se procede uma poda drástica cortanto na altura correspondente à 4 ou 5 vezes o diâmetro da base. Assim, espera-se novas brotações para melhor definir algum estilo...

Espero ter ajudado...
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 11:29 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Considerando a melhor frente a mostrada na primeira foto, aconselho cortar o galho da direita, na primeira bifurcação, mantendo o galho da esquerda, para com ele reiniciar sua planta. Very Happy

Com esse galho aramado, voce poderá dar um movimento levemente sinuoso, iniciando a estilização moyogi. A copa será então refeita, buscando harmonizar o conjunto. Ao manter esse galho, sua planta adquire conicidade, que é quando a base apresenta-se mais larga e a planta vai afunilando-se em direção ao ápice. Very Happy

A pitangueira leva um tempo razoável para se recuperar de cortes radicais, então aconselho manter sua planta onde está, cuidando apenas de fazer vários furos na lateral (até a metade da altura do vaso) e no fundo. Isso irá auxiliar na aeração ou oxigenação das raízes. Gradativamente, tambem, vá retirando o substrato em que ela está imersa e substituindo por outro, mais drenante: caco de telha/tijolo, pedrisco, carvão vegetal, casca de pinheiro e terra granulada (eu uso terra de cupinzeiro, triturada e queimada). Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 10, 2009 9:16 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,

Já faz algum tempo desde minha última postagem desse assunto, pois demorei a criar coragem p/ podar a minha pequena pitangueira.

Bem fiz isso nesse sábado dia 08.08.09 e estou postando as fotos de como ficou a poda inicial, digo inicial porque pretendo ainda retirar os galhos que aparecem nas fotos conforme a foto onde está recortada esta parte. Não fiz a poda de uma vez, pois fiquei com medo de enfraquecer a peq árvore.

Gostaria de que me ajudassem com a seguinte dúvida:

Procurei focar os cortes feitos e gostaria de que me dissessem o que acham dos mesmo, pois sempre ouço falar de cortes limpos p/ que a cicatrização fique boa, porém além de ñ ter as ferramentas especiais p/ isso, tb ñ tenho experiência, essa é a 1ª vez que podo uma árvore adulta e com galhos já bem formados. Todos os galhos cortados tinham em torno de 3cm de raio. Caso tenham algum problema, poderiam me orientar o que fazer?

Brigadão.

Natura Bonsai Brasil

DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 11, 2009 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

E isso ai logo, logo tera um belo bonsai em mãos.
boa sorte
t+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Donegá
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 11, 2009 6:04 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

Valeu pela resposta e incentivo, quero cuidá-la com mt carinho, pois como deve ter lido no início do post, está pitangueira foi plantada pelo meu pai a mais ou menos 16 anos.

Abraços amigo.

Natura Bonsai Brasil

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: