FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pitangueira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Flavio Janones

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 3:29 pm    Assunto: Pitangueira Responder com citação

Vou postar aqui uma evolução de uma pitangueira. Qualquer sugestão, critica ou opinião serão muito bem vindas.

Antes (Outubro de 2008)...

Agora..

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Flávio,

Sua planta evoluiu muito bem!!!

Na minha opinião está na hora de fazer algumas intervenções, senão fica difícil fazer depois, uma vez que os galhos ficam mais robustos.
Proceda uma desfolha total em sua planta, cortanto as folhas no pecíolo. Faça isso usando uma tesoura de ponta fina. Eu já desfolhei pitanqgueira com a mão mesmo e não fica bom, sempre sai um pouco da casca da planta junto com a folha, principalmente em galho novo.

Após a desfolha, arame toda a planta de disponha os galhos a fim de formar um moyogi. Lembre-se que neste estilo, é sempre um galho de cada lado da planta, então nunca haverá dois galhos de um lado e outro galho do outro lado... caso haja dois galhos do mesmo lado em uma mesma curvatura do tronco, posicione um deles como galho de fundo, o que futuramente será necessário para dimensionar a planta, dar profundidade...

Vc pode proceder inicialmente a desfolha e postar aqui, assim fica até mais fácil de visualizar a estrutura da planta...
Mas algo que vc já pode ir fazendo é com relação ao estudo do estilo no qual está conduzinho sua planta... ler nunca é demais...

Abraço
Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
joellagunasc
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

Flavio tua´pitanga tem um grande potencial , na minha opinião tu deverias coloca-la num escorredor/mamadeira para dar uma acelerada no crescimento e na espessura do tronco , mas no mais tem um grande futuro esta planta .
Parabens

Joel
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Flavio Janones

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 11:32 am    Assunto: Responder com citação

Ezequiel,

A ideia é formar um moyogi mesmo, apesar de apresentar alguns probleminhas estruturais (Pela primeira foto da pra ver isso).
- Acho que existe uma distância muito grande entre os dois primeiros galhos.
- O segundo e terceiro galho estão do mesmo lado.

Na verdade, não sei como resolver esses problemas.

Quanto a desfolha, estava pensando em fazer isso juntamente com uma poda no final do inverno. Mas agora fiquei com dúvida.

E Joel, pensei nisso também, porque ela esta muito fina ainda. Acho que plantada em um vaso como ela esta vai demora muito pra engrossar.

Obrigado pelas dicas de vocês.
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Quando digo para fazer a desfolha é que sua planta necessitará ser aramada para solucionar o problema do posicionamento dos galhos e isso é meio difícil de fazer com tanta folhagem. Uberlândia não tem inverno tão rigoroso assim, e ainda temos mais de 2 meses até o início do inverno, dá muito tempo pra vc proceder com o trabalho.

O fato dela ter dois galhos do mesmo lado é fácil de resolver. se a distância for pequena entre eles, vc pode posicionar um deles como galho de fundo. Se a distância for um pouco menor vc arama sua planta e proceda com uma torção do tronco dela. Mas isso irá exigir coragem e um pouco de técnica, mais coragem do que técnica, principalmente para nós, iniciantes.
Para proceder a torção eu envolvo o local com fita de borracha (essas pretas de câmara de ar mesmo), faço uma aramação e procedo a torção. A borracha serve para o tronco não quebrar. Vc pode usar ráfia também, mas é um material que eu particularmente não conheço...

O fato dela ter dois galhos do mesmo lado também pode ser solucionado com enxertia, mas daí eu recomendo pra vc deixar isso mais pra frente, uma vez que a espécie apresenta brotações voluntárias ao longo do caule e a sua ainda tá com tronco muito fino, pode danificar muito ela...

Espero ter ajudado
Abraço
Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 10:34 pm    Assunto: Responder com citação

Foi bem conduzida. Agora é ter calma.
Se você manter todo esse zelo e ter paciência terá uma grande planta no futuro.
Thiago Giaconi
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 17, 2009 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Flavio,

Concordo com o Castilho.
Você possui um ótimo material, parabéns!!!

Abraço

http://discutindoarte.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Flavio Janones

MensagemEnviada: Sex Ago 21, 2009 7:16 pm    Assunto: Atualizando Pitangueira Responder com citação

Por causa do inverno, frio e seco, minha pitanga perdeu boa parte das folhas. Aproveitei e fiz um poda. Agora fica mais visivel a estrutura da planta e consequentemente suas falhas.

Qualque sujestão sera bem vinda.
Flavio Janones

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 8:12 am    Assunto: Responder com citação

Segue atualização da minha pitangueira. Após uma desfolha e remoção da aramação.

Aguardo sujestões.

edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Flavio,
o trabalho está ficando bom mas este primeiro galho incomoda (além de estarem primeiro e segundo do mesmo lado) como me incomodou muito tempo o primeiro galho desta minha caliandra:

Foi uma das minhas primeiras plantas por isso mesmo também com vários defeitos...

Aqui cortei um pouco

Aqui acabei de tirar fora

Agora veja, a tua planta parece bonita mas tem alguns pontos que poderiam ser melhorados:

- Bom movimento mas pouca conicidade
- (1.o e 2.o); (3.o e 4.o) galhos de um mesmo lado
- parece que não tem galhos de fundo

Espero ter ajudado...

Abraço.
Edson.
Flavio Janones

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2011 9:27 am    Assunto: Responder com citação

Edson, obrigado pelas dicas, mas ainda tenho dúvidas, estou postando mais algumas fotos para facilitar a visualização.

Sobre o primeiro galho, ele me incomoda também. Mas com o segundo galho crescendo, mesmo que de maneira não ideal, talvez seria melhor retirar o primeiro.

Sobre o 3.o e o 4.o não tenho ideia de como resolver. Não sei se ficaria legal remover um deles.

Ela realmente não tem galho de fundo, em relação aos galhos "principais" ela é bastante "plana".

Sobre a conicidade, a disposição dos galhos ou alguma outra coisa, rsrs, se alguém tiver mais alguma sugestão?

Vista de cima

Visão lateral
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Flavio!

Acho que seu trabalho de condução deu um bom resultado. Mas também acho que há alguns problemas com a posição dos galhos como já disse o Edson.

Acredito que desse para remover o 2° galho e o 4° já que estão crescendo do mesmo lado que o 1° e 3° galhos respectivamente.

Pode parecer num primeiro momento que a árvore irá ficar meio fazia; mas assim você corrige um defeito que de qualquer modo terá que ser corrigido em algum momento para que possa ter um bonsai bem estruturado.

Com a ausência do 2º galho, pode fechar o espaço desenvolvendo o 1º e o ramificando bastante; já com o corte do 4° galho você pode aproveitar para baixar mais o ápice da árvore. Com as futuras brotações dos 2° e 4° galhos pode orientar e estruturar os galhos da parte posterior da planta, melhorando assim o problema da falta de galhos na parte traseira.
Márcio Friedrich Ribeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Flavio!

Acho que seu trabalho de condução deu um bom resultado. Mas também acho que há alguns problemas com a posição dos galhos como já disse o Edson.

Acredito que desse para remover o 2° galho e o 4° já que estão crescendo do mesmo lado que o 1° e 3° galhos respectivamente.

Pode parecer num primeiro momento que a árvore irá ficar meio fazia; mas assim você corrige um defeito que de qualquer modo terá que ser corrigido em algum momento para que possa ter um bonsai bem estruturado.

Com a ausência do 2º galho, pode fechar o espaço desenvolvendo o 1º e o ramificando bastante; já com o corte do 4° galho você pode aproveitar para baixar mais o ápice da árvore. Com as futuras brotações dos 2° e 4° galhos pode orientar e estruturar os galhos da parte posterior da planta, melhorando assim o problema da falta de galhos na parte traseira.

Espero que minhas sugestões ajudem de alguma forma, e acompanhando.
Jair Flores
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Flavio, apesar de minha pouca experiencia, concordo com a opinião do Márcio sobre a retirada dos galhos 2 e 4 , até porque estão localizados no lado de dentro da curva.
Um abraço!
Flavio Janones

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 9:18 am    Assunto: Responder com citação

Márcio e Jair, obrigado pela sugestão. Vou tentar fazer uma projeção para ver como fica.. Se eu conseguir fazer, hehe, eu coloco aqui para saber a opinião de vocês.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: