FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

mamadeira para ficus boni
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Dom Fev 22, 2009 10:49 am    Assunto: mamadeira para ficus boni Responder com citação

Olá a todos...gostaria de pedir a ajuda de voces com uma mudinha que eu tenho de ficus boni....

Eu adquiri esse mudinha ja faz muito tempo....eu consegui encaminhar os galhos dela para o formato de um moyogi, e sempre tive os planos de fazer uma mamadeira para o tronco engrossar (hoje tem a grossura de uma vela comum mais ou menos).Gostaria de saber se posso fazer nessa epoca do ano a mamadeira, e também que tipo de mistura posso usar. Ah ja ia esquecendo, ha alguns meses essa muda ficou um pouco doente, as folhas cairam (era falta de adubo) adubei e ela sobreviveu, só que continua com bem menos folhas que antes, será que tem algum problema?

desde ja muito obrigado...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marcelo_Andrade



Registrado: 12/08/06
Mensagens: 90
Localização: Taguatinga-DF

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 9:30 am    Assunto: Responder com citação

alguém pode ajudar?

PS: a muda está comigo a mais ou menos dois anos e meio...hoje eu acho que vou tirar umas fotos e posta-las aqui...

até mais...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 25/12/06
Mensagens: 261
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 10:09 am    Assunto: Responder com citação

Marcelo:

As fotos sempre estimulam mais as opiniões.

A mamadeira pode ser feita em qualquer época do ano. A única recomendação é quanto ao substrato que deve ser bastante orgânico.

Pesquise aqui no fórum e encontrará um tópico bastante instrutivo sobre o assunto. Verá que, na realidade, há uma etapa anterior que é colocar a planta num escorredor e aguardar até que as raízes comecem a sair pelos furos. Nada impede que vc faça tudo ao mesmo tempo, mas até que as raízes comecem a sair, a mamadeira não terá nenhum efeito.
_________________
O primeiro grande desafio é mantê-las vivas...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 26/07/07
Idade: 57
Mensagens: 3373
Localização: Umuarama - PR

MensagemEnviada: Seg Fev 23, 2009 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo,
neste link tem a matéria completa sobre a técnica escorredor/mamadeira, inclusive sugestão para o substrato:

http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Abraço.
Edson.
_________________
O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil