FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Um pé de que?
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 9:57 pm    Assunto: Um pé de que? Responder com citação

Oi pessoal, resolvi tentar colocar essas fotos aqui ( 1ª vez) se não der certo vcs já sabem... Em busca da ajuda de vcs.
1º Gostaria de saber se alguém conhece essa espécie . Só o que sei é que parece ser uma espécie de "tabebuia" ou ipê. Queria dados mais precisos. É uma planta comum por aqui.
2º Aproveitando a oportunidade quero a opinião de vcs sobre como ela deve ser conduzida.
A primeira foto foi tirada logo após a coleta (17/04/05) e os jins e sharis são originais. O único galho vivo é o mais baixo a esquerda e o central que foi podado posteriormente e acabou secando tbém.

Altura 45cm - tronco 7cm na base.

As fotos seguintes mostran a árvore 3 meses depois (13/07/05)


Como vcs podem ver nasceram 3 brotos do único galho vivo. Como eles estavam crescendo vigorosos, cortei suas pontas p/ ver se brotam outros galhos laterais, e encher a copa.

Na parte de trás da árvore, havia uma grande área podre que foi arrancada e tratada cdom fungicida. Acho que não parece muito comum madeira morta nesse tipo de planta (Decídua), mas como a árvore já se apresentava assim naturalmente, resolvi acentuar essa característica aproveitando tbém a dureza da madeira.



Infelizmente grande parte do lado direito posterior estava morto por causa da ferida citada, o que justifica o shari feito ali. Isso certamente vai prejudicar a formação da nova copa, mas tbém vai ser um grande desafio





Detalhe do fruto e folha para identificação
É isso pessoal, é o começo de um longo trabalho, por isso é muito importante uma decisão corrreta nessa fase. Conto com a ajuda de vcs.
VALEUUU!!! Atila
Detalhe do fruto e folha p/ identificação



Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Seg Jul 18, 2005 11:55 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Átila !!!! Laughing Laughing Laughing
Parece ser um tipo de Ipê sim !!!!! Temos alguns pés enormes lá no clube que frequento. Acho que esta espécie é igual a que um amigo possui e que tem as folhas bem pequeninas e lindíssimas.
Imprimi as fotos para poder ver melhor e aí sim, opinar com mais tranquilidade. Aguarde. Se puder ajudar, ficarei super feliz.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 7:49 pm    Assunto: o nome Responder com citação

Cybistax antisyphilitica-familia Bignoniaceae - vulgo ipê verde - madeira dura e densa 0,59g/cm³ é só cuidar como o ipê mesmo
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Ter Jul 19, 2005 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Very Happy OH Mago, quer vender esse livro de identificação de espécies que vc tem aí??? Shocked Valeu mais uma vez cara, procurei em tudo quanto foi site de árvores nativas e nada. Que nome louco hein!!! Quer dizer que esssa planta cura até sífilis??? Surprised Shocked

Angela tô esperando o seus pitaco hein, me ajuda aí Laughing Wink

Atila
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

vou me entrometer aki....

esse livro que vc disse é o do Lorenzi???? é facil de encontrar nas livrarias, o dificil é o preço... acho q os 2 volumes sai por mais de 200reais, mas pra quem gosta de arvores.... vale a pena

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 7:25 pm    Assunto: vale a pena Responder com citação

Amigo Doolombo tenho tambem o de arvores exóticas e te digo que vale a pena, no momento estou aumentando a biblioteca da casa do meus pais com alguns exemplares, a familia gosta muito de leitura pois só assim pra desinfetar o cerebro de tanta tv, temos livros de Quimica-Fisica-Contabilidade Hospitalar-Eng. Mecânica- Eng. Eletrica-Teologia-Culinaria-e é claro Botânica que não para de crescer.
Doolombo tem uma frase dita pelo maior chefe indigena americano Sioux Crazy horse.
"Somente quando os homens brancos tiverem matado todos os passaros, peixes e animais terrestres, poluido todos os rios e derrubado todas as arvores e que vão ver que dinheiro não se come!"
"Eu sou pobre e estou nu, mas sou o chefe de uma nação.Nos não desejamos riqueza, mas desejamos educar nossos filhos para o que é certo.A riqueza não nos traria nenhum bem, pois ela não pode ser levada conosco para o outro mundo.Nós não queremos riqueza.Queremos amor e paz!"
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 9:31 pm    Assunto: Responder com citação

Confused Confused Mago. Aí no seu livro diz se essa espécie floresce? Qual a época?

Atila Confused Confused Confused Question
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 31/01/05
Idade: 39
Mensagens: 291
Localização: Pindorama-SP

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 10:05 pm    Assunto: Responder com citação

mago, vc tem razão, é sempre bom ter um tempinho pra leitura, sempre que posso compro livros, mesmo que sejam usados (adoro ir a SEBOS para procurar livros)

Àtila, gostei muito da sua planta!!! esse jin está muito bonito, como vc conseguiu? utilizou alguma ferramenta, passou algum produto para que nao apodressesse?

abraços
_________________
Fernando Colombo de Amo (Doolombo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO


Registrado: 29/01/05
Idade: 51
Mensagens: 601
Localização: Valença-RJ

MensagemEnviada: Qua Jul 20, 2005 11:10 pm    Assunto: Responder com citação

Laughing Doolombo, muito obrigado cara; é sempre um grande estímulo quando alguém gosta do seu trabalho. Não utilizei nenhuma ferramenta em especial, só pequenos formões comprados em loja de R$ 1,99 e estiletes idem. O acabamento foi feito com lixas de madeira e d`água. Pra conservar a madeira, tô usando a boa e velha "calda sulfocáustica"
Essa espécie como disse o nosso amigo Mago tem a madeira muito dura e branquinha quando descascada, o que facilita o trabalho. Grande abraço e até a próxima Razz Razz

Atila
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 08/01/05
Idade: 45
Mensagens: 141
Localização: Sorocaba-SP

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 7:04 pm    Assunto: tem flores sim Responder com citação

Átila desculpa pela demora mas minha vida ta meio corrida, ele floresce sim em dezembro até março e sementes prontas para colheita em maio até outubro.Mudando de pato pra ganso realmente ficou uma beleza o jin e deve ter dado um trabalho mais ou menos heim Question Question eu tenho uma kaizuka na qual fiz um grande sharamiki com uma dremel tabajara que comprei no carrefour(paguei só R$67,00) e sendo sincero demorei dois dias para terminar e tambem usei a velha e boa sulfocáustica, pretendo usar lixas d'água na próxima vez pra melhorar o acabamento:D
_________________
Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil