|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Out 06, 2004 8:10 am Assunto: |
|
|
Olá Castro,
Ótimos links os que voce enviou. Apenas confirmam minha admiração por acer de todas as variedades.
Isto nos estimula a buscarmos maneiras de conseguir mudas ou sementes, assim como, descobrir quais as espécies que melhor se adaptam a bonsai e ao nosso clima.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Out 06, 2004 8:52 am Assunto: |
|
|
Bom dia a todos!!!
Belas fotos... o acer é mesmo uma linda espécie, mas, parece que aqui no nordeste o tridente é o único que se adaptou.
Sergivaldo, a Rejane tem mudas de acer tridente... no I encontro NE vocë pode fazer os contatos
Abraços a todos!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sex Out 08, 2004 9:28 pm Assunto: |
|
|
Estou estranhando a ausência do André aqui...
Ele é outro apaixonado por Acer... hehehe _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 09, 2004 5:15 am Assunto: |
|
|
Alexandre de Souza Coelho escreveu: | Bom dia a todos!!!
Belas fotos... o acer é mesmo uma linda espécie, mas, parece que aqui no nordeste o tridente é o único que se adaptou.
Sergivaldo, a Rejane tem mudas de acer tridente... no I encontro NE vocë pode fazer os contatos
Abraços a todos!!! |
Valeu pela dica, Alexandre!
No I Encontro Regional nos veremos lá!!
Abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Out 09, 2004 5:18 am Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Estou estranhando a ausência do André aqui...
Ele é outro apaixonado por Acer... hehehe |
Isto mesmo, Felipe,
Onde estará o André??!!
Abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Out 09, 2004 7:13 am Assunto: |
|
|
Olá Companheiros,
"Onde estará o André??!! "
Saiu mundo a fora á procura de :
citação:
"me arrumasse sementes de [b]bétula e pistache eu ficaria muito agradecido pois estou precisando dessas sementes "[/b]
Ele ainda não deve ter visto os sites, já agora viram aquele das "curiosidades" em que eles fazem um entrançado com vários ramos de "Tridente" ? dá um aspecto cónico á arvore, é bastante interessante
André desculpa se era segredo .
Um abraço,
Castro |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

Registrado: 12/07/05 Idade: 45 Mensagens: 160 Localização: Barueri-SP
|
Enviada: Ter Jul 12, 2005 11:23 pm Assunto: Acer Tridente em Apartamento. Fortaleza-CE |
|
|
Caro Colegas,
Bom Dia!
A 1 semana comprei um acer tridente de 11 anos de um bonsaista de São Paulo. Sou iniciante, porém li muito a respeito desta espécie. Sabendo que dos Acers este seria o mais resistente, resolvi comprar esta planta em caráter de teste, pois dos bonsais ela foi a que mais me impresionou.
Gostaria se possível obter sugestões dos colegas esperientes com relação ao local que devo colocar a minha planta nas condições que disponho atualmente.
O ambiente que disponho aqui em Fortaleza-CE é 1 Ap de 1º andar, na qual tenho uma varanda relativamente grande na posição poente, pegando sol diretamente das 12:30 as 16:45 em uma metade da varanda e a outra metade na sombra que é protegida pelas árvores da rua, contudo não é de se admirar que á um mormaço (Quitura) nesse período durante estas horas. O vento da varanda por ela ser na posição poente é inferior das duas janelas.
Os outros dois ambientes são: 1) a janela do meu quarto que é relativamente fresca e bem iluminada com um vento não muito forte, mas também não é muito fraco e com sol diretamente das 9:45 as 11:00. 2) uma outra janela que o vento ja é um pouco mais forte, porém tem sol diretamente das 9:00: as 12:45 e apartir daí só numa metade da janela.
Gostaria de ter essa planta comigo dentro do meu AP.
Em qual desses lugares eu teria que colocar meu bonsai?
Como faz uma semana que ele chegou de São Paulo, ainda está no estado de dormência.
Caso os colegas achem que não haverá possibilidade da planta viver nesses locais. tenho uma outra opcão, acho que sem dúvida seria melhor para ela: Colocar a planta no jardim descoberto do mau apartamento lá em baixo que é parcialmente coberto de arvores maiores e pega poucos raios solares durante todo o dia.
Por favor comentem, pois gostaria muito de que essa planta se adaptasse aqui em Fortaleza-CE.
Alguém possuí Acer Tridente nas proximidades do Estado do Ceará? Em Fortaleza a média anual de temperatura é: 27ºC. |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 14, 2005 10:07 am Assunto: Re: Acer Tridente em Apartamento. Fortaleza-CE |
|
|
Oi Juliano, tudo bem?
Seja muito bem vindo ao forum!
Voce escolheu uma planta da qual também sou fã incondicional... o acer tridente!
Para cultivá-lo com saúde em Fortaleza, voce terá um desafio interessante, mas acho que vale a pena tentar.
Embora o tridente seja o acer mais resistente com o qual já trabalhei, você tem aí 2 ou 3 fatôres que são agressivos para ele:
1- temperaturas bem altas,
2- ventos constantes médios ou fortes,
3- sol direto da tarde (varanda)
Acho que a varanda poderia ser um lugar a ser tentado, mas voce teria que improvisar algum tipo de proteção contra o vento e para atenuar o sol direto da tarde. Para o sol existe uma tela chamada Sombrite 50%, que reduz pela metade o efeito do sol.
O unico fator mais dificil de atenuar é a tenperatura. Aí fica a seu critério escolher um local onde a temperatura também seja mais amena.
O jardim do seu prédio para um lugar interessante, desde que a planta também esteja protegida do futebol da garotada!
Vale a tentativa, mas é um desafio interessante!
De qualquer forma, existem espécies nativas do nordeste muito boas para bonsai e, claro, que adoram as condições climáticas daí!
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 14, 2005 12:52 pm Assunto: Quanto ao Inverno? |
|
|
Charles,
Muito obrigado pela atenção!
O que devo fazer com a planta no Inverno? de onde vc é? Qual seria a época de inverno aqui em Fortaleza?
Um abraço.
E mais uma vez obrigado! |
|
|
 |
julianocamara 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 14, 2005 1:03 pm Assunto: Acer tridente |
|
|
Charles,
Tem um lugar na varanda que nao pega sol diretamente, pois é protegida pelas folhas das arvores da rua, mas há muita claridade... seria uma opção?
Um abraço |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 1:40 pm Assunto: Re: Acer tridente |
|
|
Oi Julio, tudo bem?
Desculpe mas só agora vi sua mensagem...
Acho que sua varando é sim uma opção.
Pegando um sol meio "filtrado" pelas árvores da rua, acho que pode ser uma boa para seu acer.
Na sua região, inverno não fará diefernça para o acer, uma vez que as temperaturas continuam altas.
Importante é proteger do sol forte e direto, bem como dos ventos constates. Se, além disso, voce ainda conseguir um local onde as temperaturas sejam mais amenas (sua varanda), acho que seu acer tridente tem chances de se adaptar!
Entre as suas opções, acho que esta seria a melhor a ser tentada!
Mande notícias sobre como vai indo!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|