|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 10:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Postando nova foto:
Folha, flor, fruto e semente sem polpa.
Desculpas: não estou conseguindo postar mais do que uma foto por vez
Abraços - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 10:56 pm Assunto: |
|
|
Colegas,
Ufa, nova foto.
Fruto em fase de maturação.
Até o momento tudo indica que seja mesmo a Chomélia Obtusa, postada pelo amigo Junior/pr.
Vou partir para uma busca de fotos da Chomélia para encontrar outros detalhes, já que a foto apresentada não dá muitos detalhes das folhas e não consegui encontrar uma flor na foto apresentada. "Junior...(Caramba!), mas tudo indica que já encontramos o caminho.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 11:10 pm Assunto: |
|
|
o fruto parece muito com uq agente chama de jamelão aqui em vitoriaES, mas as folhas de jamelão eu tenho a impressão de serem um pouco maiores e não lembro como são as flores.
derrepente é uma variedade diferente, tenho algumas plantas dessa aqui,vou tirar fotos amanha e posto.
t+
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Mar 07, 2009 11:51 pm Assunto: |
|
|
Olá Filipe,
Alguns amigos já postaram informando a semelhança com o Jamelão.Fotos dessa espécie irão ajudar em muito.Agradeço pelo empenho. Fique a vontade!
Consegui alguns dados da Chomélia Obtusa, infelizmente fotos não:
É enconbtrada em São Paulo,Minas Gerais, Goiás,Mato Grosso e região do Nordeste.(
Apresenta corola tetrânica e frutos cilindricos é de região de matas e lugares meio sombreados.
Floresce em fevereiro, julho, setembro, dezembro.
Frutifica em julho, setembro e dezembro.
OBS: Floresce e frutifica em dezembro. Não podemos levar em conta alguns dados visto a planta apresentada se encontrar ainda muito debilitada ???.A floração respondeu ainda com folhas totalmente amareladas depois de alguns dias de se aplicar adubo "Osmocote)
Com novas fotos e detalhes ,possivelmente o amigo Junior/pr consiga mais informações de sua fonte onde obteve informações.
Colegas, estou muito agradecido pela ajuda prestada por voces.
Um Abraço - Ivanil |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Mar 08, 2009 8:27 am Assunto: |
|
|
Fotos maiores
Foto da Chomélia Obtusa encontrada na Net
Outra espécie de Chomelia
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Mar 08, 2009 8:08 pm Assunto: |
|
|
Amigo edson 0605,
Agradeço por ampliar as fotos tornando-as mais visíveis.
Depois da postagens de tuas fotos, não resta mais dúvidas: a planta apresentada é pertencente a mesma espécie.Suas folhas, suas flores e com a imagem postada pelo amigo junior/pr contendo frutos, tudo ficou comprovado, é mesmo uma Chomélia.
Tenho ainda uma dúvida se é da variedade fasciculata ou obtusa.
Mais se parace com a fasciculata, com suas flores com (...pétalas ..?)bem mais abertas, estendidas sentido galho, característica de todas as flores da minha planta, destaque visual das que apresentei.Mas o que ainda me intriga é a côr amarela das flores.Vou procurar amanhã por uma ou mais flores temporonas para novas deduções.
Como falei anteriormente, poderá estar ocorrendo algumas mudanças tendo em vista as condições que a planta apresenta.
Preciso agradecer a vc, bem como aos demais amigos que postaram, elogiando a planta, colocando opiniões, fotos, oferecendo ao tópico condições de ficar por vários dias na primeira página.Meu muito obrigado que todos continuem felizes!
Conto ainda com opiniões/dicas, de como encontrar a variedade a que pertence.Vou aguardar melhores condições da planta bem como a época mais propícia para efetuar algumas intervenções.Já foi postado um projeto para estilização que agradeço e no futuro faremos subir para quem sabe merecer outras alternativas.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
Andreazze
Registrado: 20/05/10 Idade: 43 Mensagens: 3 Localização: Senhor do Bonfim-BA
|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 7:54 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Como posso aprender a cultivar um bonsai?
Posso fazer um bonsai com quais plantas?
Pode ser com as seguintes plantas?
-Laranja
-Limão
-Manga ?
Ou tem árvores específicas?
Obrigado! |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Qui Maio 20, 2010 7:58 pm Assunto: |
|
|
Andreazze, poste esta pergunta no " Sou principiante". Aproveite e veja os tópicos que com certeza encontrará muitas respostas a suas dúvidas! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Qui Jun 03, 2010 1:46 am Assunto: |
|
|
Eu cheguei a pensar que era uma Nectandra megapotamica, a CANELINHA, que dá muito em beira de rio.
No entanto as folhas da canelinha são mais compridas, mas a flor e o fruto são muito parecidos com essa Chomelia sem dúvidas alguma. Que bela planta pra bonsai hein? Não a conhecia  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|