Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rudi_paulo
Registrado: 09/03/09 Idade: 40 Mensagens: 32 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 11:19 am Assunto: Pitanga |
|
|
Olá Amigos!
Gostaria de pedir algumas dicas sobre esta Pitanga que comprei recentemente ...
Como podem ver ela já tem várias brotações e minha dúvida é se já devo podar e aramar ela e deixar somente as brotações que irão virar os galhos dela, ou o que os amigos me sugerem a fazer?
Já me falaram para fazer uma alporquia logo abaixo das brotações para corrigir o defeito que ela tem na base, o que acham?
Espero que alguém possa me ajudar ...
Abraços.
Rudi Paulo. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 11:23 am Assunto: |
|
|
Minha opinião particular...
Tire os galhos que estão nascendo próximos a base, eles não irão acrescentar nada à planta. Quanto aos outros, escolha os que parecer ter melhor localização, e corte os outros. A planta está muito confusa, tem q simplificar, deixando menos galhos, senão será bem difícil pensar em algo. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 2:47 pm Assunto: |
|
|
Olá rudi_paulo, na minha opinião, analisando a foto nº 3 como frente, pode se pensar em um estilo moyogi, até porque sua planta tem um movimento de tronco bem legal, deixando um dos galhos que sobem como novo ápice e rebaixando os galhos que saem das curvas.
Quanto a alporquia, pode ser um caminho, mas vale lembrar que a alporquia em pitangueira costuma ser um tanto quanto demorada e de difícil resultado.
Att,
Salo. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 3:00 pm Assunto: |
|
|
rudi_paulo
Estou com o Salo...
Poste uma foto que mostre melhor a base da planta e outra que mostre a parte superior da planta, pois assim fica + fácil indicar como proceder.
Moyogi é um bom estilo para ela.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
rudi_paulo
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 10:00 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal!
Seguindo a dica dos amigos do Fórum, deixei os galhos que me pareciam ter melhor localização e tirei o restante para seguir o estilo Moyogi. Espero que tenha feito a coisa certa, mas isso os amigos mais experientes aqui do fórum poderão me dizer.
Só fiquei em dúvida com os dois primeiros galhos do lado esquerdo, pensei em tirar um deles, o que acham?
Abraço.
Rudi Paulo. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Rudi,
se fosse minha, do lado esquerdo, tiraria o primeiro e terceiro galhos...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 10:46 am Assunto: |
|
|
Assino em baixo, corta o primeiro e terceiro da esquerda, mantenha só os galhos que surgem nos "cotovelos", nos lados de fora das curvas |
|
|
 |
rudi_paulo
|
Enviada: Qua Mar 18, 2009 3:02 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigos!
Edson e Arzivenko, concordo com voces, vai ficar bem melhor tirando o primeiro e o terceiro galho, vou fazer isso e depois deixar ela se recuperar do sofrimento nas mãos de um iniciante ... hehehe
Agradeço as dicas ...
Abraço!
Rudi Paulo. |
|
|
 |
|