Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio M.M. Torres

Registrado: 04/04/07 Mensagens: 47 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:20 pm Assunto: Shimpaku antipático |
|
|
Alguem me dê uma boa dica para cuidar de juníperos,shimpakos,cedrinhos nana,jacares,tuias etc.Estes pobres sofrem aqui no Rio de Janeiro 40°.Já perdi vários,mas como sou teimoso,insisto em cultiva-los.Observo que qdo entram em processo de secagem,raramente se salvam.Qto mais rego,e isto pq esta mto calor aqui,parece ser pior.Mais especificamente no momento,tenho um shimpako ja grandinho,com 2cm de caule e raizes fortes.Passou o inverno bem,saldável,mas com o verão brabo daqui parece que ñ há shinsaco...digo:Shimpako que aguente.Começou e encrenca e qto mais eu pinço e rego,mais seco ele tá ficando. Mas,tem um brotinho verde surgindo.Pergunto: Sera que ele vinga ? Detalhe.Qdo percebi que estava resecando, retirei-o do suporte plástico original do cultivador e envazei-o num vaso de barro com substrato bem arejado o qual foi coberto com asfágno para manter a umidade.Tive o cuidado de deixar alguns minutos as raizes de môlho em hormônio vegetal enrraizante.Mas parece que ñ adiantou mto,pq o bicho continuou a secar. Sera que se eu passar a dormir com ele no ar-refrigerado ele ficara satisfeito e ressuscita ?Mas e se a patroa colocar a mim e o shimpako pra fora de casa,como eu fico ? Humm...é melhor pensar bem e decidir.Ou shimpaku ou a mulher.Oh ! decisão difícil os dois tem lá os seus atrativos e se pelo menos fosse uma shimpaka,mas não...! O quê fazer ?, Helpe me  _________________ Sem Natureza,não há vida !!! |
|
|
 |
WanderX
|
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 6:17 pm Assunto: |
|
|
Eu moro em Piracicaba e aqui é o quintal do capeta também ... 40 graus na sombra. Mas os meus vivem bem....
Algumas considerações:
- Nunca regue nas horas mais quentes do dia, só de manha e/ou no fim da tarde;
- Estas plantas devem pegar umas oito horas de sol por dia;
- Sempre use substrato que seja bem drenado e que não compacte;
- Tente só transplantar no invero ou bem no começo da primavera, fora disso é bem possível o óbito...
Boa sorte
Att
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 10:48 am Assunto: |
|
|
Ricardo,
Essas oito horas de sol seria um limite mínimo ou máximo? Ou seria o ideal?
Tenho interesse em investir nestas espécies, mas ainda receio...
Abraços |
|
|
 |
Ricardo Loriggio 2.o PASSO

Registrado: 01/08/04 Idade: 43 Mensagens: 261 Localização: Indaiatuba-SP
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 3:48 pm Assunto: |
|
|
Seria uma boa média... mas sempre lembrando de evitar o sol do final da tarde..... para isso uma tela de Luminix resolve...
No campo aberto deixa rolar... as plantas no chão não vão sofrer muito...
Como pude ver voce é de MG a acho que aí no centrão é muito quente para a espécie... não sei direito... como seria o inverno daí?
Acho que neste caso seria melhor plantar no campo com uma barreira de arvores (como um barra vento) para cortar o sol de depois das 16 horas.
Att
Ricardo Loriggio |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 4:24 pm Assunto: |
|
|
Aqui já é final de Minas, entrando na Bahia, não tem inverno... sol intenso e temperatura nas alturas... tenho muito receio de investir em coníferas...
Abraços |
|
|
 |
|