|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ju_dos_santos
Registrado: 24/03/09 Mensagens: 8 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 2:28 am Assunto: Identificação de Espécie + Instruções para Primeira Poda |
|
|
Pessoal,
tudo o que sei sobre a arte bonsai aprendi neste site nos últimos dois dias. Há dois meses trago uma inveja saudável do bonsai de um amigo meu e no último dia 23 tive a oportunidade de comprar meu primeiro bonsai.
Comprei, contudo, por uma bagatela em um supermercado, então não pude obter informações sobre origem, espécie, idade etc. Apesar disso, o bonsai (que acho que está mais pra pré-bonsai) me pareceu super saudável e com um potencial legal.
O fato de ser bastante jovem e de ainda não ter estilo me estimulou porque sei que tudo o que acontecer a ele será resultado do que eu fizer. Só estou com um pouco de receio de colocar a mão na massa desavisadamente e fazer bobagem.
Ele tá muito frondoso, como vocês verão nas fotos abaixo. Quero fazer a poda inicial, mas estou com medo de tirar muito. Li que não se deve podar mais que dois terços da parte aérea, então preciso saber se posso tirar parte agora e parte daqui a algum tempo (quanto tempo, se for o caso?). Outra coisa, é indicado que se faça poda nesta época, ou é melhor esperar?
Afora isso, gostaria que vocês me ajudassem também a identificar a espécie dele. Estou chutando que é um Junípero, mas não sei qual. Depois da poda quero colocar o arame, vou colocando a foto do trabalho que vou fazendo aqui e conto com o conselho e a paciência de vocês.
Muito obrigada pela atenção.
Um abraço!
LADO 1
LADO 2
LADO 3
LADO 4
 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 4:10 am Assunto: |
|
|
Ju:
É uma Tuia, provavelmente a Tuia-azul. Pesquisa aqui no fórum e verás que é uma planta muito delicada e extremamente difícil de lidar.
Quanto à poda, deve ser feita para se atingir um determinado objetivo e nunca como um fim em si mesma. Assim, pergunto: o que pretendes com a poda? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 8:29 am Assunto: |
|
|
Realmente é uma tuia azul...
O amigo Ricardo Loriggio dá umas dicas sobre cuidados neste post:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11041
Ao pesquisar no fórum o amigo poderá obter mais informações...´
Procede a informação do sambarilove que se trata de uma espécie que merece mais cuidados...
Contacte aqui no fórum, o amigo Fabiano Costa, ele tem certa experiência com coníferas, pode lhe dar grande ajuda...
Abraços
Espero ter ajudado |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:58 pm Assunto: |
|
|
Ju,
em primeiro lugar, seja bem-vinda ao Fórum e à Arte Bonsai.
Quanto à tua planta, é uma espécie difícil de se lidar como já bem disseram. Ela gosta de muito sol, inclusive no meio da copa.
Eu tinha uma muda bem mais desenvolvida que esta mostrada por você, que comprei pequenina na feira. Do nada começou a amarelar o meio da copa e foi-se desta pra melhor!!
Entretanto, não quer dizer que você não possa ter sucesso. Você poderia tentar adquirir espécies mais resistentes como Jabuticabeira e Fícus para iniciar.
Aí mesmo em Floripa tem o Fabiano Costa e o pessoal do Clube Floripa Bonsai que podem te dar uma ajuda.
Abraço e sucesso!!
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
ju_dos_santos
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 12:21 am Assunto: |
|
|
Gente,
obrigada pela atenção: agora que sei a espécie direitinho posso tentar lutar contra essa sina!
No primeiro dia que ela estava comigo, evitei de oferecer água por ainda não saber a porção e o horário adequados. No dia seguinte, algumas agulhas já ficaram amarelas. Percebi então que ela mostra que tá insatisfeita muito rápido e que é preciso identificar o problema e saná-lo sem demora. Comecei a aguar diariamente e ela voltou a ficar saudável. Interessante saber que peguei de cara um desafio desses.
Não pude pesquisar com afinco, mas não encontrei muitas informações a respeito dessa espécie disponíveis em português. Encontrei um site em inglês e vou postar aqui traduções de trechos que possam ser úteis a outros interessados no junípero azul.
Achei interessante o que sambarilove disse a respeito da poda, que ela deve ter um objetivo específico. Pois bem, a questão é a seguinte: a impressão que tenho é que este bonsai ainda não tem um estilo. De acordo com informações relativas às coníferas em geral, o mês de abril, que está próximo, é ideal para modelar. Pelo que tenho observado nas fotos, para colocar o arame é preciso que o bonsai seja podado primeiro. Então eu queria prepará-lo para esse trabalho de modelagem, seguindo os princípios disponibilizados em http://www.atelierdobonsai.com.br/marita.html:
"Para dar forma a estrutura do futuro Bonsai quando a "matéria prima" é uma planta de viveiro ou árvore silvestre, será necessário suprimir aqueles ramos cuja localização não se ajuste ao estilo e, àquelas que não se possa corrigir através de aramação. Para que se destaque a linha do tronco, os primeiros 2/3 ( em sua parte frontal) devem ser livres de ramos mas, ao mesmo tempo, não devemos deixar a sensação de estar desnudo. Para que isto não ocorra é importante recordar que os ramos alternados, localizados na parte de trás do tronco o vestirão e darão profundidade ao Bonsai.
Depois de estudar detidamente a planta, avaliar sua posibilidades e decidir o estilo. Neste momento chega o instante de podar. Mas qual ramos cortar?"
A autora denomina isso de "poda estrutural". Tenho medo, contudo de podar demais e prejudicar o bonsai. Então, se possível, me ajudem a decidir se é mesmo indicado podá-lo neste momento, quanto que dá pra tirar nessa poda e que estilo vocês acham que dá pra tentar seguir com ele.
Valeu, pessoal, gostei muito da colaboração de vocês! _________________ Juliana Mattos dos Santos. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 12:51 am Assunto: |
|
|
Ju:
Deixe essa temperamental quieta por um bom tempo, adaptando-se ao novo ambiente. "Converse" com ela todos os dias e apenas tracione levemente alguns galhos, para permitir a insolação no centro da copa.
Sei que, com a minha sugestão, está-se sentindo como uma criança de quem foi retirado um brinquedo novo. Mas a paciência é parte do aprendizado, essa planta não é mole, e no ano que vem tem mês de abril de novo...
Para refrear a ansiedade, vá até um supermercado, adquira um mausai de ficus, outro de jabuticaba, e comece a brincar com eles. Não irão lhe custar, os dois juntos, mais do que R$30 e lhe permitirão colocar a mão na massa desde já, com riscos mínimos.
Boa sorte, e deixe essa tuia quieta... _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
ju_dos_santos
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:12 am Assunto: |
|
|
Hahuahuahuahua. Sambarilove, não poderia haver descrição melhor sobre minha sensação. Vou seguir seu conselho, tracionar alguns galhos e deixar ela quieta. Mas posso adubá-la com farinha de osso a cada quinze dias? A próxima pergunta neste tópico vem no ano que vem então (se eu e o bonsai chegarmos lá). Valeu, gente. _________________ Juliana Mattos dos Santos. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 2:33 am Assunto: |
|
|
Juliana:
Para qualquer espécie que adquiramos, os mais experientes aconselham um período de "repouso" por pelo menos uns 30 dias. Justifica-se a recomendação porque a mudança de ambiente por si causa um stress na planta e ela ainda estará submetida a um novo regime de rega, insolação, ventos, etc.
Assim, não pense em adubar nesse período. Aproveite esse tempo para se informar sobre adubação. Há uma ótima matéria aqui no fórum, bastante extensa mas muito boa.
Vá observando também como está o substrato quanto à compactação e à drenagem. É bem provável que não seja o mais apropriado e, possivelmente, a primeira intervenção mais séria que fará será o transplante, após essa "quarentena", para a correção do substrato. Ate lá vc já terá colhido informações suficientes e, se restar alguma dúvida, todos estaremos prontos para ajudar. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:06 pm Assunto: |
|
|
ju_dos_santos
Seja muito bem vinda ao Fórum. Aqui vc encontrará muitas pessoas que já tem vasto conhecimento em toda Arte Bonsai.
Sou iniciante na arte + posso te ajudar com algumas questões que colocou em pauta.
Sempre temos que ter o conhecimento básico da planta que temos em mãos, o clima de onde ela vem e o clima onde ela vai morar e os tipos de intervenções que ela melhor aceita.
Sei, por ter uma igual a sua, que um galho ou outro seca sem motivo aparente, mais isso ocorre com + frequencia com exemplares mais velhos. então não se preocupe com isso agora.
Podas são feitas da primavera ao outono para dar inicio ao estilo e depois disso é só ir retirando com a ponta dos dedos os rebentos que saem fora da silhueta do Bonsai .
Regas só quando a terra ja estiver seca. Devemos regar até que toda a terra esteja molhada e a agua sair por baixo do vaso.
Aramação no outono e conservar o arame po no máximo oito meses.
Aplique adubo na primavera e no outono, com intervalo de duas a três semanas.
Quanto ao solo ela gosta de bem drenate. É bom ter um solo com abundância de areia grossa ou pedrisco (50%), sem esquecer é claro de matéria orgânica para nutrir a planta.
O reenvaze pode ser feito de 2 em 2 anos e de referencia fim de outono inicio da primavera.
Outra coisa que temos que ter em mente é que um belo bonsai, geralmente tem sua base bem grossa e isso só se consegue quando deixamos a planta crescer livremente em um substrato que lhe ofereça muito nutriente. Existem técnicas que ajudam nesse processo. Plantar elas no chão e ir trabalhando a planta até um ponto que achamos já estar bom para envasar é uma das técnicas aplicadas por Bonsaistas e a técnica da mamadeira, citada aqui no Fórum, é outra muito boa também e muito utilizada.
Sua planta ainda é nova + ja mostra pela base ter um bom potencial. A minha indicação é a mesma do colega Sambarilove... Deixe ela se adaptar ao novo ambiente e no final do inverno vc pode colocar ela em um escorredor de plástico para ela poder receber, depois que tiver com as raízes aparecendo pelos buraquinhos, a mamadeira.
Ufa.... Desculpe me prolongar tanto + ainda resumi bem o texto. São muitas as coisas que temos que saber para lidar com nossas plantas e espero ter te ajudado a esclarecer algumas.
Espero que vc se apaixone pela arte Bonsai, como todos que desse Fórum participam e que isso lhe renda muitos Bonsai.
Parabéns pela sua Tuia e um grande abraço,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
ju_dos_santos
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 12:37 am Assunto: |
|
|
Sambarilove e Rogério,
muito obrigada pelas dicas!
A boa notícia é que essa tuia fez hoje aniversário de uma semana nas minhas mãos e está firme e forte. Vou seguir os conselhos de vocês: refrear meus impulsos e deixá-la se adaptando por um mês ou mais para depois dar atenção ao seu substrato. Nesse tempo vou aprendendo mais sobre as técnicas e as próximas perguntas serão, prometo, menos elementares.
Agradeço muito a atenção e a paciência. _________________ Juliana Mattos dos Santos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|