|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 2:32 pm Assunto: Cuidados rosa - Yamadori de urgência |
|
|
Gente, hoje fiz um yamadori de quintal numa rosa. Sei que a época não é ideal mas é que minha avó estava fazendo limpeza no jardim e era ou arrancar agora ou deixar ir p/lixo então tentei tirá-la mais integra possível. Sobraram boas raízes e como foi podada, não tem folha nenhuma, só alguns "olhinhos" prestes a despontar...
Alguém tem experiência com a espécie? Plantei-a em um escorredor só com areia. Penso em fazer uma mini-estufa, será que ajuda?
O material é mto interessante e mto antigo, não queria perder...
Qualquer um que tiver alguma coisa a acrescentar é bem-vindo.
Assim que der posto fotos dela.. _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 5:18 pm Assunto: |
|
|
A única coisa que sei é que elas são bastante resistente e brotam com facilidade. Mais nunca tive nenhum exemplar, esse relato é por ver minha mãe cuidar das suas rosas. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
sandroguchilo
|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 9:30 pm Assunto: |
|
|
tenho algumas!! e te digo faça uma mistura com terra verrmelha e pedriscos pode até deixar o torrão na areia,, mas as roseiras gostam de terra vermelha ee se vc deixar muito tempo na areia as folhas novas vão bratar começar a crescer e cair (parece até que algum inseto as cortou) !!!mas é por falta de nutrientes!!!! |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 25, 2009 10:02 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Sandro...
Agora já fiz o plantio na areia, as raízes ainda tem um pouco de terra vermelha que sobrou do torrão. Uma leve adição de terra vermelha no escorredor faria bem ou mesmo quem sabe uma mamadeira com terra vermelha? _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 9:48 am Assunto: |
|
|
Amigo, a mamadeira somente surtirá efeito se as raizes já estiverem saindo pelos furos do escorredor. fora isso, não faz sentido o uso de mamadeira.
Vá adicionando aos poucos terra vermelha, se precisar pode retirar um pouco da areia. (se você semear terra vermelha por cima da areia, a própria água se encarrega de lavar parte dela para dentro da areia.
Acho que não precisa escorredor e mamadeira..
Boa sorte. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:43 am Assunto: |
|
|
Bem dino, pelo que eu percebi nesses 3 anos aplicando o escorredor/mamadeira, sempre que eu deixava o escorredor sozinho, esperando que as raízes saissem para então proceder com a mamadeira, demorava MUITO MAIS do que já manter todo o conjunto desde o início...
Talvez pela maior umidade ou calor, mas veja o caso de uma carmona por exemplo.
Mantive-a só no escorredor durante quase um ano esperando que as raízes saissem e nada... resolvi colocar na mamadeira mesmo assim...em cerca de 2 meses eu já quase não conseguia mais separar o escorredor da mamadeira...
Nesse caso, deixaria a areia mesmo p/ajudar na recuperação e mamadeira com terra vermelha e matéria orgânica p/nutrir a planta depois de recuperada... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:07 am Assunto: |
|
|
Bom FRK, o que pude observar é que a temperatura de nossas regiões são diferentes, aqui faz muito mais calor que onde você mora, talvez esteja aí a diferença de comportamento das plantas no escorredor.
Mas, de qualquer forma, o uso do escorredor é somente para quando se precisa desenvolver com mais rapidez uma planta. no seu caso, acho que um vaso grande já resolveria.
Boa sorte... _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|