Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:26 pm Assunto: Achei essa azaléia |
|
|
Amigos
Estava passando por uma rua perto de casa e alguém fez uma reforma no quintal.
Ela foi jogada em uma rua sem saída e tinha muito entulho por cima dela.
Deu um trabalhão para desenterrar.
O isqueiro da a proporção
A base tem quase 30 cm.
Só que o entulho acabou estragando alguns galhos + acho que é possível, com o tempo, que ela se recupere...
Nesta foto aparece rachadura de um dos troncos
Pequena rachadura no tronco do meio e tronco da direita.
Gostaria muito da opinião dos amigos e se possível algum futuro projeto...
Fico aguardando
Grande abraço a todos,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Editado pela última vez por Rogério em Sex Mar 27, 2009 10:00 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:33 pm Assunto: |
|
|
Essa tem muito futuro, trabalhe os ramos novos formando um ápice comum a todos os troncos, vai ficar muito bonita! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 10:39 pm Assunto: |
|
|
quem sabe eliminar alguns troncos, talvez deixando 2 ou 3 , os mais simetricos, já tentando uma triangulação .... só um palpite.. amigo. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
Eu também eliminaria alguns dos troncos. Está muito tumultuado.
Na minha opinião, escolha os três melhores distribuidos e boa sorte. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:25 pm Assunto: |
|
|
Outra boa ideia seria separar o conjunto todo em duas partes, assim você ficaria com duas árvores. _________________ Dino
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:49 pm Assunto: |
|
|
Amigo Arzivenko
Já vi, aqui mesmo no Fórum, um trabalho com uma planta que foi estilizado dessa maneira que vc falou. Ficou mesmo muito bonita. Infelizmente não sei como achar... + a minha idéia é essa mesmo. Obrigado pela sugestão.
Amigo SERGIO BONSAI
Acredito que eliminar alguns galhos vai ser mesmo uma boa opção. Está meio tumultuado.
O + dificil vai ser escolher os tais que sairão. É capas que eu tire os que estão + marcados. Agora, como será que vai ficar a base da planta sem esses galhos? Se eu tirar algum ou alguns galhos como essa base vai ficar? Essa é a pergunta que fiz assim que coloquei ela na bacia... A base é grande e onde saem os galhos a base se eleva como uma erupção, então tirando o galho vou ficar com pequenas "monhas" na base. De repente pode ficar feio ou estranho... sei lá... Tenho que pensar bastante e tentar um desenho.... Sou péssimo desenhista...
Bom,.... fico muito grato pela ajuda
Abraços
Amigo dino44d
Como falei ao amigo Sergio, a ideia é mesmo tirar alguns galhos...
Não sei como pode ficar. Só não me atreveria cortar ela ao meio, pois como ela tem a base toda desenhada em forma de montanhas ficaria estranho um pedaço cortado ao meio no desenho da base, cocorda comigo
Terei um grande trabalho com ela + as próximas intervenções serão na primavera e espero que até lá ela se recupere de tanto sofrimento desde o desenterrar.
Fico muito grato aos amigos que estão opinando. Isso me ajuda muito a ter novos olhares para com ela.
Aguardo + dicas.
Abraços a todos
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:18 pm Assunto: |
|
|
Caro Rogério, realmente terá um enorme desafio pela frente. mas há de se chegar a algum lugar, principalmente se fizer como faço às vezes (fico muito tempo olhando para o desafio, concentrado, imaginando todas as hipóteses possíveis) nesses casos, repito esse gesto por muitas vezes e acontece que uma hora ou outra, me vem a solução mais propícia para cada situação.
Adoro enfrentar um desafio. E sendo assim, encorajo você a não desistir nunca.
Boa sorte _________________ Dino
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 5:40 am Assunto: |
|
|
Rogério meu velho
Que belo achado
Não tenho dúvidas que futuramente terás um grande bonsai, mas por hora não faça nenhuma intervenção... deixe a planta se recuperar
Vai dando uma olhada em trabalhos com a espécie que vai conseguir muita inspiração! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 3:16 pm Assunto: |
|
|
Rogério, tenho um trabalho em andamento (3 anos) em uma azaléia bem parecido com a sua.
Depois de recuperada (lá pelo final da primavera), eu eliminaria os galhos (troncos) que não estão sadios ou muito danificados. Depois selecionava os troncos para formar a nova estrutura da planta. Os troncos deverão ser cortados em alturas diferentes para que as novas brotações partam de alturas diferentes, isso vai facilitar a estruturação das copas.
Dá uma olhada no trabalho que fiz na minha:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11105 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 5:01 pm Assunto: |
|
|
Caro Rogério, acredito que nesse momento o melhor que tem a fazer é deixar a planta descansar, eu não tenho muita experiência com azaléas, mas andei lendo um pouco a respeito, com isso descobri que as azaléas emitem muitas brotações novas nas pates mais baixas da planta. Pensando nisso elaborei um pequeno projeto para sua gigante, o qual consiste na retirada de alguns galhos e poda de outros, não posso dizer se é viável, deixo isso para os amigos foristas, mas de qualquer forma lá vai ele. Vamos esperar mais opiniões.
Att,
Salo.
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:00 pm Assunto: |
|
|
Amigo dino44d
Terei mesmo um bom tempo para ficar admirando e estudando melhores maneiras de trabalhar ela. Espero que até a próxima primavera ela ja tenha se recuperado e tenha emitido boas brotações. Muito obrigado pelo incentivo.
Prometo não desanimar
Grande abraço,
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:16 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ricardo Paiva
Estou acompanhando seu tópico e já estava tirando idéias pelas suas fotos.
Tenho como idéia a união de todas as copas formando uma única.
O que + me deixa preocupado é quando chegar a hora de retirar alguns galhos, + vamos aguardar... em quanto isso vou estudando as opções.
Parabéns pela sua, que está muito bonita.
Grande abraço
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:26 pm Assunto: |
|
|
Amigo Salo
Depois de passado esse tempo até a primavera e se ela resistir a tantas intervenções desde sua retirada até a chegada aqui em casa, as novas brotações também terão que crescer bastante até chegar ao ponto da poda, onde se iniciara o novo processo de deixar crescer e podas para ramificar...
Tem chão pela frente + fico muito grato pela sua colaboração e participação.
Obrigado pelo projeto. A idéia é essa mesmo.
Abraço
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 28, 2009 11:33 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre
Um dos grandes desenhista do Fórum...
Se não me falha a memória vc fez um projeto para uma Murraya Exotica (Murta) muito parecida com a forma de minha azaléia.... estou certo
Que tal uma ajudinha
Muito obrigado pelas palavras e pela participação.
Grande abraço
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|