|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leandro Salata 1.o PASSO

Registrado: 21/05/05 Mensagens: 112 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 4:59 pm Assunto: Jabuticabeira |
|
|
Boa tarde!
Não sei se estou postando no topico certo, caso não esteja me desculpem.
Estou aqui pq tive uma ideia hj, junto com um monte de duvidas. Fui dar uma volta nos viveiros aqui de ribeirão preto e achei umas jabuticabeiras muito bonitas mas um pouco grandes. Notei q elas tinham um lindo nebari e os promeiros galhos estavam bem perto do solo. Achei muito legal a estrutura q elas tem e pensei em comprar uma e tentar fazer um bonsai.
Ai chegam as duvidas.
1° Eu posso fazer uma poda radical nos galhos, deixando somente o troco e um pedaço dos primeiros galhos?
2° Se possivel, o q eu tenho q fazer junto com esta poda?Devo podar um pouco das raizes tb?
3° Devo deixa-la na lata que está mesmo ou replanto em um lugar menor?
Se não entenderem o q eu quis dizer me digam q tento explicar melhor.
Por favor, me deem uma ajuda q se eu ver q dá certo, vou compra-la e tiro umas fotos pra colocar aqui. Assim vcs podem ir me ajudando no educar da arvore.
Ogrigado até agora e um abração a todos.
Leandro |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Jul 24, 2005 1:32 am Assunto: |
|
|
Tem como alguém scanear a materia da revista "Como Cultivar Bonsai"? Acho que é edição 2. Acho que o nosso amigo ficaria grato, já que a matéria é justamente a dúvida do nosso amigo. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jul 24, 2005 10:31 pm Assunto: |
|
|
Se alguem puder scanear essa matéria q nosso amigo willian disse eu ficaria muito grato. Vou ver se acho esta revista aqui em rib. preto. Se eu achar (coisa meio dificil) eu vou compra-la.
Um abraço.
Leandro |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Jul 24, 2005 11:01 pm Assunto: |
|
|
Oi Leandro !!!
A Jaboticabeira é uma planta fantástica, ma ela requer alguns cuidados especiais....
Ela demora muito a uma poda de galhos ou a desfolha. Participei de uma reunião onde uma jaboticabeira foi toda desfolhada e olha só......... demorou quase um ano para começar a brotar...
Eu não tiraria da lata já, pelo menos no momento e ia podando os galhos paulatinamente. Tirava alguns pares de folhas de um galho, e outros... Isso eu faria depois de idealizar a minha planta.
deu para entender ?
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 8:00 am Assunto: |
|
|
Olá Angela!
Então, eu estive obtendo algumas informações sobre a jabuticabeira com alguns amigos do forum, e acho q decidi o q fazer. Não vou fazer esta poda radical nela, acho q vou educando-a e tentar diminuir seu tamanho com podas normais. Só não sei muito bem o quanto podar para q ela chegue em um tamanho q me agrede..rsrs....assim q eu compra-la eu vou colocar fotos para q vcs me ajudem.
Vou deixa-la na lata como vc disse, mas eu não teria q trocar o substrato q ela se encontra? E as podas de raizes, posso fazer já? Segundo o vendedor do viveiro, ela deve ter uns 7 anos, e com certeza nunca foi feita nenhuma poda de raizes.
Ahh, só mais uma coisa. A jabuticabeira não é hibrida. Quanto tempo ela demoraria + ou - para começar a dar frutos?
Muito obrigado pelas dicas.
Um grande abraço.
Leandro |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 8:06 pm Assunto: |
|
|
Leandro, eu tenho uma Jabuticaba que foi comprada grande (1,5m) e tb estava em uma lata, eu a tirei da lata, coloquei numa bacia e dei uma boa poda, deixando-a com uns 40 cm, ela brotou bem rápido, depois de 4 meses, dei mais uma poda, dessa vez eliminei 2 galhos bem grossos que estavam mal posicionados, ela voltou a brotar rapidamente tb.
Não sei se a espécie dessa jabuticaba que a Angela falou é a Híbrida, que é a minha, dizem que a Sabará realmente demora mais a brotar e muito mais ainda a dar frutos.
Eu te recomendaria comprar a Híbrida, o inconveniente é que ela custa bem mais caro que a Sabará, mas acho que compensa.
Um abraço. |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 12:00 am Assunto: |
|
|
Olá Leandro,
Tambem acredito na opniao do Marco, a Hibrida é melhor, porem é mais cara, tive algumas Sabarás ja, e posso te garantir que é melhor cultiva-las pela beleza de seu tronco e folhas pequenas do que esperar que deem frutos, elas demoram muitoooo mesmo, chega a ser irritante a sua demora, e existem poucos relatos de algumas que produziram em vasos de Bonsai, uma vez que fica mais dificil ainda. Por isso acho q Hibrida uma boa pedida, mas ai ja é você que sabe. T+ amigao.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 9:42 am Assunto: |
|
|
Illex e Marco,
Realmente, acho q para mim seria melhor a jabuticaba Hibrida, mas como vcs dois disseram, ela é muuuito mais cara. No viveiro que fui estavam por 65 reais e não estavam tão bonitas, enquanto a sabará estava por 25. Como eu estou meio apertado agora,acho q vou comprar a sabará mesmo, pq como o Illex disse, o cultivo dela me pareceu muito mais bonito, apesar da dificuladade de ela dar frutos. Mais pra frente eu vou comprar uma hibrida tb.
Agora só mais uma duvida:
Marco, vc disse que logo q a comprou, vc tirou da lata e a colocou numa bacia. A bacia era do tamanho da lata ou menor? Vc efetuou a poda de raizes neste transplante ou só a mudou de lugar mesmo?Se podou, qto mais ou menos?Uns 20%? E qual seria um bom substrato para esta jabuticabeira??? Nossa essas duvidas ficam me atormentando o dia todo..rsrs
Gente, muito obrigado pela força!
Um grande abraço!
Leandro
OBS: dia 31 está chegando, vamos animar ai pra irem no encontro hein! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 1:29 am Assunto: |
|
|
Como CUltivar BOnsai, Casa dois editora, edição 3, ano 1. É um resumo bem resumido.
Primeiramente e fundamental é escolher uma árvore que possua galhos na parte de baixo, perto da base. Tire ela da lata e pode as raizes podres, elas apodrecem devido ao substrato ser "barrento", mas não catuque muito nas raízes, pois elas possuem poucas raízes fininhas de alimentação. Como nosso amigo disse, transplante ela para uma bacia. Essas que nossas mães (ou esposas pra quem é casado) colocam pra lavar roupa. E coloque em volta do torrão uma mistura de pedriscos com terra, 50% de cada. É mais ou menos isso que a revista diz. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 8:24 pm Assunto: |
|
|
Leandro, eu tirei a Jabutucaba da lata e cortei mais da metade das raízes, em compensação, cortei uns 70% da copa, coloquei numa bacia de 10cm de altura, o substrato que eu te recomendaria é areia, nada mais...
A areia, além de ter uma ótima drenagem, facilita em muito o enraizamento.
Use um hormônio enraizante (eu gosto do hormônio da Biofert) nos 5 primeiros dias, depois pode colocá-lo de 15 em 15 dias, adube após 30 dias e tb recomendo que vc use um adubo foliar de 15 em 15 dias.
Não se esqueça de colocá-la na sombra por 3 a 4 semanas, depois, pode ir colocando-a aos pouco em local com sol, mas a Jabuticaba não requer muito sol, de vc tiver um local que só pegue o sol da manhã, ela vai adorar.
É importante que vc preserve uma boa quantidade do torrão, pois as raízes finas se partem com facilidade e elas que são as responsáveis pela alimentação da planta.
Não se esqueça que a Jabuticaba adora água e a areia não retém quase água, não se descuide da rega. Vc vai ver que ela brota rapidinho, deixe a planta por uns 3 meses na areia e depois passe-a para um substrato mais rico, eu costumo misturar um substrato de Eucatex, o Rendmax Floreira com areia, meio a meio...
Nunca perdi nenhuma planta com essa mistura.
Um abração. |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 10:36 am Assunto: |
|
|
Marco, muito obrigado pelas dicas. Estou ancioso para comprar minha jabutiaba logo e começar a trabalhar logo. Agora estou um pouco apertado, mas asssim q eu comprar posto uma foto para vcs verem.
Um grande abraço
Leandro |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 11:49 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, comprei a jabuticabeira...assim q der posto fotos para voces poderem me ajudar a trabalha-la...vou colocar um novo topico em MINHA ARVORE E SUA OPNIÃO...
Abraços!
Leandro |
|
|
 |
Leandro Salata 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 26, 2005 11:50 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, comprei a jabuticabeira...assim q der posto fotos para voces poderem me ajudar a trabalha-la...vou colocar um novo topico em MINHA ARVORE E SUA OPNIÃO...
Abraços!
Leandro |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|