|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Savio J. Felix
Registrado: 15/08/07 Idade: 82 Mensagens: 15 Localização: Nova Friburgo - RJ
|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 8:47 pm Assunto: TUIA |
|
|
Prezados amigos.
Ja faço bonsai a alguns anos, mas sempre tive receio dos comentários, porem sem criticas não se vai a lugar nenhum.
Portanto estou pedindo criticas e comentários à respeito desta arvore, mas principalmente conselhos, para melhora-la.
Ela tem 60 cm de altura, e um tronco com 3 cm de diametro no nebari tem 6 cm.
Agradeço a qualquer orientação e comentarios.
Abraços, Savio _________________ Savio Felix |
|
|
 |
Rinaldo 1.o PASSO

Registrado: 01/08/08 Idade: 58 Mensagens: 125 Localização: Brodowski-S.P.
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 7:19 am Assunto: |
|
|
Savio, na minha humilde opinião de novato, tentaria dar algum movimento a mais no 1° terço do tronco tentando diminuir um pouco a altura e deixando assim mais compacta, e baixaria um pouco mais os galhos tomando cuidado com os arames pois pelo q fiz em uma aqui em casa descobri q elas marcam com certa facilidade .
Se tiver jeito tire mais algumas fotos para q o pessoal tenha mais opções de visualização e assim melhorar as idéias.
Boa sorte
Abraço _________________ O verdadeiro mestre é aquele que tem a humildade de aprender um pouco com cada aluno. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 4:51 pm Assunto: bonsai |
|
|
ola acho que dobrar tronco mais imbaicho seria um pouco difícil por isso vc pode dobralo um pouco mais para o meio diminuindo o tamanho da planta |
|
|
 |
Savio J. Felix
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 8:42 pm Assunto: |
|
|
Caros amigos.
Em primeiro lugar agradeço a atenção em ajudar-me.
Eu concordo inteiramente com voces, o movimento do tronco é fraco, porem se atentarem para a altura média do tronco, poderão visualizar a esquerda da foto a perda de um galho que era precioso, isso se deu exatamente por forçar muito para vergar o tronco (criar uma curva mais acentuada), de qualquer maneira tentarei novamente, mas adimito que não imagino como faze-lo.
De qualquer forma obrigado.
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Mar 31, 2009 12:28 am Assunto: |
|
|
Olá Savio, tenho 4 exemplares de nana iguais a sua. Tenho obtido resultados muito bons com elas.
Quanto a serem sensíveis resolvi mexendo nelas apenas no final do inverno. Outra coisa que faço é uma aramação "frouxa", também já perdi uns galhos por apertar de mais.
Bom, minha sugestão seria o de diminuir a altura da planta eliminando a parte superior a partir do 3º galho. COm os outros, baixaria eles, deixava crescer por um bom tempo e fazria muita pinçagem da massa verde para compactar e ramificar.
Aqui mostro uma das minhas nanas que também era alta. Transformei parte do tronco em jin e com os galhos baixos formei a copa.
Agosto de 2007 - transplante, pinçagem e aramação
Em março de 2009 - no próximo inverno vai receber uma aramação forte para melhor a triangulação.
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Savio J. Felix
|
Enviada: Ter Mar 31, 2009 5:03 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo, boa tarde.
Adorei a sua sugestão!...e mais ainda a sua planta está ótima a meu ver.
normalmente só trabalho com coniferas no inverno, poda, aramação o qaue for preciso, caso não se importe, vou tentar copiar a sua, gostei imensamente dela.
Obrigado, abraços, Savio _________________ Savio Felix |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 12:19 am Assunto: |
|
|
Fique a vontade Sávio, a minha foi inspirada numa árvore da natureza que vi em uma foto de uma floresta a beira de um penhasco. A árvore em questão tinha recebido um raio e tava metade queimada.
Ainda preciso melhorar o shari dela.
Não esqueça de postar fotos. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Savio J. Felix
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 3:10 pm Assunto: |
|
|
Valeu Ricardo, a explicação sobre o posicionamento e o raio vem a calhar, melhora muito a idéia para visualizar a futura planta.
Putzz ainda é possivel melhorar o shari ?...achei esdtupendo!...
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|