FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cobrina (Tabernaemontana catharinensis) - Salvamento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 08, 2009 7:22 pm    Assunto: Cobrina (Tabernaemontana catharinensis) - Salvamento Responder com citação

Mais um salvamento hoje... Encontrei esta cobrina, com cerca de 4m de altura e 15cm de diâmetro no tronco (na base é maior). Estava em um container de entulho, por acaso conheço o dono do prédio que está em construção, liguei pra ele e pedi, ele concedeu, não restou dúvida, salvei mais uma do lixo..

Bom, vamos à planta:
Apresenta várias injúrias mecânicas, mas acho que será possível salvá-la, possui diversas brotação baixas, que podem ser usadas para dar continuidade ao projeto.

O nebari é promissor, vejam as curvas que ele faz.

A cobrina é uma árvore nativa do sul do Brasil, é muito utilizada com cachaça ou álcool para tratar picadas de insetos, ou mesmo de cobras segundo os antigos e os povos indígenas da região.

realizei uma leve poda de raízes, diminuí o tamanho do tronco e plantei diretamente na terra, agora só esperar um ano ou dois para que desenvolva ramificações...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 09, 2009 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo .. Não consegui ver as fotos{não abriram no meu pc??} ,mas deve ser um exemplar consideravel.. rsrs. Pelo que vi vc tem uma mania que tb tenho , de andar de olho nas caçambas e montes de entulhos e nos restos de podas de jardins... rsrs Sempre aparece alguma coisa para ser "reciclada/aproveitada" Mas, cuidado , isso vicia .... Já parei o carro no centro da cidade e joguei troncos de sibipiruna com figueiras encrustadas dentro dele .. já consegui primaveras e azaleias tb ... é isso aí .. limpando a cidade, salvando a natureza e de quebra conseguindo material pros nossos experimentos .
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 09, 2009 3:39 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Arzivenko,

mais uma espécie que desconhecia. Os brotos murcharam um pouco devido a demora no plantio, mas isso ocorre com frequência. Vamos aguardar a recuperação.

Sergio,

As fotos abriram sem problema.

do colega no bonsai
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 6:45 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, fiquei muito feliz com sua postagem. Primeiro, parabéns pelo salvamento desta planta. Com certeza virá a ser um belo bonsai. Mas eu andava há muito tempo atrás do nome científico desta planta. Procurei na Internet pelo nome popular Cobrina e não achei nada há algum tempo´. Ganhei uma pequena mudinha de um amigo aí de sua região que está trabalhando por aqui. Em nossa região ela não só não existe como o pessoal desconhece. Este meu amigo relatou verdadeiros "milagres" que a infusão desta planta faz em picadas de insetos. Ele conseguiu para mim uma quantidade de folhas que coloquei em infusão. Pois neste fim-de-semana levei uma picada de mamangava na mão, coloquei sobre a picada a infusão de cobrina e em 10 minutos não sentia mais nada no local.
Vais ter um bonsai e uma "farmácia".

Abraços
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Sem duvida Elio, aqui nas missões ela é bem conhecida, e realmente funciona!

Quanto ao Yamadori, estou cuidando com carinho, tenho certeza que em 5 anos terei um bom bonsai.
Ivanil Pimentel Vieira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Arzivenko,

procurei informações com amigos do interior da espécie Cobrina e não souberam me informar. Será que também é conhecida por outro nome?

Abraços,

Ivanil
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Arzivenko
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 14, 2009 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Ivanil, não conheço outro nome, mas também não sei se a cobrina ocorre em outros lugares, sei que é bem restrito mesmo. você pode pesquisar pelo nome científico que está no título do tópico.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: