|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 9:51 am Assunto: Iniciando com Pingo-de-Ouro ( Duranta repens aurea) |
|
|
Amigos a uns 2 meses atraz eu fui em uma floricultura e escolhi uma muda de pingo-de-ouro para fazer um bonsai, apesar de já ouvir que esta planta não é muito boa para isso. Essa está com aprox 2 anos sendo cultivada em um balde, a uns 2 meses atraz eu efetuei uma poda na planta e ontem fui pegar ela. Surgiu novos brotos, retirei do balde cortei um pouco das raízes e galhos e transpantei para um outro vaso com um substrato mais apropiado e com solução enraizadora. Posto abaixo as fotos e uma pequena idéia para o futuro da planta.
Uma pergunta notei que o caule é bem rígido, e pretendo dar uma leve sinuosidade a ele, para este caso tbm é indicado a aramação? quanto tempo se deixa os arames?
PLANTA NO BALDE APÓS A PODA DO CAULE
RAIZ APARENTE
PEQUENA IDEIA
PEQUENA IDEIA
Quais os motivos por algumas pessoas dizer que esta planta não é muito boa para bonsai? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 10:23 pm Assunto: |
|
|
thi_santos,
na minha opinião a suposta marginalização desta espécie não tem razão de ser. Temos visto pelos fóruns de bonsai belos exemplares nos mais variados estilos. Ela tem a seu favor, a facilidade em se obter mudas, o preço acessível e a rusticidade; ótima para a aprendizagem dos iniciantes!!
Quanto à tua muda, se mantiver este projeto, que em linhas gerais é bom, você perderá em conicidade e movimento do tronco.
A minha sugestão é uma poda nesta marca em vermelho e movimento sinuoso via aramação deste primeiro galho que será o novo ápice.
Mas espere um pouco para aramar pois ele está muito novo e você poderá quebrá-lo no pé...
Depois é esperar por novas brotações para definir os novos galhos...
Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 10, 2009 2:07 am Assunto: |
|
|
thi_santos, essa espécie quebra os galhos com facilidade. Faço a aramação um pouco folgada pois o crescimento é rápido. Bobeou, marcou o tronco/galhos.
A sugestão da poda que o Edson deu, matou a pau.
PS.: Você comprou esta planta? Por aqui em Porto Alegre tem várias que podem ser coletadas em casas que estão sendo demolidas. Amanhã vou pegar umas grandes, com 3/4 metros de altura. Tocão. Procure pela sua cidade ou venha aqui! Hehehe. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Sex Abr 10, 2009 1:59 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | thi_santos, essa espécie quebra os galhos com facilidade. Faço a aramação um pouco folgada pois o crescimento é rápido. Bobeou, marcou o tronco/galhos.
A sugestão da poda que o Edson deu, matou a pau.
PS.: Você comprou esta planta? Por aqui em Porto Alegre tem várias que podem ser coletadas em casas que estão sendo demolidas. Amanhã vou pegar umas grandes, com 3/4 metros de altura. Tocão. Procure pela sua cidade ou venha aqui! Hehehe. |
Eu não comprei, a vó da minha cunhada possui um sítio e floricultura, de vez em quando eu passo lá e faço uma feirinha hehe. Quanto a aramação do tronco, realmente não é possivel fazer? ele é muito rígido, não sei se irei cortar ela agora sabe como que é dá uma pena. Mas fazer oque se não tiver outro geito mesmo. |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Sex Abr 10, 2009 2:06 pm Assunto: |
|
|
Como é o desenvolvimento dessa planta em escorredor e mamadeira? estava pensando em daqui um mês cortar ela e colocar em escorredor e após em mamadeira para o desenvolvimento mais rápido porém não consigo achar nenhuma literatura quanto ao substrato mais apropiado! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 11, 2009 2:12 am Assunto: |
|
|
thi_santos, manda ver na poda agora antes que o frio fique mais severo por aqui noas nossos pagos! Dá uma dó mesmo, mas o resultado é muito melhor que insistir num material não tão adequado.
PS.: Hoje fui buscar aquele de 3/4 m: não consegui tirar, a terra tava que era uma pedra, ai, mandei ver no serrote de poda e deixei apenas um toco de uns 40cm. Se chover fim de semana que vem, vou lá pegar. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 11, 2009 9:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Thi!
Quando vi a 2ª foto já saquei onde podar. Logo abaixo o Edson leu meu pensamento.............rsrsrsrs!!
Como o pessoal disse, pode podar agora, amanhã.
Deixe no substrato que está. Essa espécie sobrevive até em pedra.
Realmente os galhos quebram muito facilmente principalmente nas axilas.
POrque o pessoal não gosta?
Se vc ver um tópico meu, no fórum "Minha árvore e sua Opinião" - tópico Nana - Evolução em 1 ano, vc vai ter uma melhor idéia.
Muitos "acham" que essa espécie:
1. É muito fácil (feijão com arroz)
2. Não dura muito (Conheço Pingo com mais de 20 anos. Claro, está longe da qualidade das coníferas.
Não é minha espécie preferida mas gosto muito!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 8:53 pm Assunto: Fotos Atualizadas |
|
|
Caro amigos ontem fiz a poda como na idéia sujerida, a princípio não tinha gostado tanto mas após a poda já estou imaginando a nova estrutura da planta, só teve um problema eu cortei muito próximo do galho de cima, e hoje ele já está meio murcho, não sei se não vou perde-lo, daí o caso é esperar algum broto próximo, eu aproveitei e fiz a aramação, visto que já quebrei uma outra tentando aramar eles quebram mesmo muito fácil posto as fotos abaixo!
A parte é uma pasta selante a base de resina e fungicida.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 12:08 am Assunto: |
|
|
É isso ai thi_santos, mandou ver na poda, parabéns!
Apenas observe que a sugestão do Edson é uma poda logo acima do 1º broto e com ele, estruturar a continuação do tronco.
Mas se agradou a você, está excelente. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 12:32 pm Assunto: |
|
|
Caros Amigos como falei eu cortei muito em cima do broto que ocasionol sua morte, ficou apenas o broto lateral, eu tinha desfolhado ele deixando as 4 folhas da ponta, desde lá o galho cresceu uns 2 cm em comprimento e agora que está crescendo mais folhas na extenção do galho, minha pergunta é como faço para desde galho surga outro e não apenas folhas, isto aconteçe normalmente após o galho já estar bem desenvolvido? |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 2:15 pm Assunto: |
|
|
thi_santos, isso que aconteceu com o broto que morreu é normal pois sua alimentação ficou deficiente em função da poda encostada. Quando quero usar um broto (assim como você), sempre deixo um pedaço até o broto se desenvolver e estar estável.
Bom, para estimular novos galhos, você deve eliminar aponteira, o broto terminal do galho. Desta forma o fluxo de seiva não vai mais para a "ponta" do galho, e sim para as gemas que estão na base das folhas que restaram, promovendo o surgimento de galhos laterais. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 2:23 pm Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | thi_santos, isso que aconteceu com o broto que morreu é normal pois sua alimentação ficou deficiente em função da poda encostada. Quando quero usar um broto (assim como você), sempre deixo um pedaço até o broto se desenvolver e estar estável.
Bom, para estimular novos galhos, você deve eliminar aponteira, o broto terminal do galho. Desta forma o fluxo de seiva não vai mais para a "ponta" do galho, e sim para as gemas que estão na base das folhas que restaram, promovendo o surgimento de galhos laterais. |
Vou fazer isso até porque eu não havia eliminado a ponteira antes o que ocasionou o crescimento muito rápido do galho, visto que no momento ela só está com um, depois posto a foto. |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 3:21 pm Assunto: |
|
|
Estado atual dela após perder a ramificação superior, e cortar a ponteira, eu troquei de vaso, esta planta se desenvolve muito rápido em um vaso maior, de um dia para o outro surge novas folhas.
 |
|
|
 |
thi_santos
|
Enviada: Qui Out 15, 2009 9:22 am Assunto: Morreu |
|
|
É amigo hoje confirmei sua morte, não brotou mais e o galho estava seco. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|