FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fícus Benjamina variegata
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
thi_santos

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 9:24 am    Assunto: Fícus Benjamina variegata Responder com citação

Bem esse bonsai eu começei mal, mas como tenho um carinho em especial com ele irei postar aqui todo o desenvolvimento dele. Eu o peguei em uma floricultura da vó de minha cunhada, não sei a idade aprox dele mas é em torno de 2 ou 3 anos, estava plantado em um vaso e já não havia mais espaço para as raízes.
Cortei ele e parte que é tronco hoje estava em baixo da terra antes vou postando as fotos

Aqui está ele logo após fazer uma poda. tudo que está abaixo da bifurcação éra parte da raiz. Foto de 01/03/08

Aqui mesmo sabendo da demora em evolução, coloquei em vaso de bonsai com substrato que eu achei mais apropiado para a planta que foi em peso:
25% Bentonita Esmectita Sódica (Argila) de baixa granulometria
55% Areia de obra granulometria mais ou menos 1mm
10% Dolomita de granulometria de 4mm
9% Hulmus de minhoca
1% Dolomita #325.
Eu fiz a aramação a mais ou menos um mês virei os dois galhos laterais para baixo

9% Hulmus de minhoca
1% Dolomita #325
9% Hulmus de minhoca
1% Dolomita #325
Fiz a aramação a um mes atraz, foto de 08.04.09
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
thi_santos

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 9:32 am    Assunto: Responder com citação

Raízes

Essas raízes em vermelho eu já podei, não estava em harmonia

Surgiu um broto abaixo da bifurcaçãomas eu já o retirei pois quero essa parte limpa.

Aqui é uma idéia mas vai ser difícil essa planta possui folhas grandes mas é o que pretendo, gostaria que os colegas opinem, esse não a minha melhor tentativa de bonsai, porém é o que eu tenho maior carinho.
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 11:04 am    Assunto: Responder com citação

Olá, na minha humilde opinião vc deveria colocar num escorredor com substrato bem drenante para que brote rapido e com mais vigor .. Depois que surgirem os galhos novos vc faz as desfolhas regularmente para que as folhas diminuam de tamanho . O ficus é super resistente e tolera todos esses procedimentos ... Colocando num escorredor vc vai ajudar para que o nebari se destaque tb... boa sorte .. belo começo ...
thi_santos

MensagemEnviada: Seg Abr 13, 2009 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Na realidade colocar no escorredor só faz ganhar tempo não é?
Eu mexi demais em um curto espaço de tempo nessa planta, sei que os fícus são muito resistente mas já brinquei muito com essa muda, acho que vou esperar aí uns 6 meses antes de colocar em um escorredor para depois mamadeira. Uma dúvida que me surgiu, manter ela no vaso não ajuda na questão de diminuir as folhas? não quero que tronco estique mais, tenho medo de colocar no escorredor mais por esse motivo. Ví em um tópico aqui neste forum uma pessoa que fez testes utilizando escorredor e plantando em vaso, o do escorredor se desenvolveu muito mais rápido, mas a planta cresceu muito, visto que estou satisfeito com a relação tronco x altura.

Pelo que lí para os ficus é aconselhável fazer a poda das folhas em janeiro para favorecer o tamanho reduzido, mas ainda há muito feijão pela frente, até brotar, até criar uma estrutura melhorl.....
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: