|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 11:49 pm Assunto: Conselhos sobre pau-mulato |
|
|
Oi, pessoal, coletei este pau-mulato e estou enviando sua imagempara receber opiniões. A terra é a original, como o terreno era muito duro, nada foi perdido no diâmetor emque se encontra. Apenas arredondei a terra para caber na bacia e podei as raizes grossas da planta.
Agora nemseipor onde começar com ela. Gostaria de sugestões. Itamar Nobre.
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5426_4.jpg |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 1:56 am Assunto: |
|
|
Itamar,
Parabéns pelo yamadori! Bela planta!
Bom, a pessoa mais indicada para este caso é o Sergivaldo, que conhece bem a planta e já tem bastante experiência com a espécie.
A planta mostra-se saudável, mas não sabemos quando você a coletou... Quando foi?
Você disse que podou algumas raízes grossas e que não mexeu muito no torrão... É possível que tenha preservado bastante raízes capilares... Isso é importante!
Em princípio, retire um pouco do torrão, preservando-se as capilares e ponha a planta num escorredor;
Pela foto, acredito que você não tenha feito ainda a desfolia. É aconselhável fazê-la;
Constatando-se a saúde da planta, você pode começar pela poda estrutural aérea.
Um abraço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 6:25 am Assunto: |
|
|
Estupendo tronco.... _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 6:27 am Assunto: |
|
|
tem ar de ter bastante idade!!
força ai, bom trabalho  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 11:09 pm Assunto: |
|
|
Oi, Orlando, eu coletei esta planta no dia 24 de julho. Quando fiz a foto ainda não havia feita a desfolhação, a fiz logo depois, deixando cerca de 30% (estimativa). Por favor, explique-me:
1 - por que por no escorredor se ela já está formada?
2 - o que é poda estrutural aérea ?
Gostaria de lembrar que ainda sou principiante e certos termos ainda são desconhecidos.
abçs
itamar |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 01, 2005 11:42 pm Assunto: |
|
|
Oi Itamar !!!!!!!!!!!
Grande coleta !!!!!!
Eu quero este Pau Mulato pra mim !!!!!!!!!!!!
Manda ele amanhã
Sem brincadeirinhas !!!!!!! Fala com Sergivaldo, ele lhe dará todas, eu disse TODAS as dicas possíveis.
Parabéns !!!!!
Abraços
Angela- aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 8:38 am Assunto: |
|
|
Oi Itamar... que bela coleta!!!
Quando realizamos um yamadori, o que deve prevalecer nos primeiros meses é a recuperação da planta... acredito que foi isso que o Lando explicou, certo!!!???
Quanto a colocá-la no escorredor, acho que não seria viável pois teria que ser um escorredor bem grande, não fácil de arrumar. Agora uma bacia ou um caixote maior, completando o substrato com areia grossa, poderia ser uma boa opção, na recuperação do sistema radicular.
A planta pode estar formada, mas o bonsai não... tem uma boa base e estrutura de tronco, porém ainda está com forma de árbusto e não de uma ÁRVORE, que é o que buscamos, certo!!!???
Aí entra a mão do artista, que com a poda estrutural, aramação, etc, vai preparar a planta para a futura idealização da árvore, estilo, que ele pretende !!!
Espero ter ajudado...
e gostaria de pedir, se possível, outras fotos mais próximas e de outros ängulos.
Olha as dicas sobre a espécie, no site do amigo Sergivaldo: http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/guia_de_especie/especies_nativas/pau_mulato.htm
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 9:08 am Assunto: |
|
|
Itamar Nobre escreveu: | Oi, Orlando, eu coletei esta planta no dia 24 de julho. Quando fiz a foto ainda não havia feita a desfolhação, a fiz logo depois, deixando cerca de 30% (estimativa). Por favor, explique-me:
1 - por que por no escorredor se ela já está formada?
2 - o que é poda estrutural aérea ?
Gostaria de lembrar que ainda sou principiante e certos termos ainda são desconhecidos.
abçs
itamar |
Sim de fato pra que escoredor com um bruta e belissimo tronco desses?? E tambem não precisa estruturar muito não, apenas aparar as pontas e dar uma penteada,  _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 02, 2005 1:38 pm Assunto: Re: Conselhos sobre pau-mulato |
|
|
Itamar Nobre escreveu: | Oi, pessoal, coletei este pau-mulato e estou enviando sua imagempara receber opiniões. A terra é a original, como o terreno era muito duro, nada foi perdido no diâmetor emque se encontra. Apenas arredondei a terra para caber na bacia e podei as raizes grossas da planta.
Agora nemseipor onde começar com ela. Gostaria de sugestões. Itamar Nobre.
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5426_4.jpg |
Olá Itamar,
Que beleza de pau-mulato, esse aí... PARABÉNS!!!!!
Acho que o pessoal já falou tudo.
Como não é nada fácil encontrar um escorredor que caiba uma planta desse porte (por falar nisso, qual as dimensões dessa planta?), uma bacia de plástico, perfurada, resolve muito bem o problema.
Por precaução, também costumo conservar um pouco do torrão original e adiciono um substrato com bastante drenagem, à base de pedriscos de rio + terra vegetal.
O ideal é efetuar uma poda estrutural quando fazemos o primeiro envazamento da planta, logo após sua coleta. Essa poda serve para definir a estrutura primária da planta; aquilo que servirá de esqueleto para o futuro bonsai. Deixar para fazê-la depois, quando a planta estiver totalmente recuperada, cheia de brotos, significa um novo stress e mais tempo para a mesma recuperar-se novamente.
Não devemos esquecer que um hormônio enraizador também ajuda bastante nessa recuperação.
No mais, resta colocar a planta num local onde não haja incidência direta da luz solar, regar sempre que o substrato estiver levemente seco e começar a sonhar com o belo bonsai que esse belíssimo pau-mulato formará.
Um grande abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 1:15 am Assunto: |
|
|
Itamar, seu bonsai de Pau-Mulato já veio pronto, é só podar a copa do jeito que vc quiser e mais nada... Pelo que vejo na foto ele está em uma bacia, deixe-o lá mesmo até a Primavera pelo menos. Eu desfolharia ele, pra ajudar na recuperação e facilitar a aramação da estrutura da planta como sugeriu o Sergivaldo.
Yamadorista com o fiofó pra lua... (risos)
Um abração. |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Ago 03, 2005 2:23 pm Assunto: |
|
|
Itamar,
Eu também sou um iniciante.
Tenho andado completamente sem tempo. Desculpa-me por não ter te respondido antes...
Não se preocupe em perguntar. No que pudermos ajudar, estaremos respondendo aqui!
Pensei que este exemplar não fosse tão grande! Pela foto fica complicado... Rsss! Por isso é bom sempre darmos mais dados da planta.
Bom, o fato de se usar um escorredor, ao contrário do que muitos pensam, não significa que ele sirva apenas para a técnica de engorda da planta. Além desta finalidade que tanto conhecemos, o escorredor com areia de rio serve, também, para a melhor recuperação da parte radicular da planta, e por conseguinte, a saúde da mesma. Por que? Porque o composto-substrato permite a condição ideal para que as raízes capilares (que são as raízes de alimentação da planta) possam crescer mais livres, ou melhor, mais facilmente. Nesta acepção, o meio arenoso e oxigenado, mas também úmido, que encontramos neste tipo de substrato para escorredor é o caminho importantíssimo para sua recuperação (particularmente gosto de chamar de substrato de recuperação).
Assim como o nosso amigo Sergivaldo, gosto de conservar uma boa parte do substrato do yamadori. E sua alternativa de uma bacia plástica com bastantes perfurações é uma boa pedida. Além do toque oportuno de se conservar a planta durante um prazo à iluminação indireta do Sol.
Bom, a desfolia e poda estrutural logo após o yamadori é importantíssimo por duas razões (uma delas já comentada acima - o estresse). A primeira é que a desfolia conservará a energia da planta em detrimento do yamadori - quando você retirou a planta do solo natural, inevitavelmente você interferiu na parte radicular (cortou raízes)... Além da planta sofrer com este estresse, seu controle hídrico natural também foi completamente alterado pelo entendimento da relação raízes-copa (existe um equilíbrio aí!): as raízes estão para toda a estrutura da planta (tronco, galhos, ramos, folhas e frutos). Isso tudo significa que, uma vez podada as raízes; uma vez realizado um yamadori; inquestionável será a conveniência de uma desfolia e/ou uma poda de estruturação.
Do contrário não se verifica por um motivo apenas, por exemplo: quando você tem uma planta saudável e de repente resolve fazer uma poda aérea (copa), neste caso você não precisa mexer nas raízes porque elas estarão fortes em relação ao conjunto inteiro.
Uma planta saudável deve ter raízes fortes.
Para conservar o vigor de sua planta atente que a parte mais importante na manutenção de um bonsai são as raízes!
Mais uma vez, é muito importante lembrar disto: "as raízes sempre deverão estar para a copa" - deve haver um equilíbrio aí! OK?
Um abraço,
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Itamar Nobre 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 06, 2005 9:20 pm Assunto: |
|
|
Oi, Orlando, li sua msg. Mt obg. Já providenciei a desfolhação deste pau-mulato. Agora vou cuidar das raízes, conforme sugestões.
abçs
itamar nobre |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 15, 2005 5:47 pm Assunto: |
|
|
Eita Itamar, deixou o Fórum babando, né? Parabéns. Você encontrou "A" planta. |
|
|
 |
Edmar Claudio M. da Silva 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 9:57 pm Assunto: Re: Conselhos sobre pau-mulato |
|
|
Grande Itamar! Dê-me notícias dessa planta, rapaz! _________________ Há quem ame e adore o Yamadori! |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Seg Jun 18, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
Caro Itamar,
Depois de ver sua planta e ler os comentários de Angela, Alexandre e principalmente o Sergivaldo, só posso comentar o seguinte,....................QUE PENA QUE NÃO EXISTA PAU MULATO AQUI NA BAHIA ! Vou ficar na esperança de conseguir algum no Encontro Nordestino deste ano.
Abraços fraternos e felicidades com sua bela descoberta. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|